Se você deseja visitar o extremo sul de Minas Gerais, provavelmente está se questionando quanto custa viajar para Monte Verde, distrito de Camanducaia? Estou certa? A resposta, porém, é: depende!
Ela depende do seu estilo de viajante, se você busca restaurantes e hotéis de luxo, se pretende fazer apenas trilhas e visitar locais gratuitos ou se vai optar por ecoturismo em espaços fechados.
Além disso, é preciso levar em consideração os meios de locomoção que irá usar para chegar até esse destino de Minas Gerais. Adianto que em Monte Verde não existe aeroporto, assim, o mais indicado é viajar de carro.
Mas caso você saia de Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou outras capitais do Brasil, pode desembarcar no Aeroporto de Guarulhos e de lá pegar um ônibus na Rodoviária do Tietê, já que menos de 3 horas de viagem separam os dois locais.
De qualquer forma, para você ter uma ideia sobre o quanto poderá gastar em um roteiro de dois dias pela vila romântica, que está inserida na Serra da Mantiqueira, irei apontar gastos mínimos e sugestão do que fazer por lá.
No final deste artigo, basta você colocar a média dos valores na ponta do lápis e assim poderá planejar a sua viagem para Monte Verde com mais tranquilidade.
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Monte Verde
Roteiro completo para viajar em Monte Verde »
Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!
Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Quanto custa viajar para Monte Verde?
Monte Verde é famosa por seu estilo romântico. Além disso, a vila oferece tanto passeios para casais quanto para famílias e turistas que buscam a natureza e os esportes de aventura.
Ainda assim, dá para visitar as principais ou a maior parte das atrações do distrito em dois ou três dias. Contudo, caso você queira sombra, friozinho e chocolate quente, é possível passar até mais de 15 dias na região.
Entre os passeios que você pode fazer por lá estão ecoturismo; trilhas; visitar os melhores restaurantes, bares e cafés; conhecer lojas e galerias; descobrir as fábricas de chocolate; degustar cervejas, cachaças e licores artesanais; se hospedar em hotéis requintados e aconchegantes.
Quais despesas terei em Monte Verde?
Seguro viagem para Monte Verde
Para calcular quanto custa viajar para Monte Verde você precisa elencar as suas despesas de viagem.
As despesas que você terá em Monte Verde devem ficar por conta do meio de transporte escolhido para chegar a esse destino, alimentação, cartões postais que irá conhecer, hospedagem e claro, até lembrancinhas.
Caso você viaje para Monte Verde partindo de algum aeroporto do Brasil, você precisará de um seguro viagem, nesse caso, para você ter uma ideia, para uma viagem de 4 dias, você deverá investir apenas 17,85 reais.
A minha dica é você usar o site parceiro do Quero Viajar Mais, Seguros Promo, além de ele ser de confiança, oferece os melhores preços do mercado!
Passagem aérea para Monte Verde
Ainda pensando que você irá visitar Monte Verde, mas sair de outro estado brasileiro, fiz uma pesquisa simples por passagem aérea. Caso o seu local de partida seja o Rio de Janeiro, você deve investir cerca de 277 reais até São Paulo.
No entanto, lembre-se que quanto mais cedo você compra a sua passagem aérea, mais você economiza com esse item! Leia mais sobre como chegar em Monte Verde e se locomover pela região. Além das cidades para conhecer perto de Monte Verde.
Hotéis em Monte Verde
Para você ter ideia, existem dezenas de pousadas e hotéis em Monte Verde, com os mais variados preços. Os valores levam em consideração a localização, ou seja, se a acomodação fica na região central da vila, nos arredores ou nas montanhas.
Mas elas também possuem preços baseados no que oferece, por exemplo, Spa, piscina, sauna, banheira de hidromassagem ou lareira, área verde, entre outras comodidades. É um item importante para calcular quanto custa viajar para Monte Verde.
É possível encontrar locais com preços abaixo de 150 reais a diária, mas na região você também encontrará aposentos 5 estrelas com preços que ultrapassam os 700 reais a diária. Confira a lista:
- No Centro | Pousada Villa da Vila. Localizada na Avenida Sol Nascente, 1569, a Pousada Villa da Vila, fica a apenas 700 metros de supermercados, farmácias e padarias. Até a região central do distrito são cerca de 850 metros. Esta pousada oferece quartos confortáveis, com TV. Alguns deles contam ainda com banheira de hidromassagem e lareira. Diariamente é servido um deliciosos café da manhã, gratuito. A Villa da Vila também possui estacionamento privativo grátis e possui nota 8,6 – atribuída pelos hóspedes.
- No Centro | Pousada Campestre Águia Dourada. Também situada na Avenida Sol Nascente, 1778, tem estilo de chalé suíço e a apenas 950 metros do Centro. Oferece quartos privados, 2 2 piscinas, sauna e Spa. Na Águia Dourada os chalés são espaçosos, possuem lareiras aconchegantes e varandas privativas com redes. Todas as acomodações estão equipados com TV, frigobar e DVD player. Além disso, os apartamentos deluxe possuem banheira de hidromassagem! O local tem nota 9,2 – atribuída pelos turistas.
- Na Vila | Pousada Ana Terra. Localizada a 2,7 quilômetros do Centro e a 3,5 km da Pedra do Bispo, da Pedra Partida e do Chapéu do Bispo, a Pousada Ana Terra conta com excelentes preços e acomodações muito confortáveis. A unidade fica na Rua do Pomar, 77, e é ideal para casais e famílias. Neste espaço você encontra muita vegetação, belos pinheiros, piscina ao ar livre, academia, banheira de hidromassagem e sauna. Além disso, os chalés oferecem lareira e Wi-Fi gratuito, Smart TV com Netflix, estacionamento gratuito, telefone e frigobar.
- Na Vila | Resort Magnifico. O Resort Magnifico está situado na Avenida da Fazenda, 895, a 1,2 km do centro de Monte Verde. A unidade também fica a 1,1 km do shopping Inverness Mall, a 1,2 quilômetros do Marco Zero. No Magnifico o estacionamento privativo é gratuito e os quartos possuem TV a cabo. Segundo a gerência, algumas acomodações incluem área de estar, lareira digital e vista das montanhas ou jardim e Wi-Fi em todas as áreas do Resort. No Magnifico você também pode usufruir de um lounge compartilhado, degustar um chocolate quente gratuito no período da noite e claro, provar um belo e farto café da manhã. O resort oferece ainda aluguel de carros.
- Nas montanhas | Chalés Fazenda Vale da Mata. Localizado na Estrada de Camanducaia, no quilômetro 07, a 7 km do Centro de Monte Verde. Esta acomodação possui um ótimo preço, fica em meio a natureza, oferece diariamente café da manhã gratuito – servido no Tea Hall, e dispõe de Wi-Fi gratuito na sala de refeições. Os chalés do Vale da Mata oferece lareira, decoração encantadora e vista para a montanha. Alguns dos bangalôs contam com banheiro privativo com chuveiro de água quente, enquanto outros oferecem banheira de hidromassagem. Todo os quartos estão equipados com TV, DVD player e frigobar. Na região você encontra ainda diferentes restaurantes, bares e um supermercado.
- Nas montanhas | Estalagem Mandeville. Com um ótimo custo benefício, a Estalagem Mandeville, localizada na Avenida das Montanhas, fica a cerca de 1,2 quilômetros do Centro. O espaço, que é muito romântico é uma ótima opção para casais, aceita pets. As acomodações contam com uma bela decoração, internet gratuita e vista panorâmica. Os serviços da Estalagem incluem ainda estacionamento gratuito, piscina, sauna e heliporto. Os chalés da Mandeville são espaçosos, foram decorados com elegantes madeiras, uma lareira e janelas grandes. Assim, eles também possuem televisão com canais a cabo, camas queen ou king-size e um DVD player. Na Estalagem você também pode apreciar o buffet de café da manhã inglês. Segundo os hóspedes, a Mandeville merece nota 9,3.
Se locomover em Monte Verde
Adiantei no início desse artigo que Monte Verde não possui aeroporto, assim, para chegar lá você deve usar carro próprio, alugado ou ônibus. Dentro da cidade quase não existem táxis e os serviços de transporte por aplicativo ainda são pouco desenvolvidos.
Dessa forma, a dica é: vai viajar sem carro? Opte por passeios na área central ou alugue um veículo na vila. Vai viajar com carro? Desbrave todos os caminhos da região!
De qualquer forma, você deve ter em mente a distância entre Monte Verde e seu local de partida, então anote a quilometragem para fazer o cálculo de combustível.
- Monte Verde está a 30 quilômetros de Camanducaia
- A vila fica a 484 km de Belo Horizonte
- São 163 quilômetros de São Paulo
- Apenas 140 quilômetros separam Monte Verde de Campos do Jordão
- O Rio de Janeiro fica a 534 km do distrito
Outra opção, conforme citei acima, é alugar um carro. Nesse caso, a dica é pesquisar modelos de automóveis que te agradam, preço e disponibilidade no site da RentCars, onde você consegue fazer a comparação de preços, entre locadoras, e até ganhar algum desconto.
Isto é, quanto mais cedo você realizar o seu orçamento e fechar o contrato, mais chances tem de ganhar descontos na contratação!
Por curiosidade, você pode ganhar até 30% de desconto! Na RentCars, você também conta com a praticidade de fazer todo o procedimento pela internet.
E ainda pode parcelar em até 12 vezes, ter desconto em boleto e comparar preço em 100 lojas. A nível de curiosidade, ao alugar um veículo com modelo econômico, para 4 dias, você deve investir cerca de 200 reais, apenas 50 reais por dia para viajar com comodidade!
Alimentação em Monte Verde
Outro item importante na tabela de quanto custa viajar para Monte Verde é a comida. Em alimentação, você deve investir cerca de 100 reais, por dia, mas isso se almoçar e jantar ou se optar por espaços onde há fondue e petiscos.
No entanto, você encontra dezenas de bons restaurantes em Monte Verde que oferecem comida típica mineira e suíça.
Contudo, a diversidade gastronômica é tão grande que você encontra facilmente locais onde são servidos pratos como pizzas, carnes, chocolates e massas. Confira abaixo algumas sugestões de cafés e restaurantes:
Café Pinhão
Ambiente agradável e boa localização são dois dos primeiros pontos a se destacar sobre o Café Pinhão, um bar e restaurante, instalado na Avenida Monte Verde, a principal do distrito.
Por lá você encontra, é claro, o tradicional rodízio de fondue, mas a unidade também oferece outras opções gastronômicas como truta, carnes, massas e risotos. Entre as delícias da casa estão risoto de limão siciliano e risoto de pinhão.
- Onde: Avenida Monte Verde, esquina com a Rua Bem-Te-Vi, 15, Centro.
- Funcionamento: Encerra às terças-feiras. Segunda, quarta e quinta das 17 às 23 horas. Sexta, sábado e domingo das 11h à meia noite.
- Contato: (35) 3438-1222.
Dona Mucama
Localizado bem em frente ao lado principal da região histórica de Monte Verde, o Dona Mucama é um espaço agradável, com área interna e externa, e ótimo para quem deseja petiscar e relaxar.
Por lá você encontra desde porções de truta até batatas fritas, mas caso você queira opções mais elaboradas, há também linguiça na chapa com queijo.
- Onde: Avenida Monte Verde, 945, Camanducaia.
- Funcionamento: Abre todos os dias das 12h à meia-noite.
Pinheiro Velho
Por falar em petiscos, outra boa opção, coladinha na Vila Germânica, é o Pinheiro Velho.
Por lá você encontra petiscos como truta à milanesa ou fritas e molhos saborosos, como o de alho; pratos variados, entre eles, risotos; cervejas artesanais e por sinal, uma ementa gigantesca para todos os gostos; e claro, sobremesas deliciosas.
- Onde: Avenida Monte Verde, 693, ao lado da Galeria Vila Germânica, em Camanducaia.
- Funcionamento: Abre diariamente das 10h às 21h.
- Contato: (35) 3438-1856.
Bom di + Bistrô Mineiro
Com decoração moderna e muito inusitada, o Bom di + Bistrô Mineiro, não chama atenção apenas pelos guarda-chuvas coloridos pendurados no teto!
O espaço é mais uma ótima opção para quem deseja petiscar ou provar chocolates. Por lá você encontra desde porções de iscas até fondue.
No Bom di + Bistrô Mineiro você também tem à disposição pratos executivos, massas, risotos e carnes. Além disso, a unidade tem carta de cervejas artesanais, drinks e caipirinhas. Ah, por lá também rola música ao vivo!
- Onde: Avenida Monte Verde, 953, ao lado da Galeria Suíça, em Camanducaia.
- Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 11h às 23h. Sábado e domingo das 11h às 2 horas.
- Contato: (35) 3438-1809.
Sabor Chocolate
Que tal uma loja, repleta de chocolates, além de um espaço para provar muitas delícias preparadas a partir do cacau?
No Sabor Chocolate você encontra não só o tradicional chocolate quente, mas também sorvetes, petit gateau, taças geladas, brownies e uma variedade imensa de chocolates para levar para casa!
- Onde: Avenida Monte Verde, 2174, ao lado da Galeria Germânica, em Camanducaia.
- Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 9h30 às 19h. Sábado das 9h30 às 20h. Domingo das 9h às 20h.
- Contato: (35) 3438-2064.
Passeios em Monte Verde
Em Monte Verde você pode optar por fazer somente passeios gratuitos, entre eles, milhares de trilhas e caminhadas.
Entretanto, você também pode optar por visitar lojas e praticar esportes de aventuras. Escolha sua opção para saber quanto custa viajar para Monte Verde.
Enquanto as duas primeiras sugestões são inteiramente gratuitas, as duas últimas vão de custar alguns reais.
Para te ajudar a escolher os passeios que irá realizar na vila, separei algumas atrações gratuitas e outras pagas. Confira abaixo:
Passeios gratuitos
A sugestão de passeio grátis inclui o Parque Ecológico Verner Grinberg, ele possui entrada gratuita e oferece algumas boas trilhas – todas bem sinalizadas -, mirantes e áreas verdes para descansar e fazer piqueniques.
Para chegar ao espaço, basta acessar a Avenida das Montanhas até o final, na sequência estacionar e curtir todas as atrações. Por falar em cartões postais, fazem parte do Parque as trilhas do Chapéu do Bispo, Platô, Pedra Partida, Pedra Redonda e Pico Selado.
- Pedra Redonda A Pedra Redonda possui a rota mais famosa do Verner Grinberg. Ela possui 900 metros de extensão, o que resulta em aproximadamente em 1h30 de caminhada – ida e volta. Essa trilha é fácil, contudo, possui caminhos irregulares e muitas pedras. No pico da Pedra Redonda é possível avista uma bela vista da região.
- Pedra Partida Na sequência da Pedra Redonda você encontra a trilha para a Pedra Partida. Ela tem início na bifurcação da primeira atração e possui nível de dificuldade moderado, uma vez que o terreno se torna um pouco mais irregular e com algumas subidas íngremes. Assim, você deve levar cerca de 3 horas para ir e voltar desse pico. Mas fique atento, esse trajeto não é indicado para dias chuvosos!
- Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado Ao visitar o Chapéu do Bispo, você deve incluir no mesmo rolê uma visita ao Platô e outra ao Pico Selado. Isso porque os três cartões postais ficam bem próximos e não vale a pena reservar um horário para cada um deles. Dito isso, saiba que os três ficam na direção oposta das duas primeiras trilhas, porém, oferecem vistas tão magníficas quanto as das Pedras Redonda e Partida. Além disso, tanto o Chapéu do Bispo quanto o Platô e o Pico Selado contam com terreno fácil de caminhar, com poucas áreas desafiadoras. É possível visitar os três em meio dia.
Passeios pagos
- Ecoturismo Monte Verde é um destino rico para o ecoturismo. A cidade abriga a Fazenda Radical, onde é possível realizar esportes de aventura e atividades ao ar livre. Entre as atrações oferecidas pelo espaço estão passeios de quadriciclo, descer em 2 mega tirolesas, praticar arvorismo, escaladas, arco e flecha, além de slackline. O espaço possui duas mega tirolesas, a primeira de 450 metros e a segunda de 475 metros. Além disso, elas contam com cerca de 70 metros e podem chegar até 60 quilômetros por hora. Entre os pontos positivos desse rolê está a visão panorâmica da região. Outra boa notícia é que crianças podem participar dessa atividade, já que o local conta com Tirolesa Infantil! Por falar em aventura, o passeio de quadriciclo tem cerca de 45 minutos de duração e não é preciso saber dirigir para ter acesso ao veículo, já que orientações e um teste drive acompanham este pacote. Essa atividade também é acompanhada por um guia.
- Passeio com crianças O Espaço Adélia é uma chácara com 20 mil m² e portanto uma excelente opção para quem vai curtir Monte Verde com crianças. O espaço possui árvores nativas centenárias e um circuito de nascentes de águas límpidas. Desde a abertura, o local conta com filosofia ecológica e social, assim, une entretenimento e cultura para oferecer atividades ao ar livre, cantina, sala para exposições e um anfiteatro. Por lá você pode praticar arvorismo, tirolesas (adulta/infantil), brincar em um campo natural de paintball, fazer arco e flecha, além de ter muito conforto. No Espaço a área interna oferece trocador de bebês, cama elástica, piscina de bolinhas, aero hóquei. Na área externa você tem à disposição brinquedos lúdicos, balanças e casinha de boneca. A localização é a Avenida Sol Nascente, 269, Camanducaia. E o funcionamento ocorre diariamente, das 9h30 às 17h30. Fecha às terças-feiras. O contato para outras informações é: (35) 3438-2491.
Optou por fazer as trilhas? Então siga as orientações e aproveite muito o circuito escolhido. Confira:
- Use um tênis confortável, mas que não seja novo;
- Leve água, algum isotônico e lanchinhos leves como barrinhas de cereal ou bolachas de água e sal;
- Tenha sempre um agasalho, em região de trilhas costuma ser mais fresco e úmido;
- Ande com saquinhos para carregar seu lixo;
- Esteja atento ao clima, trilhas com chuva são mais complicadas e não são indicadas para crianças;
- Opte por iniciar o percurso no período da manhã;
- Caso você inicie o trajeto durante ou após o horário de almoço, tenha sempre uma lanterna.
Afinal, quanto custa viajar para Monte Verde?
Quanto custa viajar para Monte Verde, como você pode notar, varia de acordo com as suas escolhas: acomodação, alimentação, transporte e cartões postais a visitar.
No entanto, pensando em um roteiro para 2 dias, que inclua somente passeios gratuitos, hotel confortável mais simples, veículo próprio e duas refeições diárias, você deve investir menos de 1 mil reais.
Contudo, vale destacar que todos os valores apresentados neste artigo se baseiam no ano de 2019, além disso, é bom lembrar que quando você visita a vila em época de baixa temporada – março, setembro e dezembro -, também encontra os preços mais baixos.
Ah, e não deixe depois de conferir tudo sobre os principais pontos turísticos de Monte Verde. Agora que você já sabe quanto custa em média uma viagem para Monte Verde, que tal planejar o seu roteiro? Quanto antes você começar mais vai economizar! Boa viagem e até a próxima! Os valores deste artigo são do ano de 2020. Atualize-os na época da sua viagem.
Gostou das dicas sobre quanto custa viajar para Monte Verde? Compartilhe este artigo com seus companheiros de viagem e escolham juntos qual deles visitar.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *