Roma Antiga: 7 Lugares históricos do Império Romano

Roma Antiga: 7 Lugares históricos do Império Romano

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Quando ouvimos falar em Roma Antiga, rapidamente lembramos daqueles filmes de gladiadores, escravos sendo comidos por leões, imperadores traídos e traidores, corridas de biga (espécie de carroça puxada por cavalos, onde o condutor fica em pé dominando os animais), e por aí vai… Nos livros escolares, capítulos inteiros falam desse grande império da antiguidade, isso significa que a Roma Antiga está no nosso inconsciente coletivo.

Durante um período da história da Europa chamado de Antiguidade Clássica, que aconteceu a partir do século VIII a.C, Roma foi conhecida como Roma Antiga. Naquela época, juntamente com a Grécia, se destacava como grande potência e devido às suas grandes conquistas, expandiu-se por toda a Europa Ocidental e Meridional, a Ásia Menor, o Norte da África e partes da Europa Setentrional e Oriental, tornando-se o grande império que conhecemos, até sua queda, no século V d.C. 

Roma foi o último grande império do mundo antigo, seus exércitos dominaram terras que mudaram o mapa do mundo, influenciando povos como os egípcios, mesopotâmicos, persas entre outros, reflexo de sua enorme capacidade de ser próspera e organizada. 

E dá para você conhecer bem de perto a Roma antiga na Roma de hoje em dia. Muitos lugares guardam uma herança fantástica. Monte seu roteiro!

Planeje sua viagem => Melhores bairros para turistas em Roma

Seguro viagem na Itália: faça uma cotação agora »

A herança da Roma Antiga

A cidade de Roma está localizada na região central da Península Itálica, sendo esta uma posição estratégica para instalação da sede do governo.

Na antiguidade, esse aspecto permitiu o seu desenvolvimento político e militar, que estruturou uma sociedade complexa na Europa, fortemente cultural e de valores sólidos focados na expansão de seu poderio como império.

Conhecer a história da Roma Antiga é passear por uma longa trajetória de conquistas, através da qual várias línguas se misturaram ao latim, que era a língua dos romanos, nascendo assim idiomas como o francês, o português, o espanhol, o italiano. 


Sabia que o seguro viagem é essencial para sua segurança em Roma?


Utilize o comparador de preços da Seguros Promo, encontre as melhores ofertas e garanta até 20% OFF com o cupom VIAJARMAIS15.


Influenciaram também as artes, a matemática, a astrologia. Criaram o primeiro sistema de esgoto, construíram a maior rede de distribuição de água do mundo antigo e eram amantes do jogos e competições.

Além disso, sistematizaram suas leis que eram amplamente divulgadas e aplicadas com rigor.

Foram mestres na arquitetura e engenharia, transformando suas criações em verdadeiras obras de arte; além do legado de conhecimento estratégico na política e na economia, onde instituições e formas de governo fizeram da cidade uma referência, até hoje admirada e copiada. 

Sabia que os SPA’s são criação romana? Eles inventaram as termas, lugares de relaxamento, descontração e tratamentos. A sigla SPA vem do latim salus per aqua, que significa “saúde pela água”.

Porém sua herança mais singular foi no aspecto filosófico religioso.

De civilização politeísta, experimentou os ensinamentos do Cristo e sucumbiu diante das invasões bárbaras, crises no governo e o declínio daquilo que a tornava mais poderosa, sua base social.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Roma »

Quais são os marcos da Roma Antiga?

  1. Coliseu
  2. Arco de Constantino
  3. Panteão
  4. Fórum Romano e Palatino
  5. Aqueduto Romano
  6. Capitólio
  7. Muralhas Romanas

1. Coliseu

Roma Antiga
Principal cartão-postal de Roma, o Coliseu também é um marco da antiguidade romana.

Se vou falar de Roma Antiga, começo sempre pelo Coliseu, o maior e mais famoso símbolo do Império Romano.

Lembro da minha primeira vez lá dentro, um frio me subiu pela espinha e as lágrimas foram inevitáveis, por tudo o que ele representa e por todos os acontecimentos que ele testemunhou.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Roma. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, em homenagem ao imperador que deu início à sua construção, o Coliseu de Roma foi construído para exaltar os feitos romanos e divertir o povo.

Dizem que esse nome foi dado devido a uma estátua do imperador Nero, chamada Colosso de Nero e ficava ao lado do anfiteatro.

Era um espaço onde aconteciam os combates entre gladiadores, em que escravos e inimigos foram jogados às feras ou queimados vivos. Só na inauguração foram quase 100 dias de festa para mais de 50 mil pessoas.

Com o passar dos anos, o Coliseu foi tendo outras funcionalidades, já que no período do imperador Flávio Honório as batalhas entre gladiadores foram definitivamente proibidas.

A partir de então o Coliseu foi deixando de ser tão popular e com o passar dos anos, o mármore e o bronze de sua estrutura foram sendo saqueados para ornamentar igrejas e monumentos católicos, como por exemplo a famosa Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

Ainda assim o Coliseu guarda sua majestade, cercado por avenidas no Centro de Roma, e é o principal sítio arqueológico da cidade recebendo, anualmente, milhões de visitantes, e ainda um dos mais importantes atrações turísticas de Roma.

2. Arco de Constantino

O que fazer em roma
Conservado, o arco fica bem em frente ao Coliseu.

O Arco de Constantino é o maior dos três Arcos Triunfais e o mais conservado de Roma, com aproximadamente 25 metros de altura. Foi erguido em homenagem à vitória do imperador Constantino contra os Messênicos.

Sua construção utilizou materiais de outros monumentos antigos, da época de Trajano, Adriano e Marco Aurélio.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Roma!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Essa era uma prática que durou por toda a Idade Média, o que resultou em uma combinação preciosa de séculos de história romana em toda a sua estrutura.

Reserve => Acesso prioritário Coliseu, Fórum Romano e Palatino

3. Panteão

monumentos em Roma
O Panteão é uma das maravilhas do mundo antigo.

Considerado a oitava maravilha do mundo antigo, essa impressionante construção revela muito da genialidade dos antigos romanos.

De todos os monumentos, esse é o mais antigo, mais bem conservado e o mais imitado do mundo! Porém, vários mistérios sobre sua construção ainda não puderam ser devidamente esclarecidos, principalmente sobre sua aparência e finalidade. 

Pelo fato de ter mais de 2000 anos de existência, o que se sabe é que foi erguido em homenagem a todos os deuses e que foi destruído pelo menos duas vezes por incêndios, antes de ter a forma e tamanho que tem hoje. O Panteão é, inclusive, uma boa dica de passeio para fazer com chuva em Roma.

Famoso pela sua gigantesca cúpula que permite além da entrada de luz natural, um sistema interessante de captação das águas das chuvas, impedindo que o interior da construção fique molhado. Todos os detalhes dessa impressionantes construção podem ser conferidos no artigo exclusivo sobreo Panteão de Roma.

Atualmente, ele funciona como igreja católica e abriga os restos mortais dos pintores Raffael e Annibale Caracci, os reis da Itália Vittorio Emanuelle II e Umberto I e a rainha Margherita. Se você se interessa por conhecer as igrejas de Roma, não perca o artigo sobre turismo religioso na Itália.

4. Fórum Romano e Palatino

palatino Roma
Ruínas do Fórum Romano.

No passado, o Fórum Romano era o centro do poder da Roma Antiga e o Palatino, localizado no alto de uma Colina, era o lugar onde a nobreza vivia e observava o pequeno vale, entre as colinas do Palatino e do Capitólio, no qual toda a vida cultural, política, econômica, religiosa, administrativa e social da mais poderosa civilização do mundo acontecia. 

No Fórum eram tomadas todas as decisões que faziam de Roma uma potência em organização e prosperidade.

Com o passar dos anos, o Fórum Romano se desenvolveu, expandindo-se com a construção de vários edifícios públicos necessários àquela complexa sociedade.

Por isso foram surgindo outros fóruns, como o Fórum de César, o de Augusto e o de Trajano, formando o conjunto conhecido como “Fori Imperiali” ou Fóruns Imperiais, passeio imperdível, que requer certa disposição.

5. Aqueduto Romano

Pontos turísticos
Pont du Gard/Aqueduto Romano.

A maestria dos antigos romanos no que diz respeito à engenharia é admirável. Imagine que, naquela época, eles juntaram massa feita de lava vulcânica, tijolos e pedras, e decidiram construir o maior sistema de distribuição de água potável do mundo!

Dessa maneira eles deixaram um impressionante legado na história da engenharia e arquitetura, demonstrando o incrível domínio das habilidades desenvolvidas pelos engenheiros da Roma Antiga.

O aqueduto passa por toda a cidade, e embora esteja desativado é fácil reconhecê-lo.

6. Capitólio

Praça do Capitólio
Capitólio é um símbolo da consagração militar de Roma.

O Capitólio, do latim Capitolium, é uma das sete colinas romanas escolhida para abrigar o templo dedicado a Júpiter Capitolino, suprema divindade da cidade.

Símbolo da consagração militar, ali eram homenageados os líderes dos exércitos do antigo império romano, quando retornavam de suas conquistas, para receberem as honras triunfais. 

Desde aquela época, o Capitólio era o centro do poder e onde estavam os principais templos religiosos da cidade. Atualmente, é onde está localizada a sede da prefeitura de Roma.

Agende => Passeio ao entardecer em Roma

7. Muralhas Romanas

Muralhas romanas
Muralhas Servianas | Foto: Roundtheworld, via Creative Commons.

Como imaginar um império sem seus muros de defesa da cidade? Qual arquitetura e quais maneiras de vigiar os acessos ao centro do poder de Roma? Foi certamente pensando em questões como essas que os romanos ergueram suas muralhas. 

As primeiras, erguidas no século VI a.C., foram construídas pelo rei etrusco Tarquínio Prisco, logo depois, receberam reforço e foram ampliadas pelo seu sucessor, Sérvio Túlio, o segundo rei de Roma etrusco, que deu seu nome a elas, as Muralhas Servianas.

Inicialmente as muralhas tiveram como objetivo separar os diferentes povos que se espalhavam pelas sete colinas ao redor do Palatino, possuíam cerca de 11 quilômetros de extensão.

A medida que o império se expandia, a necessidade de defesa era ainda mais importante, muitos inimigos desejavam destruir o poderio de Roma, por isso, já na época do imperador Aureliano, um novo sistema de muralhas foi erguido na cidade, conhecido como as Muralhas Aurelianas.

Construídas entre 270 e 279 d.C., foram fundamentais na defesa de Roma do ataque de bárbaros germânicos. Essa muralha possuía cerca de 19 quilômetros de extensão e é uma das mais bem preservadas do mundo.

Para acessar à cidade, várias “portas” eram construídas e muito bem vigiadas ao longo da muralha.

Essas portas, na verdade são grandes portais que existem até hoje e compõe o cenário urbano da capital italiana. As mais importantes foram a Porta Ápia, Porta de São Paulo, Porta San Giovanni, Porta Flaminia e Porta Pinciana.

Surpreenda-se com a Roma Antiga

Com os sucessivos ataques bárbaros, o império romano iniciou seu declínio, perdendo seu poder no ocidente. Entretanto, a Igreja destacou-se no cenário político e o poder do clero passou a dirigir os destinos de Roma.

Ainda hoje, escolhendo o que fazer em Roma é possível encontrar muitos vestígios da opulência e da força de Roma.

Seu passado é contado em cada monumento e em cada lugar que se possa percorrer, o que faz um simples passeio, se tornar uma verdadeira viagem ao passado de uma das maiores civilizações que o mundo já viu.

Se você é apaixonado por história, não deixe de conferir o artigo com dicas para organizar o roteiro em Roma, que te ajudarão a aproveitar sua viagem.

Além disso, preparei um guia com os melhores hotéis de Roma para te ajudar a escolher onde se hospedar.

E você, já conhecia todos esses marcos da Roma Antiga? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Roma – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Roma? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações em Roma

Para aproveitar ao máximo sua viagem, o ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus tours e excursões em Roma. Se possível, ainda em novembro. Assim, você evita filas na entrada das atrações e garante sua participação em atividades concorridas, que podem esgotar rapidamente para compras de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem preços competitivos, cancelamento gratuito até 48 horas antes e bilhetes digitais para maior praticidade. Além disso, o atendimento é disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Roma

Ter um chip de celular em Roma com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Qual o melhor seguro viagem em Roma?

Contratar um seguro viagem para Roma é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais