4 Regiões turísticas da Suíça: passeios e cidades incríveis

4 Regiões turísticas da Suíça: passeios e cidades incríveis

As regiões turísticas da Suíça, um dos países mais charmosos da Europa, atraem visitantes do mundo todo, seja para contemplar as paisagens dos Alpes, observar a arquitetura encantadora e medieval ou experimentar uma gastronomia envolvente. O país é divido em 26 cantões (similares a estados) e possui quatro línguas oficiais (alemão, francês, italiano e romanche).

A cultura das regiões turísticas tem traços diferentes em cada localidade. A região próxima à fronteira da França (oeste) possui cultura francesa; ao norte, a influência maior é alemã e; ao sul, italiana.

As principais cidades do país encontram-se espalhadas nessas três principais regiões, por isso, o ideal é separar alguns dias para explorar um pouco de cada cultura. Há ainda um quarto item digno de roteiro: os vilarejos alpinos. Vale a pena e devem ser incluídos para conhecer um pouco das montanhas mais encantadoras do país.

A Suíça não é extensa territorialmente e o deslocamento pode ser realizado muito facilmente. Lembre-se de observar a estação do ano, pois o clima altera muito as paisagens e possibilidades de atividades no país. No verão, por exemplo, se precisar optar, escolha visitar a parte francesa e desfrutar dos lagos, já no inverno, vale a pena investir em locais em que é possível esquiar.

Planeje sua viagem​ => Como usar ter internet ilimitada na Europa

Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança na Suíça?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Suiça. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Suíça!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.

Seguro viagem para a Suíça: preços e coberturas »

 

Regiões turísticas imperdíveis da Suíça

  1. Região Francesa
  2. Região Italiana
  3. Região Alemã
  4. Vilarejos Alpinos

 

Região Francesa

Roteiros turísticos pela Suíça
Chillon fica na parte francesa da Suíça.

Marcada por muito charme, a região francesa da Suíça na Europa se destaca pela presença dos lagos. Os vizinhos estão tão próximos que na cidade de Lausanne, por exemplo, é possível chegar em Evian (França) com apenas quarenta minutos a bordo de um belo barco.

Sem dúvidas, essa é a parte mais encantadora de toda a Suíça, por isso, prepare-se para descobertas incríveis.

Roteiro pela Suíça dicas
Vista para o lago em Genebra.

Entre as principais cidades para incluir no roteiro nessa região, destacam-se Genebra, Lausanne e Montreux, além dos charmosos vilarejos pelo caminho.

Cada cantinho possibilita uma descoberta! Um bom motivo para começar o roteiro por essa parte é que o Aeroporto de Genebra está localizado bem próximo ao centro da cidade.

Genebra ficou conhecida como sede de órgãos que realizam trabalhos humanitários, por isso, tornou-se um dos principais locais de encontro de líderes mundiais.

Entre as belezas da cidade, destacam-se o jato de água com mais de cem metros e o relógio florido. Conheça uma excursão turística por Genebra com cruzeiro.

Lugares lindos na Suíça
Bois de Sauvabelin | Foto: Gzzz, via Wikimedia Commons.

Além da famosa capital da paz, a cidade de Lausanne é outro destino importante na região. Com um ar ora universitário, ora medieval, a cidade abriga diversas universidades, mas também possui um centro com uma arquitetura encantadora.

Ademais, Lausanne oferece bons passeios, como o Bois de Sauvabelin, bosque de ar fresco possuidor de uma torre que garante uma das melhores vistas da cidade.

Dicas de passeio pelas regiões turísticas da Suíça
Montreux é conhecida como “Riviera Suíça”.

Um dos destinos mais bonitos nessa região, conhecido como “Riviera Suíça” é a charmosa Montreux, palco de diversos festivais e do principal mercado de Natal de todo o país.

A principal atração da cidade é o castelo de Chillon, mas os encantos da cidadezinha estão espalhados por vários cantos do município.

A cidade está a apenas uma hora de Genebra e vinte minutos de Lausanne e existem passeios de bate-volta como o tour por Vevey, Montreux e Lavaux.

Para conhecer os principais pontos turísticos de cada município reserve um dia para cada, se precisar escolher algum ponto para ser base durante a estadia opte por Lausanne, mais barata que Montreux e mais perto dos outros destinos do que Genebra a cidade será um excelente ponto para os bate-voltas.

Na região de Lausanne ainda estão os Vinhedos de Lavaux, declarados Patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Fotos dos lugares mais bonitos da Suíça
Vilarejo de Gruyères na Suíça.

Caso tenha mais tempo, reserve um dia para conhecer o Vilarejo de Gruyères. Com somente uma rua, essa aldeia é uma das mais bonitas de todo o país.

Nele, há a oportunidade de conhecer uma típica fábrica de queijo suíço, além de um dos castelos mais conservado. Tem até uma excursão saindo de Genebra com degustação de chocolate.

 

Região Italiana

Roteiros turísticos da Suíça dicas de passeios
Lugano é destino de férias de muitos suíços e italianos.

A principal cidade da região italiana da Suíça é Lugano, com arquitetura que se difere do restante do país, as construções do município assemelham-se à região de Lombardia, na Itália.

Com belos jardins e áreas verdes o município é destino de férias de muitos suíços e italianos. Há trens partindo de Zurique com destino a Lugano, com duração média de três horas de viagem.

Regiões que vale a pena conhecer na Suíça
Castelgrande na Suíça.

Além de Lugano, uma das cidades mais interessantes dessa região é Bellinzona, principalmente, por possuir três castelos patrimônios da Unesco: Castelgrande, Montebello e Sasso Corbaro. As obras foram feitas por duques de Milão durante a Idade Média com objetivo de fortificar, ajudando na defesa da região.

Para onde ir na Suíça?
Locarno, Suíça.

Outra bela cidade nessa região é Locarno. Não há trem direto, mas uma viagem iniciada em Berna dura cerca de três horas, por isso, fazer um bate-volta pode ser cansativo.

 

Região Alemã

Onde passear nas regiões turísticas da Suíça
Lucerna possui a ponte de madeira mais antiga de toda a Europa.

Das regiões da Suíça a maior é a alemã. A capital Berna e a agitada Zurique fazem parte da região, além da linda cidade de Lucerna. Começar a conhecer o país a partir dessa cultura é uma ótima opção.

Os Alpes também fazem parte dessa região. Entretanto, para facilitar na montagem de um roteiro separei-os como um lugar específico. Afinal, nem só de montanhas é formada a bela Suíça.

Roteiro turístico Zurique
Zurique, Suíça

Iniciando os passeios por Zurique, aproveite para desfrutar da atmosfera urbana da cidade, pois ela pode ser considerada a mais cosmopolita de todo o país. Conheça os principais atrativos de Zurique em uma excursão guiada.

O município possui diversos museus, como o da Fifa e também, uma fábrica da Lindt, com chocolates com um bom preço e uma parte interativa.

Conhecer toda a Suíça
Berna, Suíça.

Na capital Berna, as ruas exibem bandeiras, transparecendo o patriotismo do país. Caminhar pelo centro é uma experiência fascinante para observar as diversas fontes espalhadas por toda a cidade. Uma delícia experimentar um passeio a pé por Berna por toda a cidade velha.

Um passeio próximo de Berna que vale a pena é uma visita à fábrica de biscoitos Kambly na qual, pode-se experimentar livremente diversos sabores salgados, doces, amanteigados e suspiros.

Dicas de roteiros e passeios pela região turística da Suíça
Zurique é considerada a cidade mais cosmopolita de todo o país.

A região alemã ainda oferece aos viajantes descobertas na cidade de Lucerna, destino para aventureiros e apreciadores de belas paisagens, Lucerna exibe seus encantos entre lagos e montanhas.

Uma ótima indicação é desfrutar de um cruzeiro panorâmico em Lucerna.

Cenários de filme na Suíça
Lucerna, Suíça.

O principal atrativo do município fica por conta da ponte de madeira mais antiga de toda a Europa que possui um grande acervo de obras retratando a história da região.

Com exceção dos viajantes que procuram atividades na neve, o inverno é a estação menos recomendada para conhecer essa região, uma vez que os dias são mais curtos, escurecendo cedo.

 

Vilarejos Alpinos

Dicas de passeios pelas regiões turísticas da Suíça
Zermatt tem três ótimas pistas de esqui no inverno.

Impossível falar de Alpes Suíços sem mencionar em primeiro lugar a cidadezinha de Zermatt.

A localização desse vilarejo, apesar de estar a três horas de Zurique, o deixa ideal para a prática de diversos esportes, como trekking, escalada e ciclismo no verão e três ótimas pistas de esqui no inverno.

Com certeza, você já viu a montanha mais famosa da região: a Matterhorn, que ilustra as embalagens do chocolate Toblerone. Aliás, a loja da Lindt em Zermatt costuma ter bons preços. Veja uma excursão até Matterhorn.

Um dos passeios mais fascinantes nessa região é a viagem de trem panorâmico que liga esse destino à St. Moritz.

O que visitar na Suíça
Matterhorn, Suíça.

Outro destino nessa região é a famosa Interlaken, localizada a cerca de duas horas do aeroporto de Zurique. O município encontra-se entre dois lagos.

Teleféricos e barcos fazem parte do turismo na cidade e por eles a paisagem pode ser observada por outros ângulos. De lá, é possível ainda fazer uma excursão de um dia para Jungfraujoch a partir de Interlaken.

 

Roteiro pelas regiões turísticas da Suíça

Dicas de roteiros pelas regiões turísticas da Suíça
Castelos de Bellinzona são considerados patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Apesar de não possuir um território muito extenso, cada cantinho da Suíça traz algo muito especial, principalmente pela belíssima arquitetura e paisagens de lagos e montanhas.

Para montar um roteiro sem erros, basta escolher o aeroporto: Genebra para conhecer o lado francês ou Zurique para a região alemã. A parte italiana e os Alpes podem ser incluídos em qualquer um dos dois planejamentos.

Os suíços, no geral, são bastante educados e solícitos com estrangeiros, mesmo se você não falar o idioma deles.

Porém, como o idioma muda bastante dependendo da cidade, procure ter um tradutor, principalmente na região alemã, para compreender placas e embalagens no mercado.

Veja também os melhores aplicativos para uma viagem para a Europa. Entretanto, a maioria dos moradores fala inglês, o que facilita a comunicação.

Boa parte dos hotéis disponibiliza um cartão de transporte que garante gratuidade de viagens e descontos em entradas de castelos e museus, verifique se a sua hospedagem possui esse benefício.

O transporte público é organizado e funcional, horários são levados a sério. Pontualidade é importante, cuidado para não perder o trem.

Aproveite sua estadia para olhar vitrines, conhecer e quem sabe comprar um exemplar de relógio ou canivete suíço. Outra dica de compras é adquirir chocolates em mercados, pois costumam ser bem mais baratos do que em chocolaterias ou lojas específicas.

Por fim, lembre-se: ainda que o euro seja aceito em algumas lojas, a moeda do país é o Franco Suíço. Organize-se para não passar aperto. Cidadãos do Brasil não precisam de visto para permanecer por até 90 dias na Suíça como turistas. Então, agora é só fazer as malas e ir conhecer esse lindo destino.

Mas não vá embora antes de conferir esse vídeo. Tem imagens lindas das principais cidades do país! Feito pelo site oficial de turismo da Suíça:

Já conhece as regiões turísticas da Suíça? Conte nos comentários qual dessas é a sua preferida ou que gostaria de conhecer!

 

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Suíça – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Suíça? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas na Suíça

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na Suíça. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Onde comprar chip de celular na Suíça?

Ter um chip de celular na Suíça com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Suíça.

Seguro viagem na Suíça

Contratar um seguro viagem para a Suíça é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais