Roteiro em Campos do Jordão: o que fazer em 3 dias de viagem

Roteiro em Campos do Jordão: o que fazer em 3 dias de viagem

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Planejar um roteiro em Campos do Jordão parece ser muito difícil, principalmente em poucos dias de viagem, mas fique tranquilo que vou lhe ajudar com muitas opções.

Darei dicas também para um maior número de dias e para todos os orçamentos possíveis para quem quer conhecer a “Suíça brasileira”. Campos do Jordão é famosa principalmente no inverno, porém se engana quem pensa que os turistas vão apenas nessa época do ano.

Por se tratar de uma cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, perto de Minas Gerais e Rio de Janeiro e a menos de 2 horas da capital paulista, é destino certo para turistas do Brasil, e de vários lugares do mundo.

Aliás, a beleza da região é tamanha que muitos casais optam por passar a lua de mel na cidade. Certamente tantos turistas exigem da cidade programas e atividades culturais e recreativas o ano todo, em todas as estações.

Vem comigo saber o que fazer em Campos do Jordão e descobrir dicas práticas para economizar na reserva online dos melhores tours com cancelamento grátis.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Campos do Jordão

Seguro viagem para conhecer o Brasil »

Como fazer um roteiro em Campos do Jordão

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para Campos do Jordão. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem por São Paulo, visitar Campos do Jordão é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Campos do Jordão é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em Campos do Jordão só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro em Campos do Jordão:

  • 1° dia: Tour pela Vila Capivari + Morro do Elefante
  • 2° dia: Tour gastronômico + cervejaria Baden Baden
  • 3° dia: Parque Amantikir + Borboletário

Quantos dias ficar em Campos do Jordão?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em Campos do Jordão, que você pode planejar um roteiro com 4 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.


Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!


Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


A cidade tem muito a oferecer, principalmente suas paisagens naturais e arquitetura com estilo europeu.

Um dia em Campos do Jordão: o que fazer?

Dicas Campos do Jordão
Mirante do Belvedere | Foto: Kurtiago, via Wikimedia Commons.

Se você tem apenas 1 dia em Campos do Jordão, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia em Campos do Jordão ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Campos do Jordão, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

Se estiver indo de carro, uma boa dica já fica antes mesmo de chegar à cidade, a Vista Chinesa ou Mirante do Belvedere. Fica na beira da estrada, bem perto do Portal de entrada, ao lado esquerdo da rodovia. Sem dúvida, é uma ótima opção para quem quer descansar após horas dirigindo.

É interessante até mesmo para quem quer simplesmente comer algo e tomar um caldo de cana enquanto contempla o Vale do Lajeado. O local possui estacionamento e a entrada é gratuita. Para quem não tem muitos tempo para ficar mais dias em Campos do Jordão, sugiro priorizar os pontos turísticos mais famosos.

Dessa forma, comece pela Vila Capivari, para se deslumbrar com a arquitetura com estilo europeu. Delicie-se também com chocolates e cervejas artesanais, verdadeiros clássicos da região. Este roteiro “bate e volta” geralmente é feito por quem vive no Vale do Paraíba, tem pouco tempo e não quer gastar muito.

O Capivari também é ideal para comprar compotas e geleias, malhas, queijos e souvenirs. Os bares e restaurantes são um capítulo à parte na Vila com opções tanto para o dia quanto para a noite, dependendo da sua hora de ir embora. Há quem prefira agendar um city tour em Campos do Jordão para não perder nada.

Hotéis e regiões em Campos do Jordão
Teleférico Campos do Jordão | Foto: Tom Carvalho, via Wikimedia Commons.

Após conhecer o coração da cidade, ver os diferentes bares, fazer três pedidos na Paróquia São Benedito (uma superstição conhecida no interior quando se vai à uma igreja pela primeira vez), o próximo ponto turístico é o Morro do Elefante.

O lugar está situado a poucos metros do Capivari, com seus 1.800 metros de altitude. Lá você encontrará o pequeno Parque dos Elefantes, com réplicas do animal que ensinam de maneira didática para as crianças tudo sobre a evolução do mamífero desde a pré-história.

Para chegar neste parque, existem duas maneiras: de carro (que torna a atração gratuita) ou pelo teleférico de Campos do Jordão, o primeiro construído no Brasil. Já quem não gosta de altura pode aproveitar o passeio também no lago com pedalinhos em forma de cisnes.

Voltando para a Praça do Capivari é possível fechar o dia com ‘chave de ouro’. Conheça a Estação Emílio Ribas e compre ingressos para o Bondinho Turístico que corta a Estrada de Ferro de Campos do Jordão e leva seus passageiros em um vagão retrô com assentos de madeira até o portal da cidade.

O trajeto é feito em aproximadamente 30 minutos e passa pelos principais bairros de Campos. Além disso, na mesma estação, é possível embarcar no Trem do Mirante, que liga a estância climática até Pindamonhangaba, atravessando outras cidades como Santo Antônio do Pinhal.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Campos do Jordão que não podem faltar na sua primeira vez na cidade. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Campos do Jordão e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Campos do Jordão:

Roteiro de 2 dias em Campos do Jordão

Lua de mel em Campos
Campos | Foto: Pedro Henrique Ponchio, via Wikimedia Commons.

Se o seu roteiro em Campos do Jordão é de dois dias, após conhecer a região central e os principais pontos turísticos que tal focar em um roteiro cultural e gastronômico? Sugiro começar seu passeio no bairro Alto da Boa Vista para conhecer o Museu Felícia Leirner. Compre seu ingresso para o Museu Felícia Leirner.

O lugar tem esculturas a céu aberto, entrada gratuita e espaço para piquenique, com vista para a Pedra do Baú. No mesmo local fica o Auditório Claudio Santoro, que sedia todos os anos o principal festival de música erudita da América Latina.

Se a fome bater, no próprio auditório tem um Bistrô. Ou se preferir, parta para o próximo ponto turístico de Campos do Jordão, o Palácio Boa Vista. Trata-se da residência oficial de inverno do governador de São Paulo. Ela conta com obras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Aldo Bonadei, Di Cavalcanti e Portinari.

Por fim, ao sair você vai se deparar com uma cafeteria muito charmosa com vista panorâmica para a Serra da Mantiqueira. Vale a pena parar para um café e uma bela foto das montanhas.

Ainda no bairro Alto da Boa Vista, vá até o Mosteiro São João, residência das monjas “beneditinas”. Assista ao recital de canto gregoriano que acontece todos os dias às 17h45. O local chama atenção pelo enorme jardim, a Capela de São João Batista e uma área de venda de artesanato, pães, biscoitos, bolos, doces e geleias.

Esses produtos são produzidos e vendidos pelas monjas para seu sustento, visto que a ordem a que pertencem preza que elas vivam do próprio trabalho.

Depois de visitar tantos lugares e aprender mais sobre cultura nesse roteiro, é hora de relaxar em um verdadeiro ícone gastronômico da cidade: a Fábrica da Baden Baden.

Durante a visita guiada pela cervejaria você vai conhecer todo o processo de produção da cerveja. Pode até degustar chopes das versões Bock e Cristal, referência na região. Para arrematar o dia, que tal visitar o Restaurante Krokodilo? Experimente o mais famoso fondue da cidade ou as opções com massas e carnes exóticas.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Campos do Jordão sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Campos do Jordão:

Roteiro de 3 dias em Campos do Jordão

Campos do Jordão a pé
Amantikir Garden | Foto: Alexandre Valerio Mussio, via Wikimedia Commons.

No terceiro dia de viagem, sugiro que conheça outra vertente de Campos, o ecoturismo. Que tal começar no Parque Amantikir Garden? Um dos cartões postais mais procurados por reunir em seus 60 mil m² mais de 20 jardins temáticos.

Utiliza mais de 700 espécies de plantas para representar 14 países. Além da inspiração em diferentes partes do mundo, o jardim do Amantikir tem um labirinto. Ele é feito de grama, com paredes com mais de dois metros de altura. E ainda uma charmosa casa na árvore que é disputadíssima por crianças e adultos. Faça um passeio no Amantikir Garden

Seguindo as dicas ecológicas, o Parque Estadual de Campos de Jordão, conhecido como Horto Florestal, que fica a menos de 15 km do centro turístico da cidade.

O parque é rodeado de árvores nativas da Serra da Mantiqueira e possui cinco trilhas com vários níveis de dificuldade em seus 8 mil hectares. Compre o ingresso para o Horto Florestal.

Férias em Campos
Portal Campos do Jordão | Foto: OS2Warp, via Wikimedia Commons.

Ainda nas redondezas do Horto, para aproveitar bem o dia, com toda a certeza, vale a pena conhecer o Borboletário Flores que voam. É um passeio que reúne em uma estufa mais de 35 espécies de borboletas. Elas voam livremente entre as flores. Este é um dos poucos borboletários no Brasil com acesso público.

Só com essas sugestões já dá para preencher o roteiro de um dia todo. Mas sempre podemos arrumar espaço para mais uma atração, não é mesmo? Então conheça uma que agrada pessoas de todas as idades, inclusive crianças: o Parque Tarundu.

O parque tem mais de 33 atividades para todas as faixas etárias. Além disso, o passeio pode ser encerrado com um voo de balão. Falo mais sobre o que fazer neste parque no artigo sobre o que fazer em Campos do Jordão com crianças.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Campos do Jordão tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3 em Campos do Jordão:

Quanto custa Campos do Jordão por dia?

Para descobrir quanto custa Campos do Jordão por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis em Campos do Jordão, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Campos do Jordão, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios em Campos do Jordão?

O ideal para organizar o roteiro em Campos do Jordão é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Campos do Jordão, assim como guias brasileiros, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em Campos do Jordão

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas.

Recomendo o site da Civitatis, boa e confiável empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.

Guias locais que fazem roteiros em Campos do Jordão

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Campos do Jordão, é fazendo uma visita guiada com um guia que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem em Campos do Jordão há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Campos do Jordão. Os melhores para incluir no roteiro são:

Roteiro pelos museus de Campos do Jordão

Incluir no roteiro visitas nos melhores museus de Campos do Jordão é fundamental para conhecer mais afundo a história local, assim como ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo. Confira esse museu em Campos do Jordão:

Roteiro de ônibus turístico em Campos do Jordão

Os roteiros de ônibus em Campos do Jordão são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantos lugares para visitar, é difícil saber por onde começar.

Essas rotas de ônibus turísticos, também conhecidas como hop-on hop-off, são uma ótima maneira de conhecer diferentes atrações turísticas em pouco tempo, sem gastar tanto dinheiro.

Oferecidos com audiodescrição em vários idiomas, o que é ótimo para obter informações sobre cada atração ao longo do itinerário, esses populares roteiros guiados de ônibus em Campos do Jordão incluem paradas nas principais atrações da cidade, como a região central, o Morro do Elefante, o bairro Alto do Capivari, o Pico do Itapeva, entre outros.

A melhor parte é que essas empresas de ônibus turísticos oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência, ao comprar os tickets de 1, 2 ou 3 dias.

Para te ajudar a obter o máximo de sua visita, veja a lista dos melhores tours de ônibus para você organizar seu roteiro em Campos do Jordão:

Roteiro de bicicleta em Campos do Jordão

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar Campos do Jordão e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta em Campos do Jordão são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro:

Roteiro a pé em Campos do Jordão

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em Campos do Jordão é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local. Veja um passeio a pé em Campos do Jordão:

Roteiro em Campos do Jordão com crianças

Montar um roteiro em Campos do Jordão com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como aproveitar a viagem com seus filhos, veja algumas sugestões de roteiros com crianças em Campos do Jordão.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até atrações bastante procuradas, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

Roteiro romântico para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam Campos do Jordão para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica em Campos do Jordão, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos em Campos do Jordão para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Passeios de aventura em Campos do Jordão

Se você pensa em Campos do Jordão e atividades de aventura não vem à sua cabeça, saiba que há opções bacanas para quem gosta de adrenalina. Veja algumas:

Transfers em Campos do Jordão

A maioria dos viajantes que visitam Campos do Jordão chegam em um dos aeroportos de São Paulo. Se você quer subir a serra com conforto e segurança, Agende o seu transfer do aeroporto de Guarulhos para Campos do Jordão:

Dicas finais para organizar o melhor roteiro

Essas sugestões de roteiro em Campos do Jordão servem apenas como um guia. Com elas você pode se planejar melhor, pesquisar sobre transportes públicos, valores, tempo de visita nos museus e, principalmente, economizar tempo.

Com as dicas de Campos do Jordão, você pode organizar seu próprio cronograma de viagem. Pode incluir, por exemplo, cidades próximas e diferentes restaurantes, já que o polo gastronômico da cidade é grande e diversificado. Por isso, eu indico um roteiro de, no mínimo, três dias.

Assim, você poderá conhecer com tranquilidade todas as riquezas da estância climática, mas é possível até mesmo um “bate e volta”. Campos do Jordão é uma cidade charmosa pela arquitetura; aconchegante pela boa comida seguida de um chocolate quente; e interessante. Independentemente da duração do seu roteiro, Campos do Jordão sempre vale a pena.

E para garantir uma experiência perfeita, recomendo que você compre os ingressos antecipados e agende os seus tours preferidos no Civitatis e Viator. Eles são sites super confiáveis e oferecem descontos, cancelamento grátis e os melhores passeios em Campos do Jordão.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em Campos do Jordão?

No seu primeiro dia em Campos do Jordão você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Mirante do Belvedere
Tour pela Vila Capivari

O que fazer em 2 dias em Campos do Jordão?

No seu segundo dia em Campos do Jordão aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Museu Felícia Leirner
Tour panorâmico

O que fazer em 3 dias em Campos do Jordão?

No terceiro dia de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer em Campos do Jordão que valem muito a pena:
Parque Amantikir Garden
Horto Florestal

Vale a pena programar um roteiro em Campos do Jordão antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Campos do Jordão você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em Campos do Jordão.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais