Roteiro em Milão: guia para visitar principais atrativos

Roteiro em Milão: guia para visitar principais atrativos

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Visitei a capital da moda enquanto fazia um mochilão pela Europa. Portanto, precisava de um roteiro em Milão que fosse prático e cumprisse os seguintes objetivos: visitar os principais pontos de interesse e procurar lugares que são queridos não apenas pelos turistas, mas também pelos moradores locais.

Aqui, coloco uma sugestão de roteiro em Milão para 1, 2, 3, 4 ou 7 dias, para quem quiser explorar a cidade em suas infinitas vertentes. Dependendo de sua programação, o roteiro para visitar Milão acontecerá em até mais dias.

Coloquei algumas dicas essenciais, mas você pode alterar e criar o seu próprio roteiro em Milão e arredores de acordo com seus interesses. Para que assim, possa viver o que a cidade tem de melhor para te oferecer.

Neste post, você também vai encontrar dicas sobre quantos dias é ideal para ficar em Milão, o que não deixar de fazer em Milão e claro, tudo o que fazer em Milão em 2 dias, 3 dias ou mais de viagem.

Tenha certeza de que o turismo em Milão possui diferentes opções, se encaixando nas mais variadas preferências. Além disso, há uma facilidade genuína ao utilizar o transporte público de Milão, ou mesmo se locomover a pé.

Dicas para montar um roteiro de viagem para a Milão

O que fazer em Milão
Porta Ticinese, Milão | Foto: Paolobon140, via Wikimedia Commons.

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para Milão. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pela Itália, visitar Milão é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Milão é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em Milão só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Quantos dias é o ideal para conhecer Milão?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em Milão, que você pode planejar um roteiro com 4 dias, 7 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

A cidade tem muito a oferecer, principalmente ao visitar a grandiosa Catedral Duomo.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Milão, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Para quem vai viajar para Milão pela primeira vez, é essencial focar nos principais pontos de interesse da cidade. Como a maioria das atrações está concentrada no Centro Histórico, é possível fazer esses passeios a pé.

Para saber mais sobre cada uma das atrações, veja o post sobre os lugares turísticos de Milão, com muitas fotos e um mapa mostrando a localização de cada um deles.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro em Milão:

  • 1° dia: Catedral de Milão e seus terraços, aprender a cozinhar em Milão e excursão com visita ao Castelo Sforzesco.
  • 2° dia: Tour guiado sem fila para a Última Ceia de Da Vinci, Tour guiado no Teatro alla Scalla
  • 3° dia: Caminhada guiada por Navigli
  • 4° dia: Passeios pelo Quadrilátero da Moda
  • 5º dia: Visitação ao Parque Sempione e Arco da Paz com a Torre Branca
  • 6º dia: Estádio San Siro e Casa Milan com Ônibus Turístico
  • 7º dia: Dia de Compras no FoxTown Designer Outlet

Melhor época do ano para conhecer Milão

O que não posso deixar de fazer em Milão?

A meu ver, as melhores estações para visitar Milão são a primavera e o outono, pois a capital da moda está situada na Itália, país com grande variação de temperatura ao longo do ano e que apresenta frio intenso no inverno por conta da alta amplitude térmica.

Viajar no inverno pode ser desafiador, pois as baixas temperaturas tornam difícil andar pelas ruas. Embora seja possível minimizar o desconforto com roupas térmicas e casacos mais pesados, o frio intenso pode atrapalhar a sua experiência na cidade.

Por outro lado, no verão, considerado alta temporada por lá assim como em toda a Europa, o calor pode ser bastante incômodo, especialmente para quem tem pressão baixa ou é muito sensível a altas temperaturas. As temperaturas elevadas podem tornar os passeios mais cansativos e menos agradáveis.

Por isso, recomendo planejar uma viagem para as estações intermediárias, fora dos períodos de alta ou baixa temporadas.

Estações do anoPeríodo
Primavera21 de março a 20 de junho
Verão21 de junho a 20 de setembro
Outono21 de setembro a 20 de dezembro
Inverno21 de dezembro a 20 de março

Além disso, se possível, você pode combinar a sua viagem com algumas datas e eventos importantes realizados em Milão, a exemplo da Semana de Moda de Milão (final de fevereiro a início de março, moda feminina; e setembro, moda masculina).

Outros destaques do calendário local são: Salone del Mobile (Abril), maior e mais importante feira de design de interiores do mundo; e a temporada de ópera no Teatro alla Scala (de dezembro até meados de abril/maio).

Roteiro de 1 dia em Milão

Roteiro em Milão, na Itália
Catedral Duomo Milão, na Itália

Se você tem apenas 1 dia em Milão, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia em Milão ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Milão, porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Milão. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No primeiro dia, aproveite para visitar as atrações imperdíveis. Se você tiver apenas 1 dia em Milão, não perca a oportunidade de conhecer esses lugares.

A Piazza Del Duomo é considerada a principal atração de Milão. Não é difícil que passe, pelo menos, metade do dia nos arredores da praça mais famosa da cidade. Aqui, fica a Duomo, que conta com arquitetura e elementos artísticos incríveis. Vale muito a pena fazer um tour guiado pela Catedral de Milão e seus terraços.

A igreja é maravilhosa tanto por fora, quanto por dentro. Ainda é possível passear pelo terraço da igreja, e se deslumbrar com toda aquela magnitude vista de cima.

Em um dos lados da Piazza, há a entrada principal da Galleria Vittorio Emanuele II. Formada na intersecção de quatro ruas, a galeria é coberta por uma cúpula de vidro.

É um dos lugares mais procurados para fazer compras em Milão, onde você encontrará algumas lojas de grife, além de restaurantes e cafés.

Mas o que chama a atenção de várias pessoas na galeria, é a figura de um touro desenhado no chão. Segundo a tradição, se você colocar o calcanhar nos testículos do touro e girar sobre ele três vezes, terá sorte.

Se a fome bater à porta, há diversos restaurantes, redes de fast-food e bares ao redor da praça. As ruas próximas também concentram vários dos melhores restaurantes da cidade. Os cardápios são os mais variados para conquistar o seu paladar. É possível ainda aprender a cozinhar em Milão.

E se ainda lhe sobrar um tempinho, uma atração muito querida tanto pelos turistas quanto pelos moradores da cidade, é o Castello Sforzesco.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Milão!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


O local pode ser visitado gratuitamente, mas os diversos museus presentes na atração precisam de ingresso, que custa cerca de 5 euros e te permite entrar em todos os acervos. Ou você pode agendar uma excursão com visita ao Castelo Sforzesco.

Sugestões de Passeios para 1 dia

Como você viu acima, esses são os lugares em Milão que não podem faltar na sua primeira vez na cidade. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Milão e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Milão:

Roteiro de 2 dias em Milão

Roteiro de Milão para 1 dia
“A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci.

Se no primeiro dia foi possível visitar as principais atrações, dedique o segundo dia aos lugares que podem ser vistos com mais calma.

Se você tiver muito interesse em arte, a Igreja Santa Maria Delle Grazie abriga uma das obras mais valiosas da história: A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Por isso, vale a pena adquirir um tour guiado sem fila para a Última Ceia de Da Vinci.

O afresco está no refeitório deste convento, mas os ingressos são vendidos com uma antecedência de três meses, são limitados e muito concorridos. Então, é preciso se programar, comprando antecipadamente pelo site www.vivaticket.com. Mas o ideal é mesmo fazer o tour!

Outro ponto turístico que merece destaque é o Teatro Alla Scala, que fica em uma das ruas que saem da Galleria Vittorio Emanuele II.Esse é o maior teatro de música lírica do mundo, visitação obrigatória para todos os que gostam de boa música. Veja como comprar um ingresso para o Teatro alla Scalla.

Se não for possível acompanhar alguma apresentação, há uma maneira de entrar no local quando não tiver shows acontecendo.

Ao visitar o museu do teatro, você pode conhecer além do acervo, o espaço interno. É uma arquitetura rica em detalhes que engana quem passa apenas pelo lado de fora.

Para terminar o passeio do dia, o bairro de Brera é uma área muito estimada pelos moradores da cidade. E não é para menos!

Além da pinacoteca, símbolo cultural da cidade e da arte italiana, o bairro também abriga a Accademia di Belle Arti (Academia de Belas Artes de Milão), uma instituição de muito prestígio na região.

E ainda, o Brera oferece muitas alternativas para a vida noturna em Milão, entre restaurantes, bares e baladas.

Sugestões de passeios para 2 dias

Para garantir o melhor roteiro em Milão sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para o dia 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Milão:

1º e 2º dias

Roteiro de 4 dias em Milão

Quadrilátero da Moda
Via Gesú, no Quadrilátero da Moda | Foto: Daniel Case, via Wikimedia Commons.

Passeio que não poderia faltar na capital da moda e do design, e programação no mínimo interessante, é andar pelas ruas mais famosas da cidade, região conhecida como Quadrilátero da Moda.

Nem todos podem se dar ao luxo de comprar algo nas lojas de grife espalhadas pelo bairro, mas o clima do local dá o tom do que é a moda para os milaneses.

Se a intenção for renovar o guarda-roupa ou levar algumas lembranças para casa, há opções mais econômicas. O Corso Buenos Aires abriga grandes e pequenas lojas com os mais variados preços.

Corso Vittorio Emanuele é outra opção que conta com as mais famosas lojas fast-fashion. E ainda, há a La Rinascente, loja de departamentos queridinha dos italianos.

Também não deixe de desfrutar do clima boêmio da cidade, presente nos canais Navigli em qualquer hora do dia. Chegando pela Porta Ticinese, uma das antigas entradas da cidade, verá que vários canais têm inicio ali.

Durante o dia, artistas de rua entretêm os visitantes e, à noite, músicos tomam conta do local e tornam a atmosfera ainda mais romântica. Você pode agendar um tour em Navigli para conhecer bem o local.

Muitos bares e restaurantes se instalaram ali através dos anos. Para os amantes da gastronomia, é um ótimo lugar para passar o dia e provar diversas delícias oferecidas pelos estabelecimentos locais.

No verão, há passeios de barco disponíveis pelos canais, que te darão uma bela vista de casarões, abadias e moinhos espalhados pelo leito do rio.

Sugestões de passeios para 4 dias

Depois de conhecer o básico de Milão, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para Milão, como a rua da moda. Confira a seguir como montar um passeio para os dias 3 e 4 em Milão:

1º ao 4º dia

Roteiro de 7 dias em Milão

Roteiro de 7 dias em Milão
Arco da Paz, no centro do Parque Sempione, em Milão.

Uma atividade ao ar livre que não pode faltar num roteiro em Milão é o Parque Sempione, refúgio verde que se destaca especialmente durante as estações de primavera e verão, tornando-se uma das atrações favoritas tanto de turistas quanto dos moradores de Milão.

Originalmente reservado para a realeza, o parque hoje é um espaço público que convida todos a relaxarem, fazerem passeios em família, ou simplesmente aproveitarem o sol.

O Parque Sempione oferece mais do que apenas belas paisagens. Com Wi-Fi gratuito disponível, os visitantes podem desfrutar do conforto moderno enquanto exploram este oásis urbano.

No coração do parque, encontra-se um dos monumentos mais emblemáticos de Milão: o Arco da Paz. Encomendado por Napoleão Bonaparte durante seu domínio, o arco servia como portal de entrada para a cidade e foi posteriormente dedicado à paz na Europa após a queda do imperador.

Feito de granito, o monumento impressiona com suas três arcadas, quatro colunas e esculturas que simbolizam a paz e a união na região da Lombardia.

Outro destaque do parque é a Torre Branca, de onde se pode contemplar vistas deslumbrantes de Milão, incluindo estádios, o famoso Duomo e o arranha-céu Pirelli.

O que fazer em Milão 3 dias?
Estádio San Siro, em Milão.

Para os entusiastas do esporte, em especial do futebol, uma visita ao Estádio San Siro e à Casa Milan é essencial antes de concluir seu roteiro na cidade.

Inaugurado em 1926, o San Siro é um verdadeiro templo do futebol italiano, abrigando os museus dos clubes Inter de Milão e A.C. Milan. Após explorar o estádio e conhecer a história dos dois times, o passeio segue para a Casa Milan, a nova sede do A.C. Milan, onde a paixão pelo esporte é celebrada.

E para encerrar sua experiência em Milão, um dia de compras no FoxTown Designer Outlet é altamente recomendável.

Este centro comercial, localizado na cidade suíça de Ticino, oferece uma vasta seleção de mais de 160 lojas de grifes renomadas como Gucci, Dolce & Gabbana, Versace, Prada, Armani e Zegna.

Além de artigos esportivos, os visitantes podem aproveitar descontos que variam de 30% a 70%, fazendo deste passeio uma parada obrigatória para os amantes da moda.

Sugestões de Passeios para 7 dias

Visando fechar com chave de ouro o seu roteiro em Milão, para os dias 5, 6 e 7 sugiro que aproveite atividades ao ar livre, também conhecendo espaços de clubes esportivos típicos da cidade e ainda fazendo compras para trazer com você de volta da sua viagem em Milão:

1º ao 2º dia

3º ao 4º dia

5º ao 7º

Conheça tudo sobre a Itália

Aqui no blog Quero Viajar Mais temos artigos incríveis sobre os mais belos destinos italianos. Um dos meus preferidos é um roteiro que escrevi pelo Sul da Itália. São cidades fantásticas que valem um roteiro exclusivo.

Uma opção para percorrer as mais diversas regiões turísticas do país, é entender como como funciona o aluguel de carro na Itália, pois você economizará uma grana e poderá fazer diversas paradas entre os deslocamentos

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Milão – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Milão? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas em Milão

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Milão, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Milão

Ter um chip de celular em Milão com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.

Seguro viagem recomendado em Milão

Contratar um seguro viagem para Milão é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Débora Alves
    Boa tarde, Gostei muito das dicas. Estarei indo para Itália em novembro, estadia de 12 dias, chegando por Milão. Por favor, o que vc considera imperdível por lá e redondezas, que seja BBB (Bom, bonito e barato)? Tipo mochilão mesmo.. Te agradeço, desde já.
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Débora, Ficar ali na região da Piazza Duomo já é incrível. Conheça os pontos turísticos de Milão, nãp precisa gastar muito para conhecê-los. Abraços
  3. DEJEAN LIMA
    Pretendo ficar 6 dias na Itália, no máximo 3 em Milão, de lá, qual a cidade que posso ir pra passar mais 3?
  4. Polly Batista
    Oi, Dejean. Tudo bem? Milão é uma espécie de hub na Itália, ou seja, você consegue ir para qualquer lugar do país de trem ou avião. Como é pouco tempo, eu passaria somente 2 dias em Milão e seguiria para Veneza, que é maravilhosa! Boa viagem!!!
Quero Viajar Mais