Ao planejar sua viagem você deve se perguntar qual moeda levar para Bélgica. É nessa etapa de organização que temos que pensar em muitos detalhes como a melhor época viajar, qual roteiro fazer e também a questão financeira: orçamento para passagens aéreas, taxas, seguro, passeio e o câmbio local.
A moeda do país de destino e a quantidade de dinheiro a levar são questões imprescindíveis para uma viagem sem contratempos. As despesas com transporte, alimentação, hospedagem, passeios e emergências devem ser muito bem calculadas.
Também deve-se estar atento também aos impostos sob produtos e cotações de câmbio. Afinal, precisamos converter os valores do real para a moeda vigente no país onde estamos indo e essa cotação pode, muitas vezes, inibir uma viagem para lugares mais longe ou caros da Europa, por exemplo.
Se você está planejando sua viagem para a Bélgica, neste artigo te darei algumas dicas preciosas de como aproveitar ao máximo sua passagem pelo país, sobretudo em relação a moeda belga e sua cotação.
Leia também => Melhor seguro viagem para a Bélgica
Bairros onde se hospedar em Bruxelas »
Neste artigo você vai ver:
Qual moeda levar para Bélgica?
O primeiro ponto no planejamento financeiro de uma viagem é saber a moeda vigente no país de destino. E descobrir o valor dela em relação ao dinheiro brasileiro. Pois vamos precisar adquirir uma certa quantia da moeda estrangeira em espécie.
Na Bélgica, assim como nos outros 18 países que fazem parte da União Européia a moeda comum é o euro.
Nesse grupo de países que foi atribuído o nome de Zona Euro estão vizinhos à Bélgica como Holanda, Alemanha e França, o que pode facilitar uma travessia entre fronteiras, caso o viajante esteja indo para mais de um país.
O euro possui cédulas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200; e moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos, além de 1 e 2 euros.
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Bélgica, usando o cupom VIAJARMAIS15.
CLIQUE AQUI para comprar euro online »
Onde fazer câmbio para viajar para Bélgica?
Uma informação pertinente dentro do tema é quanto ao câmbio. Aqui também podem surgir dúvidas sobre quando fazê-lo, onde trocar real por euro e os impostos e cotações. Atualmente 1 euro vale aproximadamente 4 reais – uma grande desvantagem para nós.
Existem algumas opções para troca de moeda: casas de câmbio em sua cidade, banco, casas de câmbio nos aeroportos e no país de destino.
Normalmente se consegue bons preços nos bancos e nas casas de câmbio localizadas fora do aeroporto. E, dependendo da quantidade que se deseja trocar, o valor é negociável.
Já os estabelecimentos localizados nos aeroportos, aproveitam que não há muitas opções antes da viagem e cobram um valor um pouco mais alto.
E trocar dinheiro ao chegar a seu destino pode ser uma saída, porém não muito vantajosa. Os belgas, apesar de muito educados e simpáticos, geralmente não negociam valores de tabela.
Além de vantagens financeiras, trocar moeda no Brasil pode garantir mais do que alguns trocados de sobra. É sempre inteligente ter algum dinheiro de bolso na chegada ao país.
Alguns oficiais de alfândega que atendem os turistas e imigrantes, solicitam ver uma quantia em espécie, além da documentação e cartão de crédito internacional.
Dica para fazer câmbio seguro e barato para Bélgica
É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la. De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito, inclusive em um único dia.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bélgica. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Ou seja, de manhã, o dólar pode estar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa… O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.
Por isso, pega só essa dica: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Funciona assim: você entra no site da Confidence Câmbio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço.
E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.
E isso não é tudo: dá para ativar notificações quando a moeda do seu interesse muda de cotação. Já pensou quanta praticidade? É o fim das taxas altas, da correria às vésperas da viagem e da insegurança ao transportar dinheiro por aí.
Saiba mais no post sobre comprar dólar e euro online. Se preferir, já compare preços e compre online na Confidence Câmbio. E você ainda consegue bons descontos usando o cupom “queroviajarmais”.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »
Como enviar dinheiro para Bélgica
Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.
Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.
Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil. Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens.
Quanto vou gastar por dia na Bélgica?
De acordo com dicas de quem viaja pela Europa, a quantia sugerida para reservar às despesas por dia é de 70 euros.
Nesse valor estão calculados hospedagem, alimentação e transporte básico. Porém, esse valor depende do tipo de viagem que você programa, variando de 40 euros diários para viagens mais econômicas até 105 euros.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Bélgica!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Hospedagem
A acomodação na Bélgica geralmente custa entre 20 e 100 euros por dia, dependendo do tipo de instalação escolhida. Hostels mais simples, sem alimentação, apenas quartos coletivos são a opção mais em conta.
Alguns com quartos individuais e uma refeição podem ter um preço intermediário. Assim como hotéis da mesma categoria e nos mesmos padrões.
Pousadas e casas de campo, como na região das Ardenas, por exemplo, podem ter um custo um pouco mais elevado. No entanto, garantem várias refeições e serviços por estarem localizadas no interior, afastadas dos grandes centros.
Alimentação
O turismo gastronômico é um dos pontos altos da passagem pela Bélgica. Os chocolates, as cervejas e as batatas fritas são o carro chefe da culinária local. Para entender, e ficar com ainda mais vontade, conheça tudo sobre a comida tradicional da Bélgica. Existe até um roteiro de cervejas em Bruxelas, para provar só as melhores.
Bares, restaurantes e lojas especializadas tem preços módicos e uma gama de opções muito maior do que em qualquer outro estabelecimento.
Comprar comida em supermercados vai surpreender o viajante, já que os preços em euro de alimentos básicos são baixíssimos e uma opção econômica para quem está na agitação de uma viagem.
Por ser um país litorâneo, os frutos do mar são fáceis de encontrar e tem bons preços.
O mesmo vale para peixes de água doce, já que muitas das principais cidades turísticas da Bélgica são banhadas por rios. Frutas e alguns vegetais são mais caros, pois precisam ser importados.
Uma pessoa gasta em torno de 30 a 40 euros por dia em todas as refeições do dia, bebidas e extras. Você pode gastar menos se equilibrar com um café da manhã de hotel, almoço em restaurante e o jantar e os lanches comprar no supermercado.
Transporte
Existem várias opções de transporte nas cidades da Bélgica. Metrô, ônibus e bondes elétricos têm custo único e os bilhetes são válidos para os três meios.
Um único bilhete custa cerca de 2 euros quando comprado nas máquinas dos terminais ou bancas de jornal e alguns centavos mais caro se comprado diretamente no ônibus, trem ou bonde.
Quem passeia por mais de uma cidade na Bélgica tem a opção de comprar um passe para mais viagens. Eles permitem um número determinado de trajetos e o valor por viagem sai mais barato do que o ticket individual.
Outra opção são os travel cards, válidos para muitas viagens em vários meios de transporte em um dia. A validade é o dia que foi adquirido.
O sistema de transporte urbano na Bélgica é muito organizado e eficaz. As linhas de metrô, ônibus e bonde elétrico levam a todos os bairros das principais cidades e até pequenos municípios das áreas metropolitanas.
Vale destacar que não há cobradores, só motoristas e são estes que vendem as passagens. Para ter uma ideia como funciona, leia o post sobre como usar o transporte em Bruxelas.
E, no seu interior existem máquinas para validação da passagem, feita pelo próprio passageiro. A fiscalização acontece discretamente, de maneira aleatória, por funcionários uniformizados que entram nos carros e conferem os tickets.
O passageiros sem passagem ou que não foi validade sujeito à multa. Por isso, compre, valide e guarde sei bilhete.
Outros meios de transporte na Bélgica
Táxis e carros de aplicativo são geralmente mais caros do que as opções de transporte público e caminhar pelas ruas da Bélgica é sempre uma alternativa que não vai causar arrependimentos.
A segurança e limpeza fazem com que não haja preocupações para admirar as belezas arquitetônicas e naturais do país.
O transporte entre cidades é feito de trem, ônibus ou carro. O Go-Pass é um bilhete com dez trajetos de trem, para qualquer destino na Bélgica e custa cerca de 50 euros.
Ele deve ser preenchido pelo viajante antes do cobrador carimbar o bilhete já no trem e só pode ser comprado por pessoas com menos de 26 anos de idade.
Ônibus são mais caros que trens e menos confortáveis. Alugar um carro é, sem dúvida, a opção mais cara, embora confortável. Um aluguel de uma semana pode chegar a 800 euros em Bruxelas.
Além de precisar validar a CNH internacional antes da viagem. Porém, existe uma forma para alugar carro mais barato na Bélgica. Veja no link!
Nesse cálculo de gastos diários, não incluí custos com entretenimento, tours e passeios.
Apesar de ser possível visitar museus, caminhar por trilhas e parques e admirar pontos turísticos sem pagar, alguns requerem um guia que deve ser pago, além de outros lugares que cobram entrada.
Qual moeda levar para Bélgica: dicas
Se você está viajando pela Bélgica ou organizando sua viagem, saiba que ao comprar presentes e souvenires precisa ficar atento à devolução de impostos. Essa devolução é um reembolso sobre produtos, como eletrônicos e roupas, para compras acima de 50 euros.
Os estabelecimentos que oferecem este serviço, normalmente tem um aviso na vitrine ou no caixa.
E pode ser utilizado por qualquer cidadão com residência fixa em país fora da União Européia. Também é importante que o viajante solicite ao banco, antes da viagem, um cartão de crédito internacional.
É uma segurança em caso de perder dinheiro, gastar mais do que o previsto ou ainda alguma emergência.
Cartões internacionais são aceitos em praticamente qualquer estabelecimento na Bélgica e são itens obrigatórios na alfândega, no momento de entrada no país.
É claro que a quantidade de dinheiro a ser levada na viagem depende do orçamento de cada viajante e do tipo de viagem escolhida ao visitar a Bélgica.
Mas uma coisa é certa: esse lindo e receptivo país oferece opções para orçamentos mais modestos assim como para os cheios de extravagância. Todos podem aproveitar as delícias gastronômicas e as belezas naturais e materiais da Bélgica.
E vamos falar de gastar todo esse dinheiro? Confira no vídeo do site oficial de turismo de Bruxelas, um convite para saborear as melhores cervejas do país:
Você está com planos de viajar para a Bélgica? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Bélgica
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Bélgica? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis na Bélgica.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de trem.
Melhores passeios na Bélgica
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Bélgica, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de celular na Bélgica
Ter o melhor chip na Bélgica é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.
Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.
Seguro viagem com cobertura na Bélgica
Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Bélgica é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.
Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *