7 Restaurantes em Quito, Equador: onde comer bem e barato

7 Restaurantes em Quito, Equador: onde comer bem e barato

Imagem do Autor por Carolina Brusarosco
Atualizado em:

Um dos itens importantes quando estamos organizando roteiro de viagem e que deve ser analisado no Equador, são os restaurantes em Quito. Nada mais complicado que chegar em um país com culinária diferente e não ter indicações do que e onde comer.

Mesmo que você seja um viajante ousado que se arrisca em experimentar pratos diferentes em um restaurante desconhecido (conforme seus próprios critérios de avaliação visual), não custa ter uma listinha com opções testadas e avaliadas por outros viajantes.

Para chegar a esta lista, inclui locais que visitei na capital equatoriana.

Mas, independente de qual restaurante em Quito você escolher experimentar, fica aqui a dica para que saboreie as comidas típicas do Equador.

É sempre bacana conhecer pratos novos e entender um pouco mais da cultura local quando se viaja por meio dos pratos tradicionais. Vamos lá?


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Quito, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Planeje sua viagem => Dicas de bairros e hotéis em Quito

Seguro viagem mais barato para América do Sul »

Comidas típicas do Equador

  1. Ceviche
  2. Locro de batata
  3. Empanada
  4. Encocado
  5. Fritada
  6. Cuy
  7. Seco de Chivo
  8. Helado de paila
  9. Espumilla

*Vídeo produzido pelo site de turismo do Equador

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Equador. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O que comer em Quito

Gastronomia do Equador
Locro de Batata | Foto: Carolina Brusarosco.

Muitos pratos típicos do Equador têm origem dos povos andinos (aqueles povos que moram ao longo da Cordilheira dos Andes). Por isso, é comum encontrarmos pratos semelhantes em países como Peru, Chile, entre outros.

Em cada lugar, eles podem ter variações de ingredientes típicos, mas no geral são parecidos, é o caso do ceviche. Veja mais das comidas típicas do Equador:

  • Ceviche: Um dos pratos mais famosos do Peru, também é típico do Equador e facilmente encontrado nos restaurantes de Quito. Inclusive, é comum ter ceviche disponível para o café da manhã dos hotéis. A preparação é da mesma maneira um peixe ou fruto do mar (como camarão) marinado no limão e servido com cebola e diversos temperos.
  • Locro de batata: Mais um prato encontrado em quase todos os restaurantes da cidade. O locro de batata é uma espécie de sopa, servida como entrada, antes do prato principal. Além da batata, o locro pode ser algum outro legume como abóbora, e é servido com diversas porções como milho frito, pedaços de abacate (salgado) ou mesmo feijão.
Comidas típicas do Equador
Cuy | Foto: Carolina Brusarosco.
  • Empanada: Outro prato bem conhecido dos viajantes que já conhecem países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Chile, é a empanada, uma espécie de pastel. No Equador eles são sempre fritos, não há opção assada como nas empanadas argentinas, e contam com diversos recheios, sendo a maioria de carne.
  • Encocado: Durante minha estadia em Quito, assim como o locro de batata, o encocado era uma opção constante dos menus dos restaurantes. É um prato delicioso, também encontrado em outros países da América do Sul. Ele lembra um pouco nossa moqueca, uma vez que há um creme feito com leite de coco, há peixe e camarões e você mistura no arroz.
  • Fritada: Embora haja muitos pratos com peixes e frutos do mar no Equador, há diversas opções de comidas típicas com carnes diversas, como a fritada. Neste caso, a mais comum é feita com carne de porco que é cortada em pedaços pequenos, temperada com diversos temperos e cozida na gordura da própria carne.
  • Cuy: Para quem gosta de comida típica exótica, pelo menos na minha visão, pode experimentar o cuy, que é o porquinho da índia, comum como pet aqui no Brasil. Ele pode ser assado no forno ou na churrasqueiras e até frito para que se forme pururuca. Além de restaurantes, é comum vermos barraquinhas de rua preparando o cuy. Quem experimenta diz que a carne é bem saborosa.
Sobremesas típicas do Equador
Sorvete de paila | Foto: Carolina Brusarosco.
  • Seco de chivo: O seco de chivo é como uma carne de panela ou guisado, como é chamado em algumas regiões brasileiras. Ele pode ser feito com carne de cabra/cabrito (chivo), frango (pollo) ou carne bovina (carne de res) e é servido com arroz e salada. O prato é saboroso e bem molhadinho.
  • Helado de paila: Agora entrando no ramo da sobremesa, uma das mais famosas do Equador é o Helado (sorvete) de paila. O sorvete de frutas é muito cremoso devido ao seu curioso modo de preparo artesanal. É assim: o suco de fruta e o açúcar são colocados em uma panela de cobre (paila) que está sobre blocos de gelo. Esse suco é misturado com rapidez e por conta da ação do gelo na panela de cobre ele congela e fica super cremoso.
  • Espumilla: Já a espumilla é uma sobremesa mais visual do que gostosa. É uma espécie de merengue, servida com frutas. Mas, diferente do que estamos acostumados no Brasil, o merengue não está gelado e sim em temperatura ambiente, ganhando uma textura mais cremosa. O doce é encontrando em todo canto, sendo vendido em tabuleiros na rua.

Restaurantes em Quito: onde comer

  1. Quitu Identidad Culinária
  2. Hasta la vuelta, señor
  3. Achiote
  4. Urko
  5. Casa Gangotena
  6. Nubori by Noe
  7. Zazu

Onde comer em Quito

Restaurantes de Quito
Hasta la vuelta, señor | Foto: Divulgação.

1. Quitu Identidad Culinária

O Quitu é especializado em culinária equatoriana, mas inclui no menu opções de pratos vegetarianos, veganos e também sem glúten. Para ressaltar a culinária local, só utiliza ingredientes produzidos e típicos no país. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2018 e 2019.

  • Preço: $$$$
  • Endereço: Alberto Mena Caamano E 13-54

2. Hasta la Vuelta, Señor

O Hasta la Vuelta está localizado na Plaza de La Independência, no Centro Histórico de Quito. É especializado em comida equatoriana, latina e conta ainda com opções vegetarianas e veganas.

Segundo as avaliações, a localização e o ambiente são o grande atrativo do local. Tem nota 4 dos usuários do TripAdvisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2016 e 2017.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Quito!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


  • Preço: $$$
  • Endereço: Calle Chile OE 422

3. Achiote

O restaurante Achiote Ecuador é especializado em comida equatoriana, latina e fusion, além de ser um bar e pub. Ele é um dos restaurantes onde você pode encontrar no menu o cuy, iguaria típica do país.

No menu ainda possui diversos drinks e coquetéis exclusivos. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2015 e 2019.

  • Preço: $$$
  • Endereço: Juan Rodriguez 282

4. Urko

Restaurantes bem avaliados em Quito
Urko | Foto: Divulgação.

O restaurante Urko Cocina local traz um menu voltado para a culinária equatoriana, latina e sul-americana, além de opções veganas e vegetarianas.

Segundo as avaliações, o ambiente e o atendimento também merecem destaque. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2016 e 2019.

  • Preço: $$$
  • Endereço: Isabel la Catolica N24-862

5. Casa Gangotena

Localizado no hotel de mesmo nome, o restaurante Casa Gangotena serve pratos de gastronomia equatoriana, sul-americana e ainda tem opções veganas e vegetarianas.

Indico o locro de batata do restaurante que é delicioso. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2015 e 2019.

  • Preço: $$$$
  • Endereço: Bolivar Oe 6-41

6. Nubori by Noe

Fugindo um pouco da culinária equatoriana, o Nubori by Noe é especializado em comida japonesa e asiática, com destaque para os pratos de sushi. Está em 7º lugar entre os restaurantes de Quito.

É considerado sofisticado, tanto na decoração quanto na montagem dos pratos, e um pouco caro. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2016 e 2019.

  • Preço: $$$$
  • Endereço: Edificio Bristol Parc, Catalina de Aldaz y Portugal

7. Zazu

Restaurantes de comida equatoriana em Quito
Zazu | Foto: Divulgação.

O Zazu é o restaurante número 1 entre os avaliados no Trip Advisor. Especializado em comida internacional e latina e pratos com frutos do mar, o restaurante tem opções vegetarianas e veganas.

Segundo os viajantes, tem atendimento, decoração e pratos excelentes. Tem nota 4,5 dos usuários do Trip Advisor e já ganhou o Certificado de Excelência nos anos, 2015 e 2019.

  • Preço: $$$$
  • Endereço: Mariano Aguilera 331

Dicas de restaurantes em Quito

A lista de restaurantes em Quito é extensa e tem opções para todos os gostos e bolsos. Por isso, na hora de escolher onde comer durante sua viagem pelo Equador você deve levar em conta seu estilo, suas preferências alimentares, além do seu orçamento.

Mas, pode ficar tranquilo: seja qual for a sua escolha, com certeza terá a oportunidade de experimentar algum entre os deliciosos pratos de comida equatoriana e também sul-americana.

E, mesmo sendo bem diferentes da culinária brasileira, tenho certeza que você irá adorar as opções equatorianas. Experimente, vale muito a pena.

Gostou das opções? Tem alguma sugestão de hotel? Deixe nos comentários.

 

Carolina Brusarosco viajou a convite da Gol. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Quito – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Quito? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões em Quito

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Quito, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de celular em Quito

Durante sua viagem pelo Ecuador, é indispensável ter um chip de internet em Quito com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido a alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.

Seguro viagem recomendado em Quito

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido em Quito. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais