Roteiro em Paraty: o que fazer em 3 dias de viagem

Roteiro em Paraty: o que fazer em 3 dias de viagem

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Se você está planejando um roteiro em Paraty, no Rio de Janeiro, e tem dúvidas de quantos dias ficar e o que fazer, este artigo é para você. Afinal, são muitas as atrações turísticas não só na cidade, mas também em seus arredores. Você descobrirá o que fazer em Paraty em 1, 2, 3 ou mais dias de viagem.

São praias paradisíacas, cachoeiras dignas de filmes de Hollywood, alambiques com os mais diferentes tipos e combinações de cachaça, trilhas por entre áreas de preservação de Mata Atlântica e até uma aldeia indígena que mantém sua cultura e tradições.

A Estância Turística atrai turistas do mundo inteiro por conta das ruas de pedra, do colorido das casas que nunca se repete, já que antigamente as casas não possuíam numeração e eram diferenciadas pela cor.

Além disso, outra coisa que chama atenção nessa região são as lojinhas de artesanato e artes plásticas de pintores locais que recriam de maneira única as belezas de Paraty.

Alguns dizem que a cidade é a metáfora mais bem ilustrada do Brasil, pois é possível ver cada fase de sua história, desde quando os nativos foram expulsos pelos portugueses ainda no século XVI.

Os engenhos de cana-de-açúcar, a fabricação de cachaça e tudo mais que fez o Vale do Paraíba e região Sul Fluminense se destacaram no cenário nacional constituem grandes atrativos turísticos.

Por ser umas das poucas cidades a manter a arquitetura e grande parte das tradições, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paraty

Como reservar carro mais barato pela internet »

Como fazer um roteiro em Paraty

Roteiro em Paraty com praias
Em 3 dias dá para conhecer quase tudo em Paraty | Foto: TMbux, via Wikimedia Commons.

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para Paraty. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo Sudeste do Brasil, visitar Paraty é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Paraty é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em Paraty só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro em Paraty:

  • 1° dia: Centro Histórico
  • 2° dia: Praias de Paraty e Trindade, Saco do Mamanguá, Vila de Pescadores, Praia do Cachadaço, Cachoeira do Iriri.
  • 3° dia: Arredores – Ubatuba e Cunha.

Quantos dias ficar em Paraty?

Você já percebeu que esta pequena cidade de ruas de pedra dá para agradar pessoa de todas as idades e todos os gostos possíveis. Bom, mas para montar o seu roteiro em Paraty, vai precisar estabelecer quais são as suas prioridades.

Dá pra ver (quase) tudo em apenas 3 dias? Dá, mas é preciso uma programação precisa, principalmente se quiser aproveitar e desbravar toda a região nos arredores de Paraty.

Para quem vai pela primeira vez, eu confesso que é bem difícil criar um foco, já que são muitas coisas, muitas lojinhas, os casarões e praias para escolher! E é por isso que abaixo eu apresento algumas sugestões de roteiro em Paraty de 1 a 3 dias.

Quando ir para Paraty

o que fazer em paraty com chuva
Paraty fica no Litoral Sul, a 246 km do Rio de Janeiro.

Se você está com dúvidas de quando ir para Paraty, saiba que a Costa Verde é bem procurada no verão, no período de Alta Temporada, mas também nos outros meses do ano nas diversas festas que são realizadas da cidade e que por sinal, são muito famosas na região.

Destaque para o Festival da Cachaça e para a famosa FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). Durante os meses de junho e julho, tidos como os mais frios, o sol ainda é forte, mas as temperaturas caem no final da tarde esfria e um casaco leve vai muito bem.


Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!


Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.


A maior parte das atrações é relacionada com o ecoturismo, então tenha sempre na mala protetor solar, chapéu, roupas confortáveis e principalmente calçados apropriados que vão te servir tanto para as trilhas e também para andar por entre as ruas de pedra “pé de moleque”, que podem ser bem escorregadias em um dia de chuva em Paraty.

Um dia em Paraty: o que fazer?

roteiro paraty trindade e angra dos reis
Muitas das casas seguem com portas coloridas até os dias atuais em Paraty.

Como indico aqui sugestões de roteiro para vários dias, preciso focar também em quem vai ter apenas um dia; para isso, a primeira coisa para se fazer em Paraty é conhecer o centro durante uma caminhada guiada pelo Centro Histórico.

Por essa área, você pode passar tranquilamente uma manhã inteira, para conhecer todas as histórias das igrejas, a arquitetura das casas e as muitas trilhas que faziam parte do “Caminho do Ouro”, que os tropeiros traziam de Diamantina (MG) e Ouro Preto (MG); vindo para a região da Costa Verde com destino à Coroa Portuguesa.

Uma boa opção para quem preferir conhecer cada local com um guia é buscar por passeios, excursões e tours guiados em Paraty.

A região do coração turístico da cidade é a área onde você deve ter como prioridade máxima para o seu roteiro, principalmente se vai ficar pouco tempo na Costa Verde.

Nela pode conhecer vários lugares legais e que valem a pena, como a Casa da Cultura Paraty, o Museu Forte Defensor Perpétuo e o Teatro-Espaço, onde você pode ficar sabendo de todos os espetáculos e apresentações gratuitas da cidade.

 roteiro paraty e cunha
Forte Defensor Perpétuo em Paraty | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

Quando a fome bater, você pode escolher entre os muitos restaurantes de Paraty, cuja maior parte mantém as características do estilo colonial.

As opções de cardápio vão deste os pratos mais requintados, até os mais simples, conhecidos também como “porção de boteco”.

Se o calor estiver castigando muito, recomendo que você reserve um tempo para conhecer e saborear os melhores sorvetes de massa de Paraty, na sorveteria Pistache, a mais tradicional da cidade. Ah, e ali mesmo ao lado da sorveteria tem várias lojinhas de souvenirs, biquinis, camisetas, chapéus, bolsas e tudo o que você possa imaginar!

Já os alambiques são outra boa e tradicional sugestão do que fazer em Paraty, já que o município é conhecido por toda a região do Vale do Paraíba por conta da produção artesanal da bebida e opções não faltam, tais como: Cachaça Coqueiro, Cachaça Corisco, Cachaça Maria Izabel, Cachaça Pedra Branca e Cachaça Engenho D’Ouro.

Roteiro em Paraty de dia
Igreja de Santa Rita em Paraty abriga o Museu da Arte Sacra.

Você pode ainda, aproveitar a via sacra pelos bares de Paraty. Inclusive, não deixe de conhecer o bar Paraty 33, visto que é o mais conhecido da região e que investe muito na diversidade musical.

Tudo isso torna o Centro histórico a melhor opção de bairro para se hospedar em Paraty, já que esta região é composta por poucas ruas e todas bloqueadas para o trânsito de carros, o que deixa seu passeio mais seguro e agradável.

Diante de tudo isso, a minha dica nesse primeiro dia de roteiro por Paraty é que você priorize conhecer bem a cidade, que não deixa de ser uma “aula literal” de uma grande parte da história do nosso país. Garanto que você não vai se arrepender de até mesmo contratar um city tour privativo pelo Centro Histórico de Paraty.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Paraty que não podem faltar na sua primeira vez na cidade.

Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Paraty e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos.

E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Paraty:

Roteiro de 2 dias em Paraty

Roteiro em paraty a pé
Praia do Meio é um dos lugares paradisíacos em Trindade.

Se você tem mais um dia na cidade, pode aproveitar para conhecer todas as praias de Paraty e Trindade. Logo no Porto da Costa Verde você vai encontrar vários barcos e lanchas, cada um com um preço e que você pode escolher qual o itinerário ou até mesmo apenas desbravar as mais de 65 Ilhas da região.

Recomendo reservar com antecedência uma excursão de barco para as ilhas de Paraty.

Há vários roteiros bonitos pela Baía de Paraty, mas os passeios mais tradicionais vão pelas praias Vermelha e da Lula, que são as mais próximas da cidade.

A Praia do Sono é uma das mais famosas e faz parte de qualquer roteiro pelas praias de Paraty, porém o acesso a ela é um pouco mais complicado, tendo que ir até a Rodoviária da cidade e pegar o ônibus 1040 e parar no Condomínio Residencial Laranjeiras.

Ao chegar, você terá duas opções: ir de barco até a praia ou pegar a trilha (que é linda) é leva cerca de 1 hora de caminhada. A Trilha à praia do Sono pode ser feita com todo o suporte do Civitatis.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Paraty. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Essa é a preferida entre os viajantes mais aventureiros e amantes de trilhas e das praias selvagens, sendo um lugar paradisíaco e com vegetação preservada.

Alguns turistas dizem que já viram macaquinhos por entre as árvores e que até se aproximam das pessoas.

Outro passeio obrigatório é o Saco do Mamanguá, o único fiorde brasileiro (uma formação geográfica em que um braço do mar atravessa por entre as montanhas), que tem mais de 5 km de extensão, com uma pequena vila de pescadores, onde você pode provar também o melhor da comida caiçara; se aceitar uma dica: prove o camarão casadinho.

Recomendo uma expedição para explorar o Saco do Mamanguá, que inclui guia para sua segurança.

Praia do Sono
Praia do Sono em Paraty | Foto: Liana Amin Lima, via Wikimedia Commons.

Nesse roteiro de até três dias por Paraty e Trindade, você pode conhecer ainda a Vila de Pescadores, começando pela Praia do Cepilho, é logo a primeira Vila de Trindade, o que a torna muitas vezes a mais agitada e com maior aglomeração de pessoas.

Já a Praia do Meio é ideal para quem não sabe nadar ou está com crianças pequenas, já que suas águas, além de cristalinas, são calmas e não possuem ondas. A Praia do Fora, por sua vez, é mais procurada por surfistas, não que tenha grandes ondas, mas pela força delas.

Outra sugestão de roteiro pelas praias de Paraty e Trindade é a Praia do Cachadaço, uma das mais famosas de toda a região e é a continuação da Praia do Meio, e geralmente o mar é bem calmo e a maré é baixa.

Além disso, essas praias todas possuem quiosques a ambulantes vendendo bebidas e petiscos, caso você tenha se esquecido de levar algo para comer, mas fica a dica: leve sempre o seu lanche, com alimentos leves e que não estraguem facilmente com o calor, e não se esqueça da garrafa de água.

Esse passeio é bom fazer em um dia, aproveitando também que a maior parte das praias ficam numa mesma orla, ou seja, dá pra conhecer várias!

Piscina natural do Cachadaço
Desfrute da piscina natural do Cachadaço | Foto: Chostakovis, via Wikimedia Commons.

Se o seu lance são as cachoeiras, acredito que a mais famosa seja a Cachoeira do Iriri. Nesse caso, você já garante duas atividades incríveis em um só passeio, já que a queda d’água fica em território indígena, da etnia pataxó.

O local é bem fácil de achar, tem placas de sinalização por toda a Rodovia Rio-Santos BR 101. Fica no sentido a Angra dos Reis e logo na entrada tem uma placa enorme falando da aldeia.

Logo no estacionamento você será abordado por eles, que vão cobrar aproximadamente R$ 10 para seu carro ficar lá o dia todo.

Ao sair do seu automóvel, você vai entrar na comunidade, que é repleta de lojinhas com material confeccionado por eles, tais como: flechas, colares de sementes exóticas e colares. Para alugar um carro em Paraty, basta utilizar a Rentcars, onde você pesquisa os preços que cada locadora oferece.

Não estranhe se todos na aldeia quiserem conversar com você. Ela é composta basicamente por 75 pessoas que gostam da interação com o “homem branco” e fazem questão de dividir experiências e contar histórias dos seus antepassados.

Ao passar pelas barracas deles, a poucos passos dali, você vai chegar na Cachoeira do Iriri, são duas quedas d’água que vão de 2 a 4 metros de altura, com piscinas naturais e cercada pela Mata preservada.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro em Paraty sugiro que você reserve com antecedência os passeios guiados para o dia 2.

Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Paraty:

Roteiro de 3 dias em Paraty

Centro da cidade de Cunha
Centro da cidade de Cunha | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

Se você tem a possibilidade de ficar três dias, é muito bom ir programando passeios de bate-volta nos arredores da cidade, como por exemplo dar um pulinho até as belas praias em Ubatuba, que fica a 72 km de Paraty.

Ao chegar em Ubatuba, faça um passeio de lancha pelas ilhas de Ubatuba. Assim, você conhece bastante paradas legais.

Já Cunha, além de ser a opção mais próxima da Paraty (46 km), recebeu o título de Estância Climática assim como Campos do Jordão, ou seja, garante milhares de viajantes na temporada de inverno, por conta das baixas temperaturas e no verão por conta dos enormes campos de lavanda.

No vídeo abaixo, você confere a viagem do Guilherme, autor e fundador do site, explorando os encantos de Cunha.

Essa cidade ainda conta com festividades um tanto quanto excêntricas como o grande desfile de fuscas da cidade, o “Fuscunha”; é um dos maiores do Brasil.

Esse destino próximo a Paraty é também a segunda maior cidade, em território, de todo o Estado de São Paulo, mas a maior parte dessa área é destinada para fazendas.

Minha dica é, primeiramente, desfrutar das belas paisagens que cercam a Estrada Paraty-Cunha, que são realmente muito bonitas.

Roteiro em Paraty maravilhoso
Degustar iguarias típicas de cada região é um dos programas mais legais para o roteiro.

Ao chegar ao município, conheça o centrinho e coma algum (ou vários) quitutes na Doceria da Cidinha, a mais antiga e famosa da cidade. Entre e se esbalde nas lojinhas de cerâmica, são vários ateliês espalhados por Cunha.

Ali você vai poder conhecer o Mercado Municipal de Cunha, construído sobre as ruínas da antiga Capela de Nossa Senhora da Lapa. O local fica aberto ao público de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30; aos domingos e feriados funciona das 7h30 ao 12h.

Ao caminhar mais um pouco, você vai encontrar a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1731 e que tem arquitetura com estilo barroco.

Outra opção de visitação é em um casarão de 1901, a Galeria Quinta Essência, que serve de expositor para os trabalhos dos principais artistas de Cunha.

Depois de desbravar o centrinho, siga para o meu lugar preferido em Cunha, o Lavandário, que nada mais é do que um terreno enorme com vários campos de lavanda. Trata-se de um local bem simples que ao mesmo tempo tem uma energia boa e vai te garantir lindas fotos!

Pôr do sol é passeio imperdível
Apreciar o pôr do sol é sempre uma atividade muito revigorante.

Muitos vão até o local para ver o pôr-do-sol, mas também é possível aproveitar e fazer umas comprinhas na loja que tem dentro da propriedade, que conta com produtos feitos com a lavanda, incluindo sorvete; sim, você não leu errado, sorvete de lavanda.

A poucos metros dali – menos de 10 minutos de carro – está o Contemplário, que segue o mesmo estilo, com produção de lavanda em grande escala e uma lojinha com produtos artesanais em que o elemento principal é a lavanda! Aqui a entrada é gratuita e está aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h.

Depois de todo esse roteiro em Paraty, que tal fechar a programação em uma das principais cervejarias da região? A Cervejaria WolKenburg, que foi fundada por um alemão, segue fielmente as melhores receitas alemãs e é um excelente atrativo.

Mas você pode também descansar no Moara Empório Café, uma cafeteria muito charmosa, com estilo retrô e repleta de redes para repouso.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como Paraty tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado.

As sugestões abaixo contemplam diversos pontos turísticos citados acima para conhecer no dia 3 em Paraty:

Quanto custa Paraty por dia?

Para descobrir quanto custa Paraty por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis em Paraty, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro em Paraty, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios em Paraty?

O ideal para organizar o roteiro em Paraty é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Paraty, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro em Paraty

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Outra recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.

Guias locais que fazem roteiros guiados em Paraty

A melhor maneira de conhecer as melhores atrações durante seu roteiro em Paraty, é fazendo uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar.

No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

Roteiro de barco em Paraty

Paraty é o lugar ideal para se fazer um roteiro de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Veja quais são os principais cruzeiros para você incluir no roteiro em Paraty, seja um barco de festa, para curtir um pôr-do-sol romântico ou mesmo para pequenos grupos.

Roteiro de ônibus e vans em Paraty

As excursões de ônibus em Paraty são ideais para visitantes de primeira viagem, pois com tantas coisas para ver e fazer, é difícil saber por onde começar.

A melhor parte é que essas empresas oferecem descontos se você reservar on-line com antecedência.

Há também a opção de combos para usar o ticket mais de um dia. Assim, você pode aproveitar toda a comodidade de subir e descer quantas vezes quiser nas paradas dos seus pontos turísticos preferidos.

Andar de ônibus ou vans é ainda uma ótima forma de economizar com transporte na cidade, pois com um bom planejamento, você pode circular bastante, como no exemplo abaixo:

Roteiro de bicicleta em Paraty

Os roteiros de bicicleta são uma excelente forma de explorar Paraty e ver tudo o que o lugar tem a oferecer.

A melhor parte é que os pontos turísticos mais famosos estão incluídos nos roteiros de bike. Além disso, com um guia ao seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses roteiros guiados de bicicleta em Paraty são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro.

Porém, às vezes pode ser difícil saber qual rota escolher, por isso separei abaixo as rotas de bike mais populares em Paraty:

Roteiro a pé em Paraty

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé em Paraty é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui estão minhas recomendações para os melhores roteiros em Paraty para fazer a pé:

Roteiro gratuito em Paraty

Nem todos os passeios em Paraty precisam ser pagos. Tem muita coisa gratuita para fazer sem comprar ingresso. Para um roteiro mais econômico, sugiro os parques, praças e vista dos monumentos para importantes.

Além disso, a Civitatis promove uma série de roteiros sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia.

É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Paraty com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira essa opção:

Roteiro romântico em Paraty para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam Paraty para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica em Paraty, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos em Paraty para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro gastronômico em Paraty

Durante seu roteiro em Paraty, você gostaria de visitar os lugares mais legais enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras é fazendo um roteiro gastronômico 😉

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um roteiro culinário em Paraty é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a economizar. Isso porque esses roteiros guiados são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui estão algumas sugestões de roteiros gastronômicos para fazer em Paraty:

Roteiro nos arredores de Paraty

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto de Paraty, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores de Paraty e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo de Paraty:

Transfers em Paraty

Reservar um transfer é recomendado para quem está chegando na cidade com muita bagagem, ou prioriza o conforto para chegar logo no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos em Paraty são:

Roteiro de aventura em Paraty

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, Paraty oferece algumas atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro alternativo em Paraty

Quer fugir do óbvio em Paraty? Veja esse roteiro com o lado B em Paraty e faça um roteiro diferente e alternativo:

Roteiro para primeira vez em Paraty

Na sua primeira viagem a Paraty não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo em Paraty, confira o que reservar antecipadamente:

Roteiro em Paraty para quem já conhece

Se é a sua segunda vez em Paraty ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

Dicas finais para organizar o melhor roteiro em Paraty

É bom planejar e ter em mente qual o roteiro em Paraty, para que você possa desfrutar, mesmo que em poucos dias, dos principais pontos turísticos cidade e também dos seus arredores. Por isso, é recomendado que você reserve online e antecipadamente seus passeios no Civitatis e Viator.

Assim, garante preços mais baixos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas -, faz o pagamento online e tem os bilhetes otimizados para celular, e vantagens como o cancelamento gratuito até 48 horas antes e o atendimento ao cliente amigável, disponível 24/7.

A região é cercada pelas serras da Bocaina e do Mar e isso garante paisagens lindas, além de muito verde e de casas históricas que contam os capítulos mais ricos e importantes do Vale do Paraíba, como a produção de cana-de-açúcar e de café.

Um roteiro de 3 dias em Paraty é ideal e suficiente para conhecer os pontos principais. Minha dica é que você dê uma olhada no artigo sobre os principais pontos turísticos de Paraty. E depois basta traçar quais são os locais prioritários que você não pode sair de Paraty sem conhecer.

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em Paraty?

No seu primeiro dia em Paraty você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Free tour pelo Centro Histórico de Paraty
Visita guiada por Paraty
City Tour Privativo – Centro Histórico de Paraty
Caminhada guiada pelo Centro Histórico

O que fazer em 2 dias em Paraty?

No seu segundo dia em Paraty aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Excursão às ilhas de Paraty
Paraty: Excursão guiada pelas praias paradisíacas de Trindade
Excursão a Saco do Mamanguá
Expedição Saco do Mamanguá
Trilha à praia do Sono

O que fazer em 3 dias em Paraty?

No terceiro dia de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer em Paraty que valem muito a pena:
Trilha pelas praias de Ubatuba
Passeio de escuna pela ilha Anchieta e praia das Sete Fontes
Passeio de 4h ou 8h de Lancha pelas ilhas de Ubatuba

Vale a pena programar um roteiro em Paraty antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Paraty você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em Paraty.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais