Quando se fala nos restaurantes em Nova Veneza, ao sul de Santa Catarina, saiba que eles fazem jus ao título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana dado à cidade.
Afinal de contas, trata-se da cidade mais italiana do Brasil, pois foi o primeiro destino onde os imigrantes vindos da Itália firmaram residência no país. Isso se deu pelo falo da formação geográfica de Nova Veneza ser considerada favorável para plantar e colher alimentos.
Nova Veneza é uma deliciosa descoberta quando o assunto é comida boa e farta, do jeito como os italianos servem e gostam. Ela fica a 223 km de Florianópolis e faz parte da rota turística Encantos do Sul.
O destino conta com atrativos irresistíveis, como uma gôndola original doada pelo governo de Vêneto, além de promover o Carnevale di Venezia em junho, que faz a réplica fidedigna dos bailes de máscaras europeus que acontecem na italiana Veneza há 4 séculos.
E é justamente nesse mês quando acontece toda a efervescência culinária. Durante dois finais de semana, Nova Veneza sedia a Festa da Gastronomia Típica Italiana. Não visitei a cidade nessa época e ainda assim não poderia ter me fartado à mesa de forma tão generosa! Imagine durante o evento!?
Portanto, independentemente de quando você for à Nova Veneza, prepare-se para ter uma experiência gastronômica fantástica.
Conheça agora quais são os melhores restaurantes em Nova Veneza e como aproveitar as receitas preparadas nas cozinhas das “nonnas” italianas.
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Nova Veneza
Seguro viagem para viajar para Santa Catarina »
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Neste artigo você vai ver:
O que comer em Nova Veneza?
https://youtu.be/dIxMRK7edFA
*Vídeo oficial do Turismo de Nova Veneza
- Polenta: é sem dúvidas o prato mais tradicional de Nova Veneza, por isso não pode faltar em um almoço de família na cidade. Ela pode ser servida frita, cozida ou Brustolada, que é uma receita italiana que a deixa levemente queimada e é famosa por aqui.
- Fortaia: outro prato típico da Itália estabelecido na cidade, trata-se de um creme feito à base de queijo e ovos; sendo servida muitas vezes com polenta. Ela é feita em Nova Veneza com Queijo Colonial, mas também pode ficar boa com outros tipos da iguaria.
- Massas: é claro que no lugar mais italiano do Brasil elas fazem sucesso. Destaco entre as massas de Nova Veneza o Spaghetti, que é pedido nos restaurantes em Nova Veneza à Carbonara ou à Bolonhesa.
- Pizzas: feitas no forno à lenha, elas são muito pedidas nos restaurantes, geralmente com massas finas e sabores variados, inclusive de carne.
- Carnes: nos restaurantes da cidade é comum ter carnes no cardápio, que são feitas geralmente na brasa; destaque para os filés e o espeto corrido.
- Empadão: este é o salgado mais tradicional vendido na cidade, geralmente feito com recheio de frango.
- Banoffe: trata-se de uma torta de banana, que é feita com doce de leite e biscoito maisena. Sem dúvidas, é uma das principais sobremesas em Nova Veneza.
- Caçarola: sobremesa tradicional da gastronomia italiana, ela é feita com ovos, margaria, farinha de trigo e queijo; é ótima para saborear em um café da tarde.
- Geléias: perfeita para comprar e levar o sabor de Nova Veneza para casa, as geleias são um orgulho da cidade; os sabores que fazem mais sucesso são figo, banana, uva, pimenta e abóbora.
- Vinhos: são outra tradição em Nova Veneza. Os vinhossão produzidos com uvas Bordô, Niagara, Cabernet Sauvignon, Merlot, Ancellota e Prosseco. A novidade na cidade são os vinhos Assemblage, Rosé e ainda os espumantes.
CLIQUE AQUI alugar um carro mais barato em Santa Catarina »
Gastronomia em Nova Veneza: história
Colonizada em 1891 pelos imigrantes vindos da Itália, Nova Veneza tem hoje 95% da sua população de pouco mais que 13 mil habitantes com descendência italiana. Na prática, isso a torna uma pequena Itália ainda no Brasil.
E os traços italianos estão por toda parte: na arquitetura, tradições, cultura, comunicação (sim, eles falam alto e gesticulam bastante) e, claro, na gastronomia e restaurantes de Nova Veneza.
À mesa, você verá que a comida tem um significado muito maior do que a simples alimentação. Ela é carregada de emoções e histórias de sobrevivência de um povo que chegou em Nova Veneza com a promessa de uma vida melhor, mas para isso teve que lutar muito.
E é em meio a esses relatos de sobrevivência que os imigrantes construíram uma herança inestimável para os paladares dos seus visitantes. A começar pelo prato mais típico de Nova Veneza: a polenta.
Na cidade, essa receita é servida com acompanhamentos que originalmente não estavam nas mesas das famílias mais pobres que chegaram ao Brasil. O que resulta em uma mistura de tradicional com contemporâneo irresistível.
A polenta é uma espécie de mistura feita com farinha de milho e água, dois ingredientes frequentes durante a colonização nas casas dos menos abastados. E é assim que você deve experimentá-la para voltar no tempo e entender a riqueza dessa experiência gastronômica.
Mas em tratando-se de um pedacinho de Veneza em Santa Catarina, você não pode deixar de provar também as massas, molhos, pães, sopas e vinhos da região.
E quer saber onde? Continue esta leitura.
Onde comer em Nova Veneza?
- Padaria São Marcos
- Coofanove
- Vinícola Borgo
- Mio Cacau
- Ristorante Veneza
- Trattoria Montalccino
- Restaurante Il Camino do Fefê
Para café da manhã e lanches rápidos
1. Padaria São Marcos
A Padaria São Marcos fica bem no Centro, pertinho dos principais atrativos turísticos de Nova Veneza. Ela também serve almoço no estilo buffet, mas minha recomendação é para o café da manhã ou lanche da tarde.
No térreo da padaria, ficam os balcões e todas as delícias comuns às panetterias italianas. Sugiro que você use o espaço superior para relaxar enquanto prova algumas comidas.
Minha sugestão é que você experimente 3 iguarias: a coruja, o empadão e a caçarola, que era um doce feito somente com leite e açúcar nos tempos da colonização italiana, quando o leite condensado nem existia.
- Endereço: R. Conego Miguel Giacca – Centro.
- Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 6 horas e 30 minutos às 20 horas. Aos sábados até às 19 horas.
- Preços: produtos custam de 10 a 30 reais.
Conheça => Roteiro pelo Sul de Santa Catarina
2. Coofanove
A Coofanove é a Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza. São 23 cooperados que fornecem produtos típicos; o local é ótimo para você encontrar lanches rápidos ou mesmo para comprar itens para presentear.
Durante minha visita à Nova Veneza, foi na Coofanove que encontrei biscoitos de gengibre típicos de Natal (embora não fosse final de ano). Eles são decorados como árvores, guirlandas, corações e outros formatos que são uma gracinha.
Se você quer comprar geleias, compotas, queijos, embutidos, massas e vinhos [todos artesanais!] esse é o lugar.
Além disso, você estará incentivando a economia colaborativa e fazendo um turismo sustentável. Nada mais atual e necessário!
- Endereço: R. Nicolau Pederneiras, 46 – Centro.
- Horário de funcionamento: todos os dias das 9 horas às 18 horas.
- Preços: variados. Geleias a partir de 12 reais; e biscoitos de 8,50 reais, etc.
3. Vinícola Borgo
Esse é outro lugar que sugiro uma visita para pequenas refeições e para comprar produtos típicos. A Vinícola Borgo fica a 6 km do Centro de Nova Veneza e existe desde de 1893.
Toda produção é artesanal e concentra-se dentro de uma construção que lembra um castelo medieval. Destaque para as bebidas feitas com a uva Goethe, bem presente na região.
Aproveite para levar cachaças, licores e geleias.
- Endereço: Tv. Giovanni Gava, 500, Nova Veneza.
- Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 9 às 18 horas.
- Preços: variados. Vinhos a partir de 25 reais; cachaças e geleias 12,50 reais; licores 28, 50 reais, etc.
Melhores => Hotéis fazenda em Santa Catarina
4. Mio Cacau
Para quem ama chocolate, Nova Veneza tem a Mio Cacau. A proposta da marca é a produção bean to bar; Isso quer dizer que toda a escala de fabricação é acompanhada de perto pelo fabricante.
Isso acontece desde a plantação e colheita da amêndoa do cacau até a sua distribuição final. Esse é um movimento americano que chegou como pioneiro no estado de Santa Catarina.
E os benefícios são gigantes: além de um alimento com termos nutricionais elevados graças aos processos cuidadosamente monitorados, o impacto ambiental é bem menor que a larga produção de chocolate.
Em Nova Veneza ainda tem uma outra vantagem: o turista pode visitar a fábrica gratuitamente, aprender sobre o bean to bar e degustar chocolates com diferentes porcentagens de cacau. Uma delícia! Ótimo para presentar!
- Endereço: R. dos Imigrantes, 520 – Centro.
- Funcionamento: sábados e domingos, das 9 horas às 17 horas.
- Preços: barra de 20g – 4 reais; barra de 40g – 7,50 reais; barra de 80g – 14 reais.
Para almoçar em Nova Veneza
5. Ristaurante Veneza
Não é preciso procurar muito para identificar o Ristaurante Veneza no Centro de Nova Veneza. Localizado ao lado da gôndola Lucille, esse é um dos melhores e mais tradicionais restaurantes de Nova Veneza, desde de 1958.
Reformado para parecer em tudo com um restaurante original italiano, na sua varanda existem bandeirinhas nas cores verdes, vermelhas e brancas, as cores da Itália.
Suas janelas e flores também lembram as sacadas venezianas. Mas é na comida que o lugar se destaca.
O Ristaurante pertence aos descendentes de Ângelo e Luiza Bortolotto que compraram uma bodega em Nova Veneza no final da década de 1950. Sua localização estratégica ficava na passagem dos comerciantes que desciam a serra para vender queijos e charque.
Nas ocasiões, dona Luiza sempre dava-lhes algo para comer. Um certo dia, ela serviu a famosa polenta italiana acompanha de queijo e ovos fritos.
Em pouco tempo, a fama da comida da “nonna” se espalhou e o que era bodega, foi tomando forma de restaurante e hoje é um dos mais tradicionais restaurantes de Nova Veneza.
O estabelecimento funciona no mesmo local onde nasceu, embora em proporções maiores. E quem conta essa história é a própria neta de dona Luiza, Larissa Bortolotto.
Entusiasta do turismo local e apreciadora da comida típica italiana, ela conta aos turistas que visitam o local com orgulho a história do restaurante e das receitas da sua nonna, que ainda hoje visita o restaurante esporadicamente.
O Ristaurante Veneza é imperdível, principalmente por trazer receitas originais com toques de contemporaneidade.
Sugiro que você experimente a polenta, com Galinha Ensopada e a Fortaia; prato tradicional na cidade É algo sensacional e diferente, cuja receita é guardada a sete chaves.
Ah, e não vá embora sem experimentar algum prato feito no fogão de lenha e também de pedir uma fatia de Banoffee, torta típica europeia, que é para comer rezando (em italiano, por favore!).
- Endereço: R. Conego Miguel Giacca, 51 – Centro.
- Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 11 horas e 30 minutos às 13 horas e 30 minutos; sábados, domingos e feriados, das 11 horas e 30 minutos às 14 horas e 30 minutos.
- Preços: menu semanal, em média 38 reais; finais de semana, entre 57 e 60 reais por pessoa.
Imperdível => Rota Italiana em Santa Catarina
Para jantar em Nova Veneza
6. Trattoria Montalccino
Mais um lugar cheio de história para contar. A Trattoria Montalccino tem a assinatura da família Bortoluzzi que chegou no Brasil em 1877 e, em Nova Veneza, em 1891.
Este restaurante funciona em um antigo casarão que passou a ser ocupado desde 1934.
O local tem muitas fotos da família e um cardápio de encher os olhos. São opções à la carte muito bem servidas. E eu gostaria de repetir isso novamente: muito bem servidas.
Recomendo a massa Porpetas da Mammas e a tortelloni di Ricota di Veneza, além das saladas e filés. Na foto, você vê um filé mion com purê de aipim com queijo e legumes delicioso que tive o prazer de provar.
Não deixe de experimentar também o licor de jabuticaba, cultivada no quintal no casarão; as sobremesas também são divinas, como a Palha Italiana, que, diferente do que o nome sugere, é um doce tipicamente brasileiro.
E o final, eu deixei para o melhor: a Trattoria Montalccino tem uma espécie de cave no subsolo, onde armazena os vinhos são armazenados e você pode reservar para uma sequência de fondues, que acontece de segunda a domingo.
- Endereço: R. Conego Miguel Giacca, 151 – Centro.
- Horário de funcionamento: segunda fechado; de terça à sexta, de 11 horas e 30 minuto às 14 horas e das 19 horas à meia noite; sábados e domingos das 11 horas e 30 minutos às 14 horas e 30 minutos e das 19 horas à meia-noite.
- Preços: sequência de sopas 36 reais; sequência de fondue 63 reais, etc.
7. Restaurante Il Camino do Fefê
Para fechar a lista dos melhores restaurantes em Nova Neveza, não poderia ficar sem citar o Il Camino do Fefê, que também fica localizado no Centro.
Mesmo sendo um restaurante que trabalha em estilo buffet, o dono do estabelecimento (Fefê) faz questão de ir até as mesas e saber pessoalmente da predileção dos clientes; tudo com muita alegria e simpatia.
Tudo neste restaurante é saboroso, desde a tradicional polenta até as massas e carnes. Destaque para o Filé Mingnon com Gorgonzola da casa, que é simplesmente espetacular.
- Endereço: Tv. Osvaldo Búrigo, 142 – Centro.
- Horário de funcionamento: de quarta a sábado das 19 horas à meia-noite; domingo das 11 horas às 15 horas.
Conforto => Pousadas em Santa Catarina
Roteiro gastronômico em Nova Veneza
Ao todo, Nova Veneza possui entre 20 e 25 estabelecimentos gastronômicos. Cada um oferece experiências que enriquecem um roteiro por essa região italiana, que se destaca entre as cidades de SC.
Tenho também boas referências da Casa do Chico, principalmente quando você quer comer uma pizza feita em forno à lenha e para comer carnes; outra dica é o Alpino Restaurante, que segue essa mesma linha. Ambos não tive tempo de visitar, mas são bem recomendados.
Mas há muito mais o que experimentar nos restaurantes de Nova Veneza. Aproveite sua visita e valorize as opções da Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.
E, para finalizar, veja um vídeo super divertido feito pelo programa da Ana Maria Braga com a família Bortolotto do Ristaurante Veneza, em Nova Veneza. Nele, você entenderá mais um pouco de tradição e das deliciosas receitas italianas.
E você, em quais destes restaurantes em Nova Veneza pretende conhecer? Ficou curioso em experimentar as comidas típicas? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.
A viagem a Nova Veneza foi um convite do Visite Nova Veneza, receptivo da Roteiros do Sul, e apoio do SebraeSC, mas as opiniões são de livre expressão da autora.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *