Se a sua ideia for elaborar um roteiro de carro na Itália, prepare-se para ver cenários de intensa beleza e encantamento, dignos de inspirarem os mais tímidos admiradores.
A sensação é a de que por todo lado existe uma tela a ser pintada, uma história a ser contada, tamanha a profusão de paisagens, muito mais belas do que aquelas vistas e romantizadas nas novelas. Difícil será saber por onde começar!
Uma boa dica é saber o que você quer realmente ver e sentir nesta experiência. Prefere curtir praias banham a Europa ou fazer uma rota mais clássica?
Quer visitar uma vinícola ou está mais para o lado do turismo religioso? Pretende incluir experiências gastronômicas ou o roteiro precisa ser aquele sonhado para a lua de mel?
A Itália oferece tudo isso e muito mais! Afinal, ela é conhecida como o “berço da civilização” e dependendo do tempo que você tiver disponível, facilmente conseguirá viver todas estas experiências e outras que somente esse país incrível, pode te proporcionar!
Planeje sua viagem => Hotéis muito bem avaliados na Itália
Preço do seguro viagem para a Itália »
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Itália, usando o cupom VIAJARMAIS15.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Itália!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Neste artigo você vai ver:
Roteiro de carro na Itália: organização
5 dias na Itália
Para um roteiro de carro na Itália, com apenas 5 dias disponíveis é pouco. No entanto, nada que com organização não seja possível de ser feito.
Se for sua primeira vez no país, comece por Roma, com dois dias é possível conhecer suas atrações turísticas mais visitadas como o Vaticano, o Coliseu, Via dei Fori Imperiali, o Pantheon, a Fontana di Trevi, Piazza Venezia, Piazza Navona e Piazza di Spagna.
Porém lembre-se, dentro do Centro Histórico não é possível entrar com carros particulares, apenas transporte público.
Considere as filas para entrar nas atrações para não perder tempo e, se for necessário, flexibilize: você pode conhecer a Basílica de San Pietro (Vaticano) e deixar o museu para uma outra oportunidade, por exemplo.
Nos próximos três dias pegue o carro e viagem para o Sul, em direção à Nápoles, a ideia é ver o Vesúvio da estrada, fazer um giro pelo centro e comer a deliciosa pizza napolitana.
Você pode se hospedar em Nápoles ou escolher uma das cidades da Costa Amalfitana como Amalfi, Ravello e Positano, que são lindas e bem próximas uma da outra.
Se o tempo estiver bom, você pode ir até Sorrento conhecer o Centro Histórico e de lá, pegar um barco para dar uma chegadinha em Capri, o passeio até a ilha dura cerca de 20 minutos.
Se não for sua primeira vez no país, seu roteiro de carro na Itália pode começar por Milão (Milano). Com um dia você pode visitar os principais pontos turísticos de Milão, como o Duomo, Castelo Sforzesco e a Galeria Vittorio Emanuelle.
Depois siga para Verona, onde poderá se hospedar e explorar a cidade, além disso será possível fazer um bate-volta à Veneza e Pádua (Padova).
Só não esqueça que carros não circulam em Veneza e pagar estacionamento é bem caro. Veja como chegar em Veneza e se locomover pela cidade.
CLIQUE AQUI para alugar carro barato na Itália »
7 dias na Itália
Com dois dias a mais no seu roteiro de carro na Itália significa que você tem um pouco mais de tempo para a observação dos detalhes, por isso eu incluiria um dia a mais em Roma, para que você possa curtir seus inúmeros monumentos e museus.
Isso significa usar como referência o roteiro para 5 dias na Itália, aumentando em um dia a estadia em Roma, com direito a almoço em Frascatti ou Castel Gandolfo, além de um dia a mais no sul.
Aproveite e dê uma esticadinha até Sorrento para provar o famoso licor “limoncello”, conheça a cidade que é de pura delicadeza e por fim, assista a um lindo pôr do sol.
Se escolher chegar pelo Norte, inicie por Veneza (veja os passeios para fazer de graça em Veneza) e inclua Firenze (Florença) em seu roteiro.
10 dias na Itália
Dez dias já nos permite cruzar mais algumas das 20 regiões no roteiro de carro na Itália. Dessa vez, uma boa pedida é começar pela Toscana.
Para um roteiro de carro, essa região italiana é convite a fotografias maravilhosas, além de um colírio para os olhos de todo viajante.
Visite uma vinícola ou banhe-se nas águas medicinais das Termas de Saturnia, cuja lenda conta que o local foi criado por um raio lançado por Júpiter, durante uma briga com seu pai Saturno.
A primeira parada é Firenze ou Florença, em dois dias nessa encantadora cidade conheça os atrativos turísticos de Florença como o Duomo, a Ponte Del Vecchio e o centro histórico.
Deleite-se com a beleza do Giardino Bardini, um jardim com vista panorâmica de Firenze e que tem mais de 500 anos de história, hospede-se na cidade, pois essa é uma das melhores regiões para ficar em Florença.
Reserve um dia para Pisa e outro para Siena, chegue cedo para aproveitar o dia nas cidades. Confira também
De Siena também é possível dar uma esticadinha a San Gimignano para provar um gelato (sorvete) da gelateria eleita a melhor do mundo, a Gelateria Dondoli, ou, se você for amante dos vinhos, visite Chianti, nesse caso, deixe o carro no estacionamento e faça uma excursão para degustar vinhos Montalcino, Pienza e Montepulciano.
No quinto dia, vá até Veneza. Para não pagar uma fortuna de estacionamento, hospede-se em Mestre, de lá é só pegar um trem para o centro de Veneza.
Com dois dias você conhecerá outros dos principais destinos turísticos da Itália e ficará com aquele gostinho de quero mais.
No sétimo dia pegue o carro de Veneza até Padova (Pádua), cerca de 40 min, passe a manhã por lá, depois do almoço, siga para Bologna, mais uma hora e meia de viagem.
A cidade é um agito só, devido ao grande número de estudantes, e você poderá curtir a noite saboreando o autêntico macarrão à Bolognese!
Vale passar a manhã por lá também, afinal, Bologna tem muita coisa interessante como a Biblioteca Salaborsa, que além de ser linda é uma das mais modernas do mundo, localizada sobre ruínas da antiga Roma e a brincadeira do telefone sem fio na Il Voltone del Podestà.
Almoce e siga para Roma, assim você chegará ainda de dia e terá o fim da tarde e o início da noite para ver o efeito das luzes sobre os diversos monumentos.
Aproveite para comer uma bela pizza em uma das muitas Trattorias, espalhadas pelos becos (vícoli) da cidade. Confira também sugestões de onde comer em Roma.
15 dias na Itália
Um roteiro de carro na Itália de 15 dias, ainda pode não ser o suficiente para quem como eu, ama aquele país.
Porém, é ideal para que você possa viver algumas das maravilhas que ele tem para oferecer, desde a diversidade de patrimônio artístico e paisagens fulgurantes, até a culinária saborosíssima!
Nesse roteiro é interessante começar pelo Norte, por Veneza. Com três dias na cidade muita coisa pode ser vista não apenas em seu centro histórico, como nos lugares perto de Veneza.
No quarto dia será o momento de sair da região do Veneto e seguir para a Toscana. Tenha como base a cidade de Firenze, pois de lá será fácil o deslocamento para cidades vizinhas como Siena, Pisa, Lucca, San Gimignano e Chianti.
Três dias pela cidade está de bom tamanho. Se tiver mais tempo, planeje um roteiro de 15 dias na Toscana, você não vai se arrepender.
No sétimo dia saia cedo, o destino é Peruggia e depois Assis, na região da Úmbria. Pernoite em Assis porque além de uma singela beleza, possui uma atmosfera de emoção e paz.
No oitavo dia siga para Roma após o almoço, com cerca de duas horas e meia, você já estará na Cidade Eterna. Reserve os próximos 4 dias para ela.
Deixe os últimos 4 dias de viagem para descobrir a beleza indescritível do Sul da Itália. Vá em direção à Nápoles, passeie pelo centro, pelo litoral e saboreie a melhor mozzarella di búfala do mundo!
Visite as ruínas de Pompeia, conheça a belíssima Costa Amalfitana, onde se localizam Amalfi, Ravello e Positano.
Esse é o ponto da viagem em você precisa deixar o tempo parar, entre em sintonia com as maravilhas desses lugares especiais, pois é hora de recarregar as energias para voltar para casa.
Dicas para quem viaja de carro
Passear pela Itália, ver de perto os vestígios de um passado glorioso e também cheio de derrotas e tristezas, é realmente um sonho.
Mas fazer um roteiro de carro na Itália pode trazer alguns inconvenientes que sem planejamento, pode transformar sua viagem em um verdadeiro fiasco:
- Em algumas cidades, para visitar o centro histórico o acesso é feito apenas com os transportes públicos (metrô/ônibus), ou a pé, carros particulares são impedidos, são as ZTL – Zonas de Tráfico Limitado, preste atenção nas placas, porque a multa é bem alta;
- Estacionar, principalmente nas cidades mais turísticas da Itália, pode ser um pouco confuso, pois as vagas são demarcadas por cores. As faixas brancas significam estacionamento livre, as azuis a pagamento e as amarelas para veículos autorizados (as duas últimas sujeitas a reboque). Entretanto, é raro, mas pode acontecer de você se deparar com zonas sem nenhuma faixa, mas em condições de estacionar, verifique as sinalizações e na dúvida, se informe;
- Verifique a documentação exigida para dirigir na Itália, você precisará da CNH e da PIB – Permissão Internacional para Dirigir, de preferência traduzida para o italiano. Verifique no site do Detran do seu Estado como proceder;
- Se pretende aproveitar o verão na Itália, lembre-se que as cidades litorâneas ficam lotadas, tenha paciência e atenção às sinalizações, pois na Itália faixa de pedestre tem a mesma função que semáforo, isto é, ao ver uma, pare;
- Prepare-se, os italianos dirigem de forma bem louca no trânsito, esteja atento, mas respeite a velocidade máxima estipulada, os controles de velocidade (Autovelox), funcionam e muito bem! Confira também o artigo com dicas para alugar carro na Itália, são informações sobre estradas, melhores locadoras e um comparativo sobre o site da Rentcars, que uso e recomendo!
- As estradas italianas são ótimas para dirigir, isso se deve aos inúmeros pedágios, inclua esta despesa em seu orçamento. Se a viagem contemplar outros países, leia mais no artigo que conta como viajar de carro pela Europa.
- Evite deixar malas e objetos de valor no interior dos veículos, não é só no Brasil que furtos a veículos acontecem.
Roteiro de carro na Itália: dicas
A Itália é um país lindíssimo e fazer um roteiro de carro nesse país é ainda mais interessante, uma vez que, além de você poder conhecer os pontos turísticos obrigatórios na viagem, o trajeto já vai te trazer um enorme encantamento.
Como há várias cidades a se visitar, leia o artigo, pesquise as atrações e organize seu roteiro com calma.
Não se esqueça de todos os documentos necessários e de ter sempre mapas, seja em papel ou em aplicativos, para você poder se deslocar com mais certeza. E, na dúvida, pergunte sem medo.
Você está com planos de viajar de carro na Itália? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis na Itália.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de trem.
Melhores passeios na Itália
Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na Itália. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.
Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.
Onde comprar chip de celular na Itália?
Ter o melhor chip na Itália é essencial para garantir praticidade e segurança. Com acesso ilimitado à internet, você pode acessar mapas, tradutores, serviços de transporte e se manter 100% conectado, tudo na palma da sua mão.
Ao testar as opções disponíveis, a America Chip é a minha escolha por sua excelente cobertura, conexão rápida e estabilidade do sinal. Ao utilizar o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS, você ganha 10% OFF em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.
Qual o melhor seguro viagem na Itália?
Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Itália é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.
Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *