Roteiro em Roma: como organizar a viagem para 3 ou mais dias

Roteiro em Roma: como organizar a viagem para 3 ou mais dias

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Como montar um roteiro em Roma? Confira as melhores dicas para viver dias incríveis na Cidade Eterna!

Montar um roteiro em Roma é fascinante e quando decidi que visitaria a Cidade Eterna em minha última viagem pela Europa, logo defini que ficaria dias suficientes para conhecer a grande maioria das principais atrações.

Particularmente, fico louco da vida quando tenho pouco tempo em uma cidade que me desperta bastante interesse. Logo, se você tem dúvida sobre quantos dias é o ideal para ficar em Roma, te asseguro que uma semana é o mais adequado.

Sim, a capital italiana oferece quase que infinitas possibilidades aos turistas. Por isso, explorei tudo o que fazer em Roma em 7 dias e mostrarei nesse post minhas sugestões de roteiros de viagem na cidade.

Mas não se preocupe caso não possa ficar uma semana, pois vou te apresentar opções a respeito de o que fazer em Roma em 1 dia, 3 dias, 4 dias, 5 dias ou mais. E essas informações contemplam inclusive o que fazer em Roma pela primeira vez, caso você ainda não conheça a cidade.

É claro que por existirem muitas opções de atrativos, você provavelmente terá que mudar o roteiro para que se adeque às suas necessidades, mas a base está aqui.

Você não precisa seguir cada dica ao pé da letra das coisas legais para fazer em Roma que sugiro, mas certamente dentro dessas sugestões de tours e ingressos, você encontrará os melhores lugares para visitar.

Como fazer um roteiro em Roma

Roteiro de 4 dias em Roma
Um dos corredores no Museu do Vaticano.

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para Roma. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em um roteiro pela Itália, visitar Roma é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar em Roma é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias em Roma só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Quantos dias é preciso ficar em Roma?

Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade. Porém, é tão gostoso explorar tudo o que há para fazer em Roma, que você pode planejar um roteiro com 4 dias ou mais, e esse tempo será muito bem-vindo.

A cidade tem muito a oferecer, principalmente por toda a sua história que se confunde com a história da humanidade.

A Cidade Eterna é impressionante! Uma mistura do antigo com o cosmopolita, que fascina os viajantes. Uma semana nessa cidade da Europa ainda é pouco para explorar tudo o que ela oferece como destino turístico.

Ainda assim, vale a pena passar pelo menos alguns dias em Roma, mesmo que você tenha pouco tempo. O importante é não deixa-la fora da sua Eurotrip.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro em Roma:

  • 1º dia: Coliseu, Palatino e Fórum Romano, Piazza Venezia, Monumento Vittoriano, Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza Navona.
  • 2º e 3º dias: Castelo de Santo Ângelo, Basílica de São Pedro, Capela Cistina, Museu do Vaticano, Ônibus turísticos de Roma, Villa Borghese, Parque Gianicolo e a Piazza Garibaldi.
  • 4º dia: Visitar as Catacumbas, Tour de bicicleta pela Via Appia.
  • 5º dia: Galeria Borghese, Museu Nacional Romano,Termas de Caracalla e Excursão gastronômica.
  • 6º e 7º dias: Passeio guiado por Trastevere, Tour de bike no Villa Borghese, Pirâmide de Céstio e Porta Maggiore.

Qual a melhor época para ir a Roma?

Roteiro de 3 dias em Roma
Pôr do sol no Castelo de Santo Ângelo.

A melhor época para ir a Roma é durante a primavera e o outono, especialmente nos meses de abril, maio e junho, quando as temperaturas são mais agradáveis e as noites costumam ser frescas e não muito frias.

Roma, por ser localizada na Itália, é uma cidade que experimenta uma grande variação climática ao longo do ano, com invernos que podem ser bastante rigorosos devido à alta amplitude térmica.

Viajar durante o inverno pode apresentar alguns desafios, pois o frio elevado pode dificultar as caminhadas pelas ruas. Mesmo com o uso de roupas térmicas e casacos mais pesados, o clima frio pode impactar sua experiência na cidade.


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Roma, usando o cupom VIAJARMAIS15.


No verão, que coincide com a alta temporada turística na Europa, o calor pode ser um fator desconfortável, especialmente para quem é sensível a temperaturas elevadas ou tem pressão baixa. As temperaturas podem tornar os passeios mais cansativos e menos prazerosos.

Portanto, escolher as estações intermediárias ao invés da alta ou baixa temporadas é, sem sombra de dúvidas, a melhor época para ir a Roma.

Estações do anoPeríodo
Primavera21 de março a 20 de junho
Verão21 de junho a 20 de setembro
Outono21 de setembro a 20 de dezembro
Inverno21 de dezembro a 20 de março

E para enriquecer sua viagem, considere planejar sua visita em torno de datas e eventos significativos em Roma, como a Semana Santa e a Páscoa, o Festival Internacional de Cinema de Roma em setembro, ou as celebrações de Natal.

Roteiro para 1 dia em Roma

Roteiro de 2 dias em Roma
Curtindo o entardecer nos arredores do Monumento Vittoriano.

Se você tem apenas 1 dia em Roma, seja por conta de um passeio bate-volta, uma excursão de 1 dia em Roma ou uma conexão mais longa, veja minhas sugestões de lugares imperdíveis. As dicas também valem para quem vai passar mais dias em Roma porém quer ver tudo o que não pode ficar de fora logo no dia 1.

Nesse primeiro dia, com empolgação total e muita vontade de explorar a cidade, sugiro ir sem pensar para os principais pontos de interesse, ainda mais se o clima estiver bom. Siga direto para a trinca: Coliseu, Palatino e Fórum Romano, localizados bem perto um do outro e com o mesmo ticket de entrada. Evite filas e compre os ingressos com antecedência.

Para explorar os lugares com calma, sem contar o tempo gasto para chegar com transporte público, é preciso de no mínimo 4 horas, ou seja, quase metade do dia. Mas saiba: é tudo tão fascinante que você provavelmente ficará mais tempo nos arredores, principalmente do Coliseu.

Caso esteja na hora de matar a fome, para um lanche rápido, siga até a Piazza Venezia, numa caminhada de aproximadamente 15 minutos, sem paradas. Aqui está localizado o Monumento Vittoriano, com entrada gratuita e uma lanchonete no topo do prédio, com vista privilegiada para todas as atrações que curtiu na parte da manhã.

Caminhando mais outros 15 minutos, você estará no miolo do Centro Histórico de Roma, onde poderá visitar a Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza Navona, tudo a pé. Para conhecer mais afundo sua história, faça uma excursão a pé ao entardecer.

Passeios e restaurantes para ir em 1 dia em Roma

Como você viu acima, esses são os lugares em Roma que não podem faltar na sua primeira vez na cidade. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas de Roma e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus ingressos e tours para o primeiro dia em Roma:

Já em se tratando de onde comer na Cidade Eterna, sugiro como opções de restaurantes para ir em um dia em Roma o Tre Scalini ou mesmo o Mercado Central de Roma. Ambas são sugestões bem localizadas e acessíveis para um passeio rápido pela cidade.

Qual o lugar ideal para ficar um dia na Roma?

Pelo fato de um dia em Roma ser um passeio rápido, um roteiro que certamente estará combinado com um bate-volta para outro destino turístico italiano, nada melhor do que uma hospedagem acessível ao transporte para dormir apenas uma noite.

Sendo assim, a minha sugestão de onde ficar em Roma em um dia é próximo à Estação Termini, que embora não seja uma região central, conta com fácil acesso para o Aeroporto de Fiumicino e qualquer outra região da cidade.

Roteiro de 3 dias em Roma

Roteiro de 5 dias em Roma
Artistas de rua no Villa Borghese.

Obviamente o roteiro de 3 dias em Roma engloba as mesmas atrações do dia 1, mas com maior abertura para mudanças caso a previsão do tempo não ajude, além de incluir mais passeios.

Minha dica para o terceiro dia pode ser também para o primeiro dia, pois te dará uma visão mais ampla sobre como a cidade é subdividida e seus pontos turísticos mais visitados.

O Castelo de Santo Ângelo é um bom lugar para começar, sendo visita imprescindível por sua importância na história de Roma. Por estar às margens do Rio Tevere, aproveite para fazer uma pequena caminhada antes de seguir para o Vaticano.

Hora de visitar duas das atrações mais importantes de Roma: Basílica de São Pedro (Entrada grátis, ou visita guiada com fura-fila – com Capela Cistina) e Museu do Vaticano, não esqueça de ver as opções do Roma Pass. Dizem que os melhores horários são perto do almoço, entre 11hs e 15hs, mas sinceramente é difícil prever.

O melhor mesmo é comprar os ingressos com antecedência para evitar filas e torcer para não estarem lotados, o que não é difícil acontecer. Fui no final de agosto, época que muita gente prefere visitar as praias por causa do calor, e não tive problemas com superlotação.

Dependendo da época do ano, e de seu ritmo de caminhada, ainda será possível curtir o fim de tarde. Escolha entre as melhores vistas panorâmicas em Roma, para curtir o pôr do sol de acordo com a localização para facilitar sua volta para o hotel.

Fora tudo isso, os tradicionais ônibus turísticos de Roma são ótimos para explorar a cidade em 3 dias, e caso você não goste de andar muito, também serão uma boa opção para o transporte, podendo ser usados por até 72hs.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Roma. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Se você não gostar dessa forma de turismo, outra alternativa é aproveitar para conhecer os parques de Roma, alguns deles com vistas panorâmicas da cidade. O principal e mais famoso é o Villa Borghese, com fácil acesso pela estação Flaminio do metrô.

As ruazinhas em frente à entrada principal do parque, partindo da Piazza del Popolo, são todas incríveis. Perder-se por aqui é essencial, é sensacional!

Dicas de roteiros em Roma
Amigos sentados com vista para o Parque Gianicolo.

Também gostei bastante do Parque Gianicolo, principalmente nos arredores da Piazza Garibaldi. Fui no final da tarde, mas me arrependo até hoje de não ter ficado até o sol se pôr.

Como não quis ficar tanto tempo esperando, e ainda encontraria uma amiga para o jantar, desci a colina e fui caminhando até o centrinho do até Trastevere, ótima opção para curtir a noite em Roma, com diversos bares e restaurantes. Conheça outros passeios para fazer na Itália.

Passeios e restaurantes para ir nos 3 dias em Roma

Você percebe como Roma tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. Veja um ingressos para e passeios e restaurantes para um roteiro de 3 dias em Roma.

Passeios para 3 dias em Roma

Restaurantes para 3 dias em Roma

  • Tre Scalini
  • Mercado Central de Roma
  • Da Gino al Parlamento
  • Trattoria do Enzo
  • Coromandel
  • La Carbonara

1º e 2º dias em Roma

Para garantir o melhor roteiro em Roma sugiro que você reserve com antecedência as entradas e passeios guiados para os dias 1 e 2. Assim, você evita filas e consegue descontos online sem precisar chegar com antecedência nas bilheterias ou correr o risco de não conhecer os lugares imperdíveis em Roma.

Passeios para os 1º e 2º dias em Roma

Restaurantes para os 1º e 2º dias em Roma

Com relação as opções de onde se alimentar nos dois primeiros dias do roteiro em Roma, além das opções do dia 1, Tre Scalini e o Mercado Central de Roma, acrescente também o Da Gino al Parlamento e o Trattoria do Enzo.

3º dia em Roma

Especificamente para o terceiro dia do seu roteiro em Roma, os passeios que não podem faltar para você curtir muito a Cidade Eterna são verdadeiros guias complementares para a exploração turística que você já terá feito nos dias anteriores.

Passeios para o 3º dia em Roma

Restaurantes para o 3º dia em Roma

Em termos de alimentação, o seu terceiro dia em Roma pode muito bem combinar um ambiente e pratos intimistas, como do Coromandel, com uma boa pedida de drinks dos mais diversos no La Carbonara.

Onde se hospedar nestes 3 dias em Roma

Visando otimizar seu roteiro, pois 3 dias embora dê para visitar vários pontos turísticos ainda não é um tempo tão folgado, sugiro que você busque opções de hospedagem em hotéis localizados no centro de Roma, pois assim o seu deslocamento para os principais atrativos da Cidade Eterna ficará bem acessível.

Roteiro de 4 dias em Roma

Dicas de roteiros em Roma
Entrada das Catacumbas de San Calisto.

O roteiro de 4 dias em Roma para mim é o mínimo aceitável, pois além de conhecer o principal, ainda há tempo para explorar uma parte da cidade onde o turismo é um pouco menos procurado.

Pegue o ônibus com destino às Catacumbas de San Calisto, a maior galeria subterrânea de Roma, que antigamente era o cemitério da cidade e inclusive vários Papas foram enterrados aqui. 

O tour dura cerca de 1 hora, numa visita guiada em diversos idiomas, inclusive o português.

Também é possível contratar uma excursão privada nas Catacumbas.

As Catacumbas ficam dentro de um parque, o Parco della Caffarella, e toda a região é bem arborizada, nem parece a Roma atual.

Saindo de San Calisto, caminhe por cerca de 1 km pela Via Appia Antica até chegar no Appia Antica Caffe, um pequeno e charmoso restaurante onde é possível alugar bicicletas para fazer um passeio por essa que foi uma das mais importantes estradas da Roma antiga.

Em frente ao café, passa uma linha de ônibus para te levar de volta ao centro. Leia o relato completo no post sobre meu passeio de bike na Via Appia Antica.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Roma!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Via Appia Antica
Passeio de bike pela Via Appia Antica.

Se ainda tiver pique (não se esqueça que está viajando), escolha um dos lugares que indico onde ver o pôr do sol em Roma. Te garanto, você não se arrependerá!

Passeios e restaurantes para ir nos 4 dias em Roma

Confira a seguir sugestões para montar um roteiro seu roteiro de 4 dias na Cidade Eterna com ótimos tours e restaurantes que todo turista ama fazer em Roma. São todas opções imperdíveis!

Passeios para 4 dias em Roma

Restaurantes para 4 dias em Roma

  • Tre Scalini
  • Mercado Central de Roma
  • Da Gino al Parlamento
  • Trattoria do Enzo
  • Coromandel
  • La Carbonara
  • Er Buchetto
  • Il Vero Alfredo
  • Appia Antica Caffe

4º dia em Roma

Depois de conhecer o básico de Roma, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para Roma, como conhecer as incríveis Catacumbas de Roma e um tour de bike pela cidade.

Passeios para o 4º dia em Roma

Restaurantes para o 4º dia em Roma

Para ampliar ainda mais o seu conhecimento e paladar à gastronomia italiana, recomendo degustar o tradicional sanduíche de “Porcheta” no Er Buchetto, o verdadeiro Fettuccine Al Alfreddo no Il Vero Alfredo e quem sabe uma sobremesa no Appia Antica Caffe.

Onde se hospedar nestes 4 dias em Roma

Como 4 dias de viagem e roteiro em Roma já é algo um pouco mais extenso, você pode optar por uma hospedagem mais imersiva na cultura local como os aluguéis de temporada e albergues. Até também para que não saia muito custosa a sua estadia para 4 dias na cidade. Nesse sentido, sugiro o bairro de San Lorenzo.

Roteiro de 5 dias em Roma

Quantos dias é o ideal para ficar em Roma?
Parque Villa Borghese, que abriga a Galeria Borghese.

A esmagadora maioria dos turistas infelizmente não consegue ficar tanto tempo numa mesma cidade, mas Roma é daqueles lugares que sinceramente vale o esforço. Ver o Coliseu de diferentes ângulos, andar despretensiosamente pelas ruas e ter a chance de provar diferentes pratos da culinária são apenas algumas das vantagens que um roteiro de 5 ou mais dias pode proporcionar.

É verdade que o principal de Roma já foi visto nos dias anteriores, mas há muito mais. O legal é que você pode privilegiar os tipos de passeio que mais gosta, sem aquela “obrigação” de explorar a cidade.

Se você gosta de arte e história, poderá visitar a Galeria Borghese, com sua incrível coleção de obras; conhecer uma das coleções arqueológicas mais importantes do mundo no Museu Nacional Romano; ou ainda ir até as Termas de Caracalla para ver um dos mais bem preservados lugares de antigo banho público.

Se você quiser conhecer mais afundo as delícias culinárias de Roma, pode explorar por conta própria alguns dos restaurantes, ou ainda participar de uma excursão gastronômica em Roma.

Passeios e restaurantes para conhecer nos 5 dias

Ao longo de 5 dias em Roma, você já está na iminência de uma semana de experiência na histórica cidade italiana. E isso vai te permitir uma experiência ainda mais rica e intimista com a cultura e gastronomia romana. Portanto, aproveite bem todas as sugestões de passeios e restaurantes para um roteiro de 5 dias!

Passeios para 5 dias em Roma

Restaurantes para 5 dias em Roma

  • Tre Scalini
  • Mercado Central de Roma
  • Da Gino al Parlamento
  • Trattoria do Enzo
  • Coromandel
  • La Carbonara
  • Er Buchetto
  • Il Vero Alfredo
  • Appia Antica Caffe
  • Pastificio Guerra
  • Uve e Forme

5º dia em Roma:

Se você já está se despedindo de Roma no dia 5, vale visitar lugares interessantes e até fazer um roteiro alternativo em Roma. É só escolher um dos passeios abaixo e ter praticamente um roteiro completo em Roma!

Passeios para o 5º dia em Roma

Restaurantes para o 5º dia em Roma

Para uma degustação ainda mais tradicional italiana, no seu quinto dia na Cidade Eterna que tal experimentar uma peculiar e baratinha massa fresca? Para isso, visite o Pastificio Guerra. Já se você é adepto de pratos frescos acompanhados de um bom vinho, sente à mesa no Uve e Forme.

Onde se hospedar nestes 5 dias em Roma

Já que 5 dias de viagem é um tempo maior na cidade, você pode se permitir ficar em um bairro mais afastado do centro e residencial, assim você tem a chance de vivenciar com mais detalhes a rotina do povo italiano romano. Para isso, recomendo o bairro Trastevere.

Roteiro de 7 dias em Roma

Mercado de Porta Portese
Mercado de pulgas romano | Foto: Trolvag, via Wikimedia Commons.

Se você tem um roteiro para mais de 5 dias de Roma, tenho dicas de mais importantes lugares turísticos imperdíveis em Roma para um roteiro de 7 dias.

O Mercado de Porta Portese é um deles. Trata-se de um mercado de pulgas, ou seja, vende coisas usadas e antiguidades. Na realidade, tem muito mais do que isso. A feirinha mais famosa de Roma tem de tudo! Mas, não espere só coisas italianas. Boa parte dos produtos são importados.

Além de roupas, novas e usadas, sapatos e acessórios, tem outras coisas bem diferentes e baratas. Por exemplo, vi um colete salva-vidas infantil, que costuma ser carinho, por apenas um euro. Casacos de frio por 10 euros e por aí vai. Provavelmente você vai achar algo que te interesse no meio de um monte de bugiganga.

A feira de Porta Portese acontece todo domingo, das 6h às 14h. Então, caso queira conhecer, organize seu roteiro turístico em Roma para deixar a manhã de domingo livre. O horário final não é muito certo.

Algumas bancas ficam até umas 14h30 enquanto outras vão embora mais cedo. Como qualquer feira, a partir do meio dia começa o horário da pechincha, mas também tem menos coisas.

A feira começa na Piazza de Porta Portese, no finzinho de Trastevere, mas é bem grande, então reserve um tempinho para conhecer todo o mercado. Veja esse passeio guiado por Trastevere.

Monumentos romanos em Roma
Pirâmide em Roma | Foto: Palickap, via Wikimedia Commons.

Ah, e você sabia que existe uma pirâmide em Roma? Pois é, além de todos as construções magníficas como o Coliseu e o Panteão, que estão em qualquer roteiro de viagem para Roma, a cidade ainda tem uma pirâmide!

Bem parecida com as construções egípcias, a Pirâmide em Roma foi construída para ser o túmulo de Caio Céstio, que fazia parte de um dos grandes colégios religiosos de Roma.

É uma das construções da Roma Antiga mais bem preservadas, e está relacionada à várias crenças antigas. Diziam que no subsolo se ligava à outras antigas pirâmides que existiam na capital. Uma coisa meio Anjos e Demônios, sabe?

Visitar a pirâmide é fácil, basta descer na estação de metrô que tem o mesmo nome. Ao lado, fica a Porta de São Paulo, outra construção linda de Roma.

Jardins da Villa Borghese
Jardins da Villa Borghese em Roma.

Já os Jardins da Villa Borghese trata-se de um complexo que abriga museus, construções maravilhosas e muito verde. Tem 80 hectares de área verde, sendo o terceiro maior parque de Roma. Aqui rolam shows e eventos, então é legal ficar de olho na programação, pois pode encontrar algo que te interesse.

Mas, muitas pessoas querem incluir a Villa Borghese no seu roteiro de viagem em Roma por conta da Galleria Borghese. Aqui você encontra obras de Caravaggio, Leonardo da Vinci, Raffaello, entre muitos outros. Mas, só o seu edifício, o Palácio Villa Borghese Pinciano, já é uma grande obra de arte.

É considerado por muitos, o melhor museu de arte de Roma. O legal é que não é muito grande e é super organizado, então, você não se perde lá. Existe um tour de bike no Villa Borghese, para explorar a história do parque.

Quantos dias passar na cidade
Portas de Roma são verdadeiros pontos turísticos | Foto: Marten253, via Wikimedia Commons.

Bom, agora eu finalizo com as portas de Roma, que são verdadeiros pontos turísticos admiráveis! Normalmente são construções bem grandiosas e lindas. Mas, a Porta Maggiore, que também fazia parte da Muralha Aureliana, são bem especiais. Dá para ter uma ideia boa da grandiosidade da cultura romana.

Seus arcos são um dos melhores lugares de Roma para entender os aquedutos de Roma. O local é bem bonito, e ainda, por ser uma região universitária tem vários bares e restaurantes bem legais com custos bem ok. E o melhor de tudo, é uma região bem tranquila, com poucos turistas.

Não é muito longe da Estação Roma Termini e daqui você pode pegar um bondinho que te deixa na Piazza di Porta Maggiore.

Passeios e restaurantes para conhecer em 7 dias

Para quem tem 7 dias visando uma jornada histórica, cultural e encantadora na Cidade Eterna, nada melhor do que aproveitar um completo roteiro de passeios e restaurantes pelos quatro cantos da cidade, algo que irá te fazer sentir-se totalmente imerso na cultura romana.

Passeios para 7 dias em Roma

Restaurantes para 7 dias em Roma

  • Tre Scalini
  • Mercado Central de Roma
  • Da Gino al Parlamento
  • Trattoria do Enzo
  • Coromandel
  • La Carbonara
  • Er Buchetto
  • Il Vero Alfredo
  • Appia Antica Caffe
  • Pastificio Guerra
  • Uve e Forme
  • Prosciutteria Cantina Dei Papi
  • Tonarello

6º e 7º dias em Roma:

Depois de 5 dias em Roma é hora de relaxar conhecendo mais um pouco dos melhores atrativos antes de ir embora. Como explicado acima, os tours para reservar antecipadamente são excelentes nesse sentido. Aproveite-os!

Passeios para os 6º e 7º dias em Roma

Restaurantes para os 6º e 7º dias em Roma

Deguste outros itens frescos da culinária italiana como salames, mortadelas, bruschetas deliciosas, paninos (sanduíches feitos com pão de forma) e a famosa tábua de antipasto no Prosciutteria Cantina Dei Papi. Ou prove pratos tipicamente romanos no Tonarello.

Onde se hospedar nestes 7 dias em Roma

Com uma semana à disposição na cidade, você pode organizar a sua hospedagem dividindo-a em duas localizações em Roma: a primeira, em um dos bairros já citados anteriormente; e a segunda, em Pigneto/Prenestino, que por sinal este último pode ser a sua hospedagem dos dois dias finais do roteiro.

Como Pigneto/Prenestino é um bairro tido por muitos como uma pequena cidade inserida na gigante Roma e repleto de uma juventude boêmia que não perde seus inúmeros eventos culturais, casas noturnas, cafés, bares e restaurantes, hospedando-se no bairro você poderá curtir a sua última noite em Roma sem se preocupar a que horas e como chegar no hotel para descansar e no dia seguinte partir.

Dicas extras para aproveitar da melhor forma o seu roteiro em Roma

O que fazer em 4 dias em Roma?
Toda beleza de Roma.

A seguir, te apresento orientações e dicas extras para aproveitar da melhor forma o seu roteiro em Roma, tais como: o que é e se vale a pena usar o Roma Pass em seu roteiro na Cidade Eterna, onde e como comprar os ingressos dos passeios em Roma e também tudo sobre contratar um guia brasileiro para seus roteiros em Roma.

Roma Pass: O que é e vale a pena usar em seu roteiro na Roma?

Serviço que, basicamente, combina acesso grátis limitado a atrações turísticas romanas com acesso gratuito ilimitado ao transporte na cidade, o Roma Pass é um passe que pode ser adquirido em duas modalidades.

No passe de 48 horas, que custa 38 euros, o Roma Pass garante gratuidade na primeira atração visitada, enquanto que no passe de 72 horas, por 52 euros, a gratuidade se estende até a segunda atração explorada.

Ambas modalidades do Roma Pass possuem transporte (ônibus, metrô e bonde) ilimitado gratuito e ainda desconto (a depender da disponibilidade) em outras atrações turísticas romanas ou em serviços.

As ativações dos períodos de utilização do Roma Pass (48 horas e 72 horas) são feitas a partir do uso, de forma independente, na primeira atração visitada e no primeiro meio de transporte acessado.

É importante ressaltar que o Roma Pass pode não ser vantajoso, haja vista que, a depender do período da viagem e da atração a ser visitada, adquirir de forma avulsa o acesso para o atrativo turístico e também o passe de transporte pode no final sair mais em conta do que o Roma Pass.

Sem falar que para visitar alguns pontos turísticos, a exemplo do Coliseu, o Roma Pass não permite mais a visita sem reserva prévia de horário. Assim como pode haver atrativos na cidade que não estejam cobertos pelo passe, a exemplo do Vaticano.

Onde e como comprar os ingressos dos passeios em Roma?

roteiro roma 3 dias
Coliseu é o maior cartão-postal da cidade.

Para planejar seu roteiro em Roma com eficiência, o ideal é adquirir os ingressos das atrações online com antecedência. Isso não só elimina as filas de espera na entrada, como também garante sua visita no dia desejado, além de oferecer a possibilidade de cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Existem diversas opções de empresas confiáveis que oferecem tours oficiais em Roma, incluindo guias brasileiros ou que falam português, sempre com dicas valiosas para ajudar a economizar em sua viagem.

Outra recomendação é adquirir um passe de atrações, que proporciona um custo total mais baixo e economiza tempo, evitando as longas filas.

Roteiro em Roma com agências

Para garantir os melhores preços, recomendo o uso de sites de empresas que oferecem passeios com tarifas competitivas, sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Um exemplo é o Get Your Guide, uma agência de viagens online fundada em 2009 e com sede em Berlim.

O site da Civitatis é outra excelente opção e muito confiável. Fundada em 2008 na Espanha, a empresa já atendeu milhões de clientes ao redor do mundo. Para brasileiros, uma vantagem é a possibilidade de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes.

Roteiro em Roma através de pacotes de atrações

Os pacotes de atrações em Roma, conhecidos como passes turísticos, permitem que você economize tempo e dinheiro, oferecendo acesso rápido a diversas atrações sem enfrentar filas.

Ao adquirir um desses passes, você garante entrada nos principais museus e pontos turísticos, além de ter a opção de participar de passeios ou tours guiados, dependendo do passe escolhido.

O processo é simples: escolha o passe online no site, considerando sua disponibilidade de tempo, pois eles são oferecidos em diferentes durações. O passe é ativado na primeira vez que for escaneado em uma atração e permanece válido para os dias consecutivos. Ao final do período comprado, ele expira automaticamente.

Contrate um guia brasileiro para seus roteiros

roteiro roma 4 dias
Embaixada brasileira em Roma fica na Praça Navona.

Uma das melhores maneiras de explorar Roma é com a ajuda de um guia brasileiro local. O site iFriend, uma plataforma brasileira fundada em 2017, oferece uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, facilitando a interação entre turistas e moradores.

Esses passeios são conduzidos por falantes nativos de português que vivem em Roma há anos, o que proporciona uma experiência autêntica e rica em detalhes.

Além disso, tanto a Civitatis quanto a Get Your Guide oferecem passeios em português, garantindo uma experiência ainda mais acessível em Roma. Os melhores são:

Conheça tudo sobre a Roma e crie um roteiro perfeito

Todas essas dicas são para te convencer que a melhor coisa é comprar os ingressos antecipados, para que o seu roteiro em Roma seja o mais completo possível.

Ao comprar os ingressos antecipados, você economiza tempo, pois não precisará enfrentar as longas filas nas atrações mais famosas da Cidade Eterna e ainda saber previamente quanto custa viajar para Itália.

Faça uma boa economia de dinheiro pegando preços mais baixos, sem taxas de reserva ou cobranças ocultas.

Claro que existe muito mais o que fazer em Roma, mas te garanto que aqui estão muitas das principais opções, basta você escolher quantos dias é o ideal para ficar em Roma na sua realidade de viajante, listar tudo o que fazer em Roma pela primeira vez, conforme o seu perfil de turista, e aproveitar a cidade.

Portanto, agora que já saber tudo o que fazer em Roma em 1 dia, 3 dias, 4 dias, 5 dias e até 7 dias, não perca mais tempo e reserve já os seus passeios na cidade, principalmente se pretende curtir Roma com crianças. Assim você evita filas e contratempos durante a viagem, tornando a experiência ainda mais agradável, prática e cômoda.

Ah, e se você quer fazer um passeio diferente em Roma? Confira os painéis com street art espalhados pela cidade. A indicação é do site oficial de turismo em Roma:

Planejando seu roteiro de viagem em Roma? Ainda tem dúvidas sobre o que fazer em 2, 3, 4 ou 5 dias? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências? Deixe um comentário abaixo!!!

Dúvidas frequentes

O que fazer em 1 dia em Roma?

No seu primeiro dia em Roma você não pode deixar de fora as seguintes experiências:
Adquirir o Roma Pass
Excursão a pé ao entardecer em Roma

O que fazer em 2 dias em Roma?

No seu segundo dia em Roma aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
Entrada para o Castelo de Santo Ângelo
Basílica de São Pedro
Museu do Vaticano

O que fazer em 3 dias em Roma?

No terceiro dia de roteiro inclua essas sugestões de passeios em Roma:
Ônibus turísticos de Roma
Passeio guiado por Trastevere

O que fazer em 5 dias em Roma?

Com mais tempo em Roma programe-se para visitar alguns desses lugares incríveis:
Galeria Borghese
Museu Nacional Romano
Termas de Caracalla
Excursão gastronômica em Roma

Vale a pena programar um roteiro em Roma antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis em Roma você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo em Roma.

Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Roma – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Roma? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Dicas de atrações em Roma

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Roma, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Internet ilimitada em Roma

Durante sua viagem pela Itália, é indispensável ter um chip de internet em Roma com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido a alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.

Qual o melhor seguro viagem em Roma?

Para uma viagem segura e sem preocupações, é essencial adquirir um seguro viagem válido em Roma. Esse seguro oferece ampla proteção em casos de emergências médicas, hospitalares e odontológicas, assegurando atendimento imediato em situações de imprevistos de saúde durante sua estadia, com assistência disponível 24 horas por dia.

Na Seguros Promo, você faz o comparativo das melhores seguradoras, fácil e rápido. Para garantir um ótimo preço, use o cupom de desconto VIAJARMAIS15 e economize até 20%.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Guilherme Tetamanti
    Oi Michel, O Roma Pass vale a pena se você fizer umas 2-3 atrações por dia. Mesmo se for menos, vale por não precisar pegar filas para comprar os ingressos. Tudo a pé fica cansativo, mas é super fácil usar o sistema de transporte público de Roma (bonde e ônibus). Abraços
  2. Leopoldo Jotha
    Guilherme primreiro gostaria de lhe parabenizar pelo blog e dizer que estou indo para a Italia e Alemanha com minha familia em Novembro de 2018 e seu blog foi de uma ajuda excelente para me ajudar a programar um roteiro de visitação por Roma. Muito Obrigado pelas dicas do seu blog.
  3. Guilherme Tetamanti
    Oi Leopoldo, Fico feliz em ajudar e de alguma forma fazer parte dessa viagem. Abraços
  4. Silvia
    Oi , Guilherme ! Tudo bem ? Adorei seu roteiro para Roma. Viajarei com a familia em janeiro/2018. Ficaremos 05 dias. Você acha vantajoso irmos a Pompéia ? É fácil ? Ou vc aconselha uma excursão...? Temos uma criança de 10 anos..Desde já , te agardeço!
  5. Michel Moral
    Olá, Silvia. Vou agora em janeiro de 2019 para a Itália. Pode me dizer como foi a sua experiência? Já viajei em anos anteriores para França e Holanda nessa época, portanto, sei como é o frio. Além disso já enfrentei -25º no Canadá. Mas ainda assim, gostaria de saber como é que funciona. Se vale à pena comprar o Roma Pass, se é possível fazer tudo a pé... Agradeço se puder ajudar. Caso o blogueiro possa me ajudar também, eu agradeceria muito. Por sinal, parabéns pelo excelente trabalho. Nos ajuda muito! Um abraço a todos!
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi Silvia, Pompéia não é tão perto de Roma. De trem, a viagem demora entre 5 e 6 horas. Eu focaria meus esforços em Roma, que há coisas suficientes para fazer em 5 dias, a não ser que você queria muuuuito ir a Pompéia. Na minha opinião não vale a pena, afinal você perderá meio dia para ir, mais meio para voltar. Abraços
  7. fernanda godoy
    oi guilherme tudo bem? adorei seu blog! com a sua ajuda acabei de montar meus dois dias em rome!!! obrigada pelas dicas. also, eu tenho uma pergunta. Eu vi voce falando de flias. as filas sao tipo disneyland da qual esperamos mais de horas?
  8. Guilherme Tetamanti
    Oi Fernanda, bem e por aí? Eu não pequei fila porque minha amiga deu todas as dicas, mas podem sim demorar horas. Os pontos críticos são Vaticano e seu museu, além e Coliseu. Nesse último, como o ingresso é integrado ao Palatino e Fórum Romano, vale a pena ir primeiro nesses, que a fila para mim foi inexistente, e depois seguir para o Coliseu que fica ao lado. Abraços
  9. Marcio
    Ola Guilherme. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog. Estou programando uma viagem para Roma e as dicas foram extremamente úteis. Estarei em Roma com minha esposa entre os dias 29/04 a 04/05 (04 dias inteiros). Montei um roteiro inicial, e gostaria muito de vosso auxilio para avaliar ao mesmo. Lembro que no 02° dia será feriado de 01 de maio e muitas atrações estarão fechadas. Estarei hospedado no Transtevere. -DIA 01 (30/04): Coliseu, Palatino e Forum Arco de Constantino Circo Massivo Piazza Venezia, Monumento a Vittorio Emanuelle II -DIA 02 (01/05) Basílica do Vaticano Museu do Vaticano, Capela Sistina Algo mais? -DIA 03 (02/05) Phanteon Basílica di Santa Maria Sopra Minerva. Piazza Navona Fontana Di Trevi Piazza del Popolo Piazza del Spagna -DIA 04 (03/05) Audiência com Papa (Vaticano) Castelo San Ângelo Basílica di San Giovanni Algo mais?? Gostaria muito de receber sua opinião, e sugestões de acréscimos ou alterações. Antecipadamente agradeço pela atenção
  10. Guilherme Tetamanti
    Oi Marcio, Fico feliz que as dicas ajudaram! Acho que o roteiro está bom, talvez um pouco apertado no primeiro dia. Coliseu, Palatino e Forum Romano ficam perto, mas tomam bastante tempo. De qualquer forma é super fácil se locomover na parte turística da cidade, e você pode mudar o roteiro se houver necessidade. Abraços
  11. Carol Borges
    Olá Guilherme, tudo bom? Por favor se puderes me esclarecer uma dúvida: sobre a basílica de São Pedro, você informou que a entrada é free ou 16€ com o guia. Mas você só consegue visitar a capela cistina se optar pelo guia, ou ela também é free!? Obrigada!
  12. Guilherme Tetamanti
    Oi Carol, bem e por aí? Pode sim entrar sem o guia sem pagar nada, basta pegar a fila e passar pela revista. Abraços
  13. Anderson Dilarin
    Boa noite, Guilherme, muito bom seu blog e suas dicas, estou indo com minha esposa pra europa em abril de 2017, e vamos conhecer roma provavelmente seguindo seu roteiro, e florença, quantos dias pra conhecer as principais atrações de la?
  14. Guilherme Tetamanti
    Oi Anderson, Ainda não conheço Florença, mas logo uma colunista publicará um guia da cidade. Pelo menos 2 noites. Abraços
  15. Fabiola
    Olá Guilherme! Adorei seu blog, bem objetivo. Quais restaurantes você indicaria em Roma??? A julgar pela pizza da foto, lá deve-se comer muitoooo bem. Obrigada!
  16. Guilherme Tetamanti
    Oi Fabiola, Tenho um artigo sobre onde comer em Roma. Fico feliz em saber que curtiu :) Abraços
  17. Maria Célia
    Olá Guilherme. Parabéns pelo blog. Estou indo à Europa em junho-17, onde pretendo ficar 05 dias em Portugal, 08 na Espanha e 05 na Itália, quais cidades você me indicaria conhecer nesses países, além de suas capitais. Sou "marinheira de primeira viagem", estou indo com o meu esposo, viagem econômica....rsrsrs e conto com a sua colaboração. Grande Abraço.
  18. Guilherme Tetamanti
    Oi Maria Célia, Sempre bom saber que o blog é útil :) Portugal ainda não conheço, mas quando for a minha primeira parada será na região do Algarve...as praias são incríveis! Na Espanha, definitivamente Madrid, para mim é melhor do que Barcelona (é incrível sim, mas escolho Madrid). Pertinho de Madrid, não deixe de visitar Toledo. Morei na Andaluzia, no sul do país, e existem dezenas de cidadezinhas históricas encantadoras, como Ronda. Abraços Na Itália, certamente Roma. Florença também é imperdível!
  19. otto
    Olá, apenas para te ajudar a entrada para a basílica do Vaticano é gratuita, apenas a capela Cistina e o museu do Vaticano que são pagas. Valeu.. Um abraço..
  20. Guilherme Tetamanti
    Boa, obrigado Otto!
  21. Anna Luiza
    Olá, gostaria de saber qual é o lugar da foto que a legenda é "amigos sentados com visto para o parque Gianicolo", adoraria ir para ter essa vista linda!! obrigada pelo roteiro!!
  22. Guilherme Tetamanti
    Oi Anna, Fica na Piazza Garibaldi. Abraços
Quero Viajar Mais