Rotas de trem pela Europa: roteiros mais populares para viajar

Rotas de trem pela Europa: roteiros mais populares para viajar

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Quando o assunto são as rotas de trem na Europa, o que não faltam são opções! O continente é cortado por mais de 250 mil quilômetros de ferrovias, sendo possível criar roteiros que ligam diferentes cidades e países.

São trens na Espanha, trens na França, trens na Suíça, trens na Itália e em vários outros países. De verdade, é possível atravessar todo o continente. Contudo, em meio a tantas opções, alguns roteiros de trem na Europa se destacam. Separei algumas das mais populares e belas rotas, para você planejar quais delas entrarão em seu roteiro de trem pela Europa.

Atende bem as opções e veja o que combina mais com o seu estilo e tempo disponível. Importante lembrar o tempo ideal para planejar sua viagem de trem pela Europa é com 3 meses de antecedência. Portanto, não deixe para depois.

Como funciona => Como usar WhatsApp na Europa

Seguro viagem com cobertura para vários países da Europa »

Rotas de trem na Europa

Rotas de trem na Europa

Estas são apenas algumas opções de roteiros de trem na Europa. No post sobre as linhas de trem, eu abordo mais sobre o tema.

Uma das facilidades de se planejar uma viagem de trem é a segurança para reservar com antecedência as passagens pela internet. Para quem está embarcando para uma viagem pela Europa, saiba que é necessário pesquisar muito. Somente assim poderá entender se para determinado trajeto o trem é mesmo a melhor opção.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem , usando o cupom VIAJARMAIS15.


No artigo sobre trem na Europa, dou várias dicas práticas para garantir uma viagem tranquila. As rotas de trem na Europa mais populares são:

  • Viagem de trem de Paris para Londres
  • Viagem de trem de Paris para Bruxelas
  • Viagem de trem de Paris para Roma
  • Viagem de trem de Madrid para Barcelona
  • Viagem de trem de Madrid para Amsterdam
  • Viagem de trem de Lisboa para Porto
  • Viagem de trem de Lisboa para Madrid
  • Viagem de trem de Barcelona para Paris
  • Viagem de trem de Amsterdam para Paris
  • Viagem de trem de Roma para Florença
  • Viagem de trem de Roma para Veneza

Trens na França

Roteiro de trem pela Europa
Trem na França.

Uma das rotas mais famosas sem dúvida nenhuma é a do trem Paris/Londres. Fazer a viagem de trem é a forma mais prática e rápida de viajar desde Paris até Londres. A famosa travessia é feita no trem Eurostar, que passa pelo Eurotúnel, um túnel de quase 51 quilômetros que atravessa o Canal da Mancha e liga a França ao Reino Unido.

A rota é feita em apenas duas horas! Porém, o melhor de tudo é que ao optar em fazer a viagem de trem, chegará direto no centro de Londres, evitando assim esperas em aeroportos, despesas com traslados, excesso de bagagem, etc.

Além dessa rota, os trens que partem de Paris fazem importantes trechos, que ligam a cidade a vários outros países. Algumas das linhas mais procuradas são as que ligam a capital francesa a Espanha, como o TGV Paris/Barcelona.

Por sua vez, quem deseja partir de Paris para a Alemanha a principal linha faz Paris/Frankfurt em cerca de 3h50 minutos.

O trem Paris/Amsterdam tem um trajeto que dura pouco mais de duas horas e é super prático. Além disso, se estiver em Paris há trens para várias localidades da Itália, Suiça e outros países.

Dentro da própria França também é possível visitar diversas cidades e vilarejos com o transporte ferroviário, uma das rotas mais belas é a que liga Paris a Marselha, na região da Provença, e de Paris aos Alpes Franceses, como por exemplo a incrível Annecy.

Trens na Alemanha

Os trens na Alemanha também apresentam diversas linhas que ligam suas cidades entre si e aos países vizinhos. Uma das rotas mais belas na Alemanha é Rota da Floresta Negra (Trem de Offenburg para Konstanz).

Com paisagens deslumbrantes, a Floresta Negra (Schwarzwald em alemão) é uma cordilheira no sudoeste da Alemanha, atravessada pela linha divisória de águas entre o Oceano Atlântico e o Mar Negro. Confira promoção de passagens de trem na Alemanha.

A região ganhou fama devido a sua aura de mistério e por ter sido inspiração para os Irmãos Grimm em várias de suas histórias, como Chapéuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela e Rapunzel.

Outra rota muito conhecida é o trecho Munique/Füssen (Rota Romântica), que é a principal forma de se chegar ao Castelo de Neuschwanstein, um dos principais cartões-postais da Alemanha, localizado no sudoeste da Baviera.

Trens na Espanha

Dicas para comprar passagem de trem na Europa
Trem na Espanha.

A Espanha também tem belíssimas rotas de trem, e sua rede ferroviária liga todas as principais cidades e povoados espanhóis, além claro, de levar a outros países.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada !


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Um dos principais é o trem Madrid/Lisboa. Em terras espanholas são muitas as rotas, o trem Madrid/Barcelona é uma das mais buscadas. Encontre bilhetes de trem na Espanha em oferta.

Quando o assunto é beleza, vale a pena fazer a Rota das Astúrias, que liga Madrid a Oviedo, uma das cidades mais interessantes da região e que conquistou o cineasta Woody Allen.

Trens na Itália

Os trens na Itália também oferecem rotas deslumbrantes, principalmente para os casais. Entre as mais belas estão a Rota Cinque Terre, que percorre uma zona costeira banhada pelo Mar Mediterrâneo, passando pelas vilas Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso.

E a Rota Siciliana, que apesar da beleza da paisagem, oferece trens não são tão confortáveis, então opte por fazer pequenos descolamentos.

Outras rotas importantes são Roma/Florença, Roma/Milão, Roma/Veneza, Roma/Nápoles e Milão/Veneza dentro da Itália. Saindo do país, rotas bastante procuradas são Roma/Paris e Roma/Viena, entre várias outras opções. Veja essa oportunidade de passes de trem na Itália com desconto.

Trens na Suíça

Rotas mais bonitas de trem na Europa
Trem na Suíça.

Quanto o assunto é beleza, algumas das rotas de trem na Europa mais interessantes estão na Suíça, com os seus trens panorâmicos.

A linha Bernina Express, percorre os Alpes, e além da paisagem ser maravilhosa, a própria ferrovia com seus túneis e viadutos, foi eleita Patrimônio Mundial pela Unesco. É uma viagem imperdível! Inclusive, leia sobre as regiões turísticas da Suíça.

Swiss Travel Pass e um passe completo para viagens ilimitadas ao redor do país.

Cidades para incluir no roteiro de trem

Cidades para roteiro na Europa

Viajar de trem pela Europa é uma alternativa que todos os turistas que viajam para o velho continente deveriam experimentar.

Como a maioria dos trens utilizados atualmente são de alta velocidade, é possível fazer uma viagem de três semanas e conhecer mais de 12 cidades em 10 países europeus.

Acho interessante ficar pelo menos 2 dias em cada cidade. Caso não tenha tempo para tudo isso, aconselho eliminar destinos ao invés de ficar menos tempo em cada um deles.

Apesar de uma viagem de trem ser bastante prática, pois as estações são centrais e você não perderá tempo com deslocamentos entre hotel e aeroporto, 1 dia é muito pouco para qualquer destino.

Com este roteiro você poderá partir de qualquer uma das cidades citadas. Nos trechos mais longos como Madrid-Paris, Amsterdam-Berlim, Milão-Barcelona e Barcelona-Madrid existe a opção de comprar uma passagem de trem para viajar durante a noite. Com isso você economizará tempo e uma diária de hotel. Existem poltronas reclináveis e cabines com camas na maioria dos trens.

  • Madrid – acorde sempre bem cedo, perto das 08:00 hs. A cidade tem os fabulosos Museu do Prado e a Galeria Reina Sofia. Além disso, tem uma das vidas noturnas mais agitadas da Europa. Seguindo para Paris, pegue o trem as 14:30; chegará na fronteira com a França as 22:00 hs para pegar outro trem as 22:37 hs. As 07:10 hs estará em Paris. Este trecho é o mais cansativo; poderá passar um dia na fronteira e conhecer os Pirineus Franceses.
  • Paris – visitar a cidade é sempre especial. São diversas atrações com destaque: Louvre, Pompidou, La Villette, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Champs Elisse…por mais que volte mais vezes, sempre terá um gosto especial em sua próxima visita. Próxima parada: Londres, com trajeto feito em menos de 2 horas.
  • Londres – uma das maiores metrópoles do mundo, com diversas atrações turísticas, pubs, Big Ben, música, parques…esta cidade é cheia de história e ficará marcada em sua vida também. Agora é partir para Bruxelas…é rápido…90 minutos de viagem.
  • Bruxelas – com destaque para a Grand Place, uma das praças mais bonitas do planeta, prefira visitar a cidade durante o verão, com seus bares, cervejas e turistas. Se prepare para chegar em Amsterdam…mais 3 horas.
  • Amsterdam – para mim um dos lugares mais perfeitos do mundo. Seus canais, arquitetura, parques, museus e bicicletas fazem desta cidade um destino perfeito para todos os viajantes. Tristeza de partir…6 horas até Berlim.
  • Berlim – O Museu do Muro é obrigação para qualquer turista, como todos os restos que representam este marco histórico. Procure também pelos antigos campos de concentração…são lugares sombrios mas escondem linda paisagens. Berlim é bem organizada e poderá conhecer suas atrações facilmente. Mais 5 horas de viagem.
  • Praga – é daquelas cidades que não é possível entender como foi construída com tanta perfeição. São diversas igrejas, palácios, castelos e pontes. Em vários bares, a cerveja custa somente R$ 3,00 o litro. Você não vai querer partir…garanto!!! Até Viena são 2:30 hs.
  • Viena – tudo é caro na cidade, mas vale a pena conhecer um pouco de sua história, música e seus fantásticos bosques. Para comer procure a 7th district round Neustiftgasse. Próximo destino: Munique em 5 horas.
  • Munique – a cidade com diversos parques, cervejas de litro e badalada vida noturna. Se informe onde acontece a oktoberfest de Munique. Mesmo fora de temporada, alguns locais continuam funcionando. 4 hora até Zurique.
  • Zurique – também não é uma cidade barata. Aproveite para conhecer os restaurantes e lojas elegantes. Para mim, a principal atração é a viagem de trem até Milão. Viaje durante o dia para aproveitar as 4 horas de paisagens estonteantes.
  • Milão – conhecida como a capital da moda da Europa, a cidade é perfeita para quem gosta de compras. Também encontrará diversas construções, castelos e catedrais. Para chegar em Barcelona, precisará viajar durante a noite, são cerca de 15 horas de viagem.
  • Barcelona – conheça a pé todo o bairro gótico, Las Ramblas e não perca nenhuma obra de Gaudi. Aproveite a noite, os cafés, restaurantes e conheça uma pouco do estilo de vida que faz desta cidade umas das mais visitadas em todo o planeta. Até Madrid, mais 11 horas.

CLIQUE AQUI para comprar bilhetes de trem em oferta na Europa »

Vale a pena?

Como escrevi no artigo com dicas sobre como comprar passagens de trem na Europa, é muito fácil, confortável e prático utilizar esse tipo de transporte. Para garantir melhores preços, compre um passe antecipadamente.

Esse tipo de bilhete da o direito a vários trechos durante um período de tempo. São várias opções, escolha a mais adequada. Para uma viagem como essa, com vários trechos curtos, vale a pena sim.

Quando for reservar os hotéis ou albergues para sua viagem, priorize os mais próximos as estações de trem. Existem boas opções em todas as cidades.

Sites para montar o roteiro de trem na Europa

Estas são apenas algumas das possíveis rotas de trem na Europa. A malha ferroviária é tão grande que ficaria impossível falar de todas as possibilidades. É preciso fuçar e pesquisar muito!

O importante é saber que viajar de trem pela Europa é seguro, rápido e confortável. Porém, como tudo em uma viagem é necessário planejar, para saber se de fato é a melhor opção para seu trajeto.

Para conhecer outras rotas populares, entre no site da Rail Europe e clique em “Organize sua Viagem”. São várias ideias de viagem e itinerários.

Também sugiro que você acesse a Eurail que vende apenas passes de trem dentro dos países ou combos entre os países da Europa. Consulte aqui os passes para viajar de trem ilimitado dentro de cada país.

Se ainda tiver dúvidas sobre as rotas de trem na Europa, como reservar as passagens ou qualquer outra questão, deixe um comentário abaixo. Meu trabalho é te ajudar a viajar mais e melhor 🙂

Até + !!!

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Ludmila
    Olá meu nome é Ludmila e pretendo viajar e passar 15 dias na Europa com meu marido e minha filha de 15 anos. Quero ir na Itália e em Paris ( Euro Disney) qual um terceiro país vc sugere para fazermos tudo de trem? Qual site consigo pesquisar albergues privativos? O preço é mais em conta mesmo? Vou desembarcar de avião na Itália e retornar pela Itália… obrigada
  2. Polly Batista
    Olá, Ludmila. Que viagem gostosa em família! Na minha primeira vez na Europa também fui para Itália e França. Ambos têm tantas cidades lindas que já preenchem esses 15 dias. Se você chega e sai pela Itália, dá para ir subindo até Paris, passando por Roma, Florença e Veneza. Em Milão, você pode pegar um trem de alta velocidade e ir direto para Paris ou ir parando em cidades como Lyon e Estrasburgo. Agora, se fizer questão de um terceiro país, sugiro Bruxelas, na Bélgica. Você vai de ônibus ou de trem saindo de Paris, é pertinho. Porém, para 15 dias acho bem corrido. Para te ajudar na escolha da hospedagem em hostel, veja essas opções aqui: - Melhores hostels de Roma - Hospedagem em Florença - Hospedagem em Veneza - Hospedagem em Paris - Hospedagem em Bruxelas - Para comprar todos os trechos de trem e ônibus na Europa: Omio. Boa sorte!
  3. Dea Abreu
    Bom dia Guilherme! Amando todas suas dicas para Europa. Tenho viagem marcada para Paris em setembro, gostaria de ir em Londres e Amsterdam ou Italia e Amsterdam. Me ajuda o que é mais vantajoso? Eu chego e saiu de Paris. Obrigada
  4. Polly Batista
    Olá, Dea. Tudo bem? Tanto Inglaterra, como Itália são bem servidos por trem de alta velocidade a partir de Paris. Eu faria Paris - Londres - Amsterdam, já que a Itália é mais distante e também tem muitas cidades turísticas que valem um roteiro só para elas. Se for a Londres de trem ainda tem a experiência de passar pela Canal da Mancha, que é quando o trem passa por baixo da água. Vai ser ótimo!!! Boa viagem!
  5. Janelice Bastiani
    Olá Guilherme, Adorei as informações, facéis e práticas de entender. Sou cadeirante, gostaria de fazer uma viagem à Europa em 2023 com mais 2 adultos. Tempo previsto 15 dias, roteiro Coimbra, Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Londres e Roma. O que vc acha do tempo e roteiro? Alguma dica? Parabéns, novamente, pela página. Fico no aguardo de sua resposta.
  6. Polly Batista
    Olá, Janelice. Tudo bem? Seu roteiro tem destinos excelentes, porém são muitas cidades para pouco tempo. À exceção de Coimbra, tratam-se de cidades enormes, como Paris, Londres e Roma etc. É preciso, no mínimo, 3 dias em cada lugar desses. Eu sei que é uma escolha difícil, mas em 15 dias eu escolheria um roteiro entre países mais próximos: Portugal e Espanha OU França e Itália OU França e Inglaterra. O deslocamento entre eles é mais prático e você não precisa pegar avião. Todas essas cidades têm ônibus turístico adaptados. É uma ótima maneira de conhecer todos os pontos turísticos e descer nos lugares que você achar mais interessante. Você adquire os bilhetes de 48h em cada cidade e será incrível! Boa viagem!
  7. Hanna Pereira
    Melhor pagina de informacoes da vida!!! Gratidao por tanto,Guilherme.
  8. Luiz Carlos
    hello Seu blog é muito legal, gostei muito. Estou pretendendo ir em Portugal em abril e maio (22/04 a 22/05). talvez faça esse roteiro pela Europa.
  9. Polly Batista
    Oi, Luiz Carlos. Muito obrigada.
  10. Polly Batista
    Oi, Luiz Carlos. Muito obrigada. Boa Viagem!
  11. BRUNA
    Guilherme, Boa tarde Muito boa a leitura, Estou pensando conhecer Europa próximo ano, já pesquisei muito já vi vários blogs, e resta a dúvida, não tenho um inglês dos melhores, fico preocupada quanto as fronteiras, o controle de migração é chato, eles exigem que você tenha inglês ? tenho medo de não entender o que pedem. rs
  12. Polly Batista
    Oi, Bruna. Tudo bem?! Nenhuma imigração exige inglês. Em geral, eles não ficam com muito papo. São perguntas diretas sobre o tempo que você ficará, para onde irá, onde se hospedará. Pesquisa as imigrações que você passará e faz uma cartinha de apresentação em inglês ou no idioma local para levar. Em caso de bronca maior, já a apresenta. Mas, em geral, é bem tranquilo. Não tema. Leve todos os comprovantes de hospedagem, passagem de volta, seguro viagem, passeios e dinheiro. Pela minha experiência, a imigração mais chata foi a da Inglaterra. As demais só perguntaram onde ia me hospedar e estava com os comprovantes em uma pastinha separada. Tranquilo. Boa sorte!!!!
  13. Gabriela
    Olá Guilherme, meu nome é Gabriela e estou planejando uma viagem para Europa para Jan/2020, visto que tenho 3 filhos nas idades 5,10 e 15 anos. Qual roteiro vc me indicaria para 25 dias? Temos interesse em Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Itália, Amsterdã. O que devemos providenciar? Qual a média de custo,?
  14. Polly Batista
    Olá, Gabriela! Tudo bem?! Vamos lá... não tem como prever custos com tanta antecedência, principalmente com a variação do dólar (que acaba refletindo na nossa moeda frente às demais moedas)... Na minha opinião, são muitos países para fazer em 25 dias. Eu concentraria em 3, no máximo 4. A Itália por si só tem tantas cidades para conhecer que não cabe em uma única viagem. Você deve levar em consideração o tempo de deslocamentos que acabam levando o dia inteiro... eu tenho uma fórmula simples: a cada destino adicionado em um roteiro eu conto um dia inteiro para deslocamento (acredite que não é muito, pois em dia de deslocamento, você tem que fazer tudo com folga para não correr o risco de perder o trem ou avião, então, acaba sendo um dia meio "perdido" para roteiro). Então, se você quer conhecer 6 países, precisa de 6 dias inteiros para deslocamentos, checkout, checkin, transfer para aeroporto ou estação de trem etc... Então, dos 25 dias, restaria apenas 19 dias completos para turistar com tranquilidade. Enfim, ficaria com Portugal, Espanha e França ou França, Holanda e Inglaterra ou Itália, França e Holanda ou Bélgica. Espero ter ajudado!
  15. Jacqueline Rodrigues
    gostaria de fazer uma viagem em janeiro eu e meu esposo. começariamos pela alemanha e desceriamos de trem ate portugal. Gostaria de dicas de roteiros e quanto tempo em cada lugar e os melhores locais para se conhecer tipo AQUELES QUE JAMAIS ESQUECERIAMOS. Sendo que estou na duvida de quanto precisaríamos levar. seria melhor comprar o passe de trem aqui, reservar os hoteis pelo booking Temos 29 dias.
  16. Guilherme Tetamanti
    Oi Jacqueline, Seguem alguns links para te ajudar: - Roteiros de trem na Europa - Tudo sobre passes de trem na Europa - Dicas para reservar hotéis no Booking Abraços
  17. leandro Fernandes
    Oi Guilherme, muito legal esse roteiro, parabéns ... Estamos pensando em ir em maio, mas temos uma bebê que terá 2 anos, o que você acha ? Muito complicado ? Obrigado.
  18. Guilherme Tetamanti
    Oi Leandro, Viajar de trem na Europa é muito simples, confortável e prático. Acho tranquilo ir com criança, bem mais em relação a avião ou ônibus. Abraços
  19. Fernando Barbosa
    Olá Guilherme! As estações de trem são próximas ao centro ou hotéis que você se hospedou? Como faz para se locomover nas cidades?
  20. Guilherme Tetamanti
    Fala Fernando, A grande maioria das estações de trem são sim interligadas com o metrô. Tenho vários artigos sobre meios de transporte na Europa. Quase sempre me organizo pelo Google Mapas. Abraços
  21. Hellen
    oi, estou planejando um roteiro para fazer entre outubro e dezembro deste ano... qual roteiro voce me indica e quando devo gastar? queria começar por lisboa e terminar em paris, é uma boa ideia? quanto devo comprovar para conseguir entrar nestes locais? necessita de visto? Estou totalmente perdida rs não sei por onde começar para planejar! Irei sozinha!
  22. Guilherme Tetamanti
    Oi Hellen, Qualquer rota de trem que você imaginar na Europa é uma boa ideia, vai de suas preferências. Sugiro algumas nesse post. Para entrar na Europa, brasileiros podem ficar até 90 dias e não precisam de visto para os países que fazem parte de Tratado de Schengen, entre eles Portugal e França. Não há um valor fixo para comprovar, apenas que tem condições de se manter durante a viagem, ir com voo de volta comprado, reservas de alguns hotéis, etc. Seguro viagem é sim obrigatório. Estou escrevendo um ebook onde falo sobre todas essas questões, devo lançar até final de fevereiro. Cadastre seu email para receber as novidades! Abraços
  23. Guilherme Tetamanti
    Oi Gabi, Depende de alguns fatores. Sugiro que cote um passe, falo mais nesse post. Abraços
  24. Helô
    Olá... Adorei o blog. Dúvida, como é o transporte das malas de trem? tem limite de peso, tamanho?
  25. Guilherme Tetamanti
    Oi Helô, Não existe despacho de malas, ou seja, você mesma tem que levar sua bagagem no trem. Não existe limite, mas é bom não exagerar para ter mais conforto! Abraços
  26. Adriana
    Boa noite Guilherme, muito legal seu blog Adorei as dicas.. vc usou seu celular mesmo lá? Comprou outro chip lá ou funciona a 4G do chip brasileiro? Outra dúvida.. se compro o aéreo ida e volta, o horário impresso na passagem se refere ao horário do Brasil ou de onde é a volta?! Tenho medo da volta de me perder no fuso horário
  27. Guilherme Tetamanti
    Oi Adriana, Não use a internet do chip brasileiro, você gastará uma fortuna. Falo mais sobre isso no post sobre como usar internet em viagens. O horário impresso nas passagens é sempre o horário local! Abraços
  28. Gabi
    Quanto em média custa ao total esse roteiro de trens?
  29. GUSTAVO
    OLÁ GUILHERME, VOU VIAJAR PARA ALEMANHA (DUSSELDORF) TENHO INGLES MACARRONICO, NUCA FUI A EUROPA E PRETENDO IR DE TREM ATE COLONIA E DRESDEN. VC TEM EXPERIENCIA EM VIAGENS TREM ALEMNAHA. TERIA ALGUMA DICA BOA. OBRIGADO!
  30. Guilherme Tetamanti
    Oi Gustavo, Viajei sim de trem pela Alemanha, é super fácil, precisa apenas saber o básico do inglês. Faça todas as reservas com antecedência, através do Rail Europe, o maior site de tickets de trens da Europa...o melhor, tudo em português. Espero que ajude. Abraços
  31. Erick
    Guilherme, Primeiramente parabéns pelas dicas, aguça ainda mais a vontade de conhecer novas culturas. Estamos planejando uma viagem para Europa entrando por Portugal devido a facilidade com a língua. Mas e saindo de Portugal, como fica? Tenho um inglês bem mequetrefe, quebra um galho mas com certa dificuldade. Em países como França, Holanda, Alemanha, Noruega... É fácil encontrar pessoas que falam inglês? Como é a comunicação no geral?
  32. Guilherme Tetamanti
    Erick, Não importa se seu nível de inglês ainda não é dos melhores, você precisa dar a cara a tapa e praticar. Sim, é fácil encontrar pessoas que falam inglês, por toda a Europa. Em Paris é um pouco mais chato, mas nada que você não consiga pedir informação. E outra, sempre tenho aplicativos de smartphone que fazem tradução...ajuda muito. Abração
  33. Frank
    Olá Guilherme, Embargo dia 05/05/14 para Europa (Irlanda-Dublin) e meu retorno está agendado para 06/05/14 (Dublin). Penso em adquirir um pass da Eurail Global para 30 dias e conhecer o máximo de lugares possíveis, mas claro, sem comprometer a qualidade. Vou sozinho... acha arriscado viajar só pela Europa? Nunca fiquei em albergue mas já tenho a carteirinha... Tem algum roteiro que julga ser viável para meu caso? abraço, Frank
  34. Guilherme Tetamanti
    Oi Frank, Na Europa na maioria dos casos é mais tranquilo, ainda mais sendo homem. Claro que deve tomar cuidados, mas algo que já nasce sabendo sendo brasileiro. Sozinho e ainda ficando em albergues, eu adoro viajar assim. Vai em frente!!! Abraços
  35. Estela
    Ola Guilherme. Você disse que prefere sempre ficar uns 2 dias em cada cidade.. Nessa viajem de trem, você conseguiu fzer isso? Eu estava pensando em como conhecer toda a Europa e achei muito interessante essa opção. Abç
  36. Guilherme Tetamanti
    Oi Estela, Esse post escrevi antes da volta ao mundo. Hoje em dia prefiro viajar mais devagar...kkkk. Mas realmente, é possível viajar bastante de trem, é muito fácil. Obrigado pela visita :) Um abraço
  37. Mackson Diego
    Oi Guilherme, gostei muito do blog, tem dicas excelentes. Ano que vem, vou fazer uma viagem para a Europa, vou ficar durante 1 mês. Quantas cidades e quantos dias em cada eu posso ir? Abraço
  38. Guilherme Tetamanti
    Oi Mackson, em cidades grandes gosto de ficar pelo menos uns 3 dias Depende tb das atividades em cada lugar e preferências de cada um. Obrigado pela visita. Abraços
  39. Thiago
    Olá Guilherme, parabéns ficou muito boa sua dicas.. Por favor, estou programando uma viajem para 2013, eu, minha esposa e meu filho de 3 anos ... Existem hotéis que nos hospedem com simplicidade, conforto e economia? Não optei por albergues devido ao bebê... Obrigado!
  40. Guilherme Tetamanti
    Oi Thiago, Existem sim hotéis baratos em toda a Europa. Em 2006 viajei ficando somente nas redes Formula 1. O quarto hoje em dia custa cerca de 30-40 euros. Outros bem conhecidos são Ibis e Accor. Não tenha medo dos albergues, a grande maioria possui quartos privativos. Abraços e boa viagem!!!
  41. Monica
    Vou olhar! Obrigada!
  42. Monica
    Quero viajar para a Europa, mas ainda estou super perdida! Esse esquema de trem fica quanto, mais ou menos? Vi que há a possibilidade de viajar um período de tempo com um ticket. Quanto seria? Que sites você recomenda para compra de tickets? Obrigada!!
  43. Guilherme Tetamanti
    Oi Monica, O preço depende do ticket que você comprar, de acordo com o número de dicas. Pesquise no site da Rail Europe, uma companhia de trens muito conhecida na Europa. Obrigado por participar. Até + !!!
  44. Jonas
    Olá Guilherme, Qual foi a época de sua viagem? Ficou em hotel ou outro tipo de acomodação? Com o ticket da RailEurope consigo fazer esse seu roteiro? Alguma dica de hotel nesses lugares? Abraços, Jonas
  45. Guilherme Tetamanti
    Oi Jonas, Fiz a viagem em setembro, entre inverno e verão. Sempre fico hospedado em albergues. Geralmente utilizo os sites Hostel Bookers, Hostel World e Trip Advisor para hotéis. O RailEurope é muito bom para viajar de trem na Europa. Obrigado por participar. Abraços
  46. MICHEL MARIANO PIZZETTI
    Adorei teu site, ano que vem quero fazer esta viagem, gostaria de saber se vc fez com um único ticket GLOBAL PASS??? Obrigado
  47. Guilherme Tetamanti
    Oi Michel, Fico feliz que gostou...legal saber que estou ajudando outros viajantes. O ticket é da RailEurope, onde você pode comprar um passe e utilizar qualquer trem deles por um determinado número de dias. Depois volte aqui e conte como foi a viagem!!! Abraços
Quero Viajar Mais