O Santuário do Caraça é um dos lugares mais incríveis do Brasil e que vale a pena ser conhecido em todas as épocas do ano.
Você já se imaginou fazendo uma viagem pela Europa para conhecer castelos, construções e a história por trás de uma cidadezinha qualquer? E no Brasil, já cogitou fazer um roteiro histórico?
É provável que a maioria dos leitores responda “não”, nem mesmo eu faria diferente alguns meses atrás, mas a chance de viajar pelos caminhos da Estrada Real de Minas Gerais e conhecer lugares com o Santuário do Caraça, me abriu os olhos e comecei a pensar diferente.
Antes de começar a viagem, li bastante sobre as diferentes rotas, vi centenas de fotos e comecei a perceber como todo o trabalho de divulgação da Estrada Real é impecável, além da facilidade para planejar um roteiro com a cara de cada um.
Mesmo com tanta informação, confesso que fiquei impressionado quando avistei de longe o local onde passaria a primeira noite, depois de um dia inteiro explorando uma pequena parte do Caminho dos Diamantes.
Para te ajudar a conhecer esse destino, neste artigo resolvi compartilhar minha experiência e preparei um guia completo com o que fazer no Santuário do Caraça: como chegar, história, o que fazer e alimentação, para você desfrutar da melhor forma desta viagem pela Estrada Real mineira.
Planeje sua viagem => Alugue um carro mais barato em Minas Gerais
Alugue carro na Rentcars em até 10x s/ juros e zero IOF!
Encontre o melhor preço para aluguel de carro no Brasil e no exterior, e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
Neste artigo você vai ver:
Santuário do Caraça: onde fica
Localizado na região Sudeste do Brasil, o Santuário do Caraça fica em Minas Gerais, mais precisamente na área da Estrada Real, entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara.
A pousada fica a 40 km de Ouro Preto, a 125 km de Belo Horizonte, a 475 km de Vitória, a 496 km do Rio de Janeiro e a 05 km de São Paulo.
Em relação a como chegar no Santuário de Caraça, quem estiver em Belo Horizonte poderá ir de carro sem problemas pela BR-381 sentido Vitória, em um trajeto que dura um pouco menos de 3 horas.
Para ir de ônibus, vá da Rodoviária de BH até Santa Bárbara (32 reais a passagem), de onde você pode pegar um táxi ou Uber até o santuário, sendo que a distância é de 26 km.
Caso esteja em Ouro Preto, pegue a estrada MG-129 até a entrada de Santa Bárbara e vire a esquerda para seguir até o Santuário do Caraça; a viagem dura cerca de 2 horas.
De Vitória, dirija na BR-262 até chegar em João Monlevade-MG; em seguida, pegue a BR-381 sentido Belo Horizonte até o trevo para Barão de Cocais., aí é só seguir e virara direita para chegar na pousada. O percurso leva um pouco menos de 9 horas.
Se estiver no Rio de Janeiro, siga pela BR-040 e pegue e MG-129 em Ouro Preto; a viagem demora por volta de 8 horas e 30 minutos.
Já para quem deseja sair de São Paulo, encare as 10 horas da viagem, que começa via BR-381 até Belo Horizonte e continua até o trevo MG-436 para Barão de Cocais; siga em frente e vire a direita antes de entrar em Santa Bárbara.
CLIQUE AQUI para fazer sua reserva no Santuário do Caraça »
O Santuário do Caraça
A van vinha mansinha, serpenteando as estradas sinuosas entre as montanhas de Minas Gerais. Eu já estava quase se esperanças, mas ansioso para chegar a tempo de curtir o pôr-do-sol em algum mirante especial. Foi quando gritei para o motorista: – “pare aqui”.
Foi a primeira vez que vi o Santuário do Caraça, todo iluminado e colorido pela luz do entardecer. Após algumas fotos, seguimos para conhecer um pouco mais desse lugar que pode ser considerado uma aula de história particular.
Hoje conta com mais de 42 apartamentos e 8 quartos com banheiros externos, além de algumas casas com acomodações mais simples, para a hospedagem de até 190 pessoas.
Suas diárias são com pensão completa para saborear as comidas típicas mineiras, isto é, com direito a café da manhã, almoço e jantar, além da entrada na Reserva Natural.
Dados para visitantes:
- Horário de Visitação: 08h às 17h; sujeito a multa para saída após às 17h.
- É proibido pescar, caçar ou causar qualquer dano à vegetação, assim como a retirada de mudas ou galhos de plantas e árvores.
- Será cobrada uma taxa para usufruir do espaço Santuário do Caraça para tirar fotos de Books (casamentos, debutantes, entre outros).
- Proibido o uso de drones na propriedade do Santuário do Caraça.
Santuário do Caraça: história
Este local foi inaugurado em 1774 para ser uma hospedagem para romeiros e visitantes, que viajavam até aqui com o intuito de se converter e mudar os rumos de sua vida, foi novamente reativado como uma pousada a partir da década de 1970, após 150 anos dedicados a educação e formação intelectual de meninos e de seminaristas.
O Santuário do Caraça é uma antiga hospedagem para romeiros construída no século XVIII, que foi transformada em colégio de padres e hoje em dia funciona como hotel, recebendo turistas de todo o Brasil.
Dentre as histórias que o Santuário possuí uma das mais interessantes é a do lobo-guará, que perdura até hoje no local.
Foi em 1982 que moradores do Santuário, entre eles o padre responsável na ocasião, perceberam que algumas lixeiras eram reviradas durante a noite. Resolveram colocar carnes e frutas em bandejas nos portões de entrada, que ficavam vazias pela manhã.
Foram aproximando as bandejas, até subir até a porta da igreja, o que não afugentou os animais. Hoje alimentar o Lobo-Guará virou tradição, que acontece religiosamente todas as noites.
Lá pelas 19 horas, o padre coloca a bandeja e começa a chamar pelo Guará, que costuma aparecer todos os dias. O silêncio toma conta do ambiente e somente os assobios e chamados do padre são escutados por longos minutos.
Não demora muito e o lobo aparece, imponente, elegante, com a certeza de haver ali uma boa refeição. Fiquei impressionado com suas orelhas, sempre atentas a qualquer ruído ou até movimento mais brusco.
Após o jantar apareceram outros, que pareciam não se importar com os flashes e tanta gente a observar.
Hospedagem no Santuário do Caraça
De verdade, este é um daqueles lugares escolhidos para se desligar da vida real, pois quase nada do mundo moderno chega até o Caraça. O fogão à lenha ajuda a preparar as refeições; sem contar que sinal de celular e internet são pouco importantes por aqui; porém o wi-fi está disponível para os hóspedes.
Os quartos na pousada do Santuário do Caraça são simples, mas bem amplos e com todo o conforto necessário. Eles dispõem de camas com tomada perto (de casal ou solteiro), frigobar, guarda-roupa, mesa de trabalho e banheiro (alguns deles privativos).
Por ser uma construção antiga, suas portas e paredes são quase que a prova de som, proporcionando um silêncio difícil de acreditar. Um lugar para pensar, descansar e para entender que as melhores coisas da vida é você mesmo que pode proporcionar.
Aproveite também para jogar partidas de bilhar no salão de jogos do local, tal como caminhar no elegante jardim e fazer novas amizades no lounge de uso comum com TV. Caso viaje com crianças, pode deixá-las se divertir no parquinho infantil. O estacionamento é gratuito.
Fique tranquilo quanto a alimentação, pois na diária todas as refeições estão incluídas: café da manhã, almoço e jantar; ambas são servidas no restaurante da propriedade, com comida caseira e em boas quantidades.
Outro ponto de destaque é o padrão de atendimento dos funcionários, que estão sempre a postos para tirar as dúvidas e atender as solicitações dos hóspedes.
Todos estes predicados geram excelentes avaliações e uma nota 9,0 no Booking por parte dos hóspedes, que consideram os quartos e os demais ambientes extremamente limpos.
Hotéis perto do Santuário do Caraça
- Pousada Terra Mineira: fica localizada em Catas Altas, a 38 km do santuário. A propriedade conta com piscina ao ar livre, restaurante, bar, churrasqueira e jardim; os quartos dispõem de TV e wi-fi.
- Rez Home Catas Altas: esta é uma casa de temporada com 3 quartos, com direito a TV de tela plana e cozinha equipada; o destaque fica por conta da banheira de hidromassagem. Trata-se de uma ótima dica para viajar em família para o Santuário do Caraça, que fica a 36 km.
- Estância Jardim Secreto: situada a 12 km do Santuário do Caraça, é uma propriedade que conta com restaurante, bar, piscina ao ar livre e estacionamento. Os quartos são ótimos e possuem vista para a montanha.
- Hotel Quadrado: localizado de frente para um bonita igreja, este local dispõe de um farto café da manhã, sendo um hotel antigo com ares rurais. Ele também conta com piscina e restaurante e fica a 26 km do santuário.
O que fazer no Santuário do Caraça
Igreja Neogótica
Em relação a o que fazer no Santuário do caraça, certamente o atrativo mais famoso é a igreja, que foi construída em estilo neogótico em homenagem a Nossa Senhora Mãe dos Homens, cuja imagem chegou de Portugal para o complexo em 1764.
A peça que remete a santa é única, talhada em madeira e com roupas pintadas de ouro. Ela possuí uma mão erguida em sinal de benção; assim como a imagem do menino Jesus, nu, que fica no seu outro braço.
O interior da igreja também possuí outros atrativos:
- O corpo de São Pio Mártir: trata-se do primeiro corpo de santo que chegou ao Brasil, em 1797, como uma oferta do papa Pio VI. Revestido em cera, ele fica no altar principal.
- A Ceia de Ataíde: quadro pintado em 1828, que consiste em Cristo rodeado pelos 12 apóstolos em uma ceia. A obra foi pintada a pedido do Padre Jerônimo de Macedo.
- Os Vitrais Franceses: dando um charme na decoração, eles representam, em ordem, o nascimento de Jesus, a apresentação dele no templo, Jesus com 12 anos e ele com seus pais em Nazaré. O vitral do centro foi doado por Dom Pedro II e possuí um brasão do império.
- Órgão do Padre Boavida: feito para a atual Igreja e inaugurado junto com ela em 1883, ele possuí 628 tubos portugueses, franceses e de madeiras. O instrumento funcionava de modo braçal até 1974.
- Altares Laterais: além do principal, o santuário possuí dois altares barrocos pintados pelo Mestre Ataíde; em um deles está a imagem de Nossa Senhora da Piedade e no outro a do Sagrado Coração de Jesus.
Museu do Caraça
Construído nas ruínas do antigo colégio que foi destruído por um incêndio em 1968, o Museu do Caraça foi montado a partir das peças de mobiliário e artefatos diversos de uso diário, pertencentes ao próprio santuário.
Alguns deles são remanescentes de séculos anteriores, constitui um interessante lugar para visitação diária, procurado pelos hóspedes e visitantes através de percursos guiados pelos monitores ou por conta própria.
As peças mais interessantes são as camas utilizadas por D. Pedro II, além do acervo que foi salva da biblioteca, com exemplares de livros antigos e até mesmo anotações do então Imperador do Brasil.
Parque Natural do Caraça
O santuário conta com vários atrativos naturais, como cachoeiras, piscinas naturais, cavernas e picos. O Parque Natural do Caraça tem esse nome devido a sua formação rochosa, em uma transição entre Cerrado e Mata Atlântica.
Com altitudes que passam dos 2.000 metros na Serra do Caraça, o local possuí uma área de 11.233 hectares, com uma riquíssima vegetação; destaque para as bromélias e orquídeas. A fauna também é bem especial; além dos lobos-guará, também habitam no local onças pardas, sauás, quatis e esquilos.
Aproveite para fazer as trilhas no Santuário do Caraça, desde as mais fáceis para quem não deseja andar e se esforçar muito até as mais radicais para lugares mais distantes, como a que leva até a Gruta do Centenário.
Santuário do Caraça em Minas Gerais
Como foi possível perceber, o Santuário do Caraça é um destino perfeito para uma imersão com a natureza e com a sua fé; sendo um refúgio que atraí muitos turistas para momentos de relaxamento e reflexão.
Aproveite também para levar lembranças da viagem para casa, pois a loja do santuário funciona de segunda a sexta das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas; nos finais de semana e feriados fica aberta das 8 às 17 horas. Nela, você encontrará itens que remetem a cultura local, como chaveiros, camisetas, bonés, chapéus livros e muito mais.
E você, ficou com vontade de conhecer o Santuário do Caraça em Minas Gerais? Esteve no local e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *