Taj Mahal, na Índia: Passeios, excursões e preços

Taj Mahal, na Índia: Passeios, excursões e preços

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O Taj Mahal faz parte das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e está situado na cidade de Agra, ao norte da Índia, na Ásia. Essa verdadeira obra-prima da arquitetura asiática é mundialmente conhecida e admirada.

E são vários os motivos para isso: seu significado, suas curiosidades e, é claro, sua beleza. Chegar ao Taj Mahal, por si só, já é uma grande aventura. Mas o passeio vale muito a pena, já que você poderá observar essa joia bem de pertinho.

Saber como ele é por dentro, os diferentes estilos de desenho esculpidos no impressionante mármore branco e todo o seu entorno.

Neste artigo, falarei um pouco da história do Taj, como foi a minha experiência nesse belíssimo ponto turístico indiano, tentarei dar dicas preciosas e também falar sobre o que mais é possível de se fazer em Agra.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Nova Deli

Seguro viagem para a Ásia »

Tudo sobre o Taj Mahal

Um dos monumentos mais conhecidos da Índia e do mundo, o Taj Mahal está situado na cidade indiana de Agra. É uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno e ponto turístico imperdível no país.

Se você tem vontade de conhecer o Taj Mahal, este artigo é como uma aula preparatória, afinal, ao longo dele falarei sobre os seguintes temas:

  1. História do Taj Mahal
  2. Como chegar no Taj Mahal
  3. Dicas de o que fazer no Taj Mahal
  4. Curiosidades do Taj Mahal
  5. O que fazer em Agra, além do Taj Mahal

Mas, antes de continuar veja o vídeo produzido pelo órgão de turismo da Índia mostrando um pouco de como é o tour virtual pelo monumento:


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Índia, usando o cupom VIAJARMAIS15.


CLIQUE AQUI para agendar os passeios no Taj Mahal »

1. História do Taj Mahal

taj mahal significado
Taj Mahal.

Nem todos sabem, mas o Taj Mahal, construção nomeada patrimônio mundial pela Unesco em 1983, é um mausoléu. Nele, estão os restos mortais de Aryumand Banu Begam e de seu marido, Shah Jahan.

Essa é uma história que remonta há centenas de anos, por volta de 1600, quando o imperador mongol Shah Jahan era casado com Begam, uma princesa persa que faleceu ao dar à luz ao décimo quarto filho do casal.

Em sua memória, Shah Jahan idealizou a construção do Taj, que demorou cerca de 22 anos para se concretizar, e utilizou a força de 20 mil homens. O quase cegante mármore branco é todo cravejado de pedras preciosas, como jade, ametista, turquesa, lápis-azul, cristal e ouro.

Após sua morte, Shah Jahan também teve seus restos mortais mantidos dentro da construção, na parte do subsolo, ao lado de sua mulher.

É possível visitar essa espécie de cripta, porém não é permitido tirar fotos. Muita gente tenta burlar essa regra, o que eu acho de uma ofensa enorme à cultura local. Registre com seus olhos e sua memória. É muito mais legal e educado.

2. Como chegar no Taj Mahal

taj mahal arquitetura
Trem é a opção mais recomendada | Foto: Shuaib SB, via Wikimedia Commons.

A partir de Nova Deli, um dos locais principais de onde parte a maioria dos viajantes com destino ao Taj Mahal, você tem 4 opções básicas: ônibus, táxi, carro ou trem.

De ônibus, você leva cerca de 6 horas para chegar, mas esse é o meio de transporte que desaconselho a usar no país – principalmente se você é mulher.

 
 

Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Agra. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A não ser que você consiga um passeio em ônibus de turismo, como um tour ao Taj Mahal e Forte de Agra com almoço, por exemplo, fuja! Além de sujos e muitos caindo aos pedaços, literalmente, você terá que fazer algumas baldeações e aguentar um transporte que está quase sempre lotado.

Se você optou pelo conforto do táxi, saiba que a corrida demorará, em média, 2h30, custando em torno das 4000 rúpias. Não acho que compensa. Assim, você ainda viaja de uma forma bastante impessoal e não curte nada da cultura local.

Agora, se você é corajoso o suficiente para alugar um carro e dirigir na mão inglesa e no emaranhado de carros que é o trânsito indiano, meus parabéns. Lembre-se das buzinas incessantes e das vacas pelo caminho!

A opção que eu mais indico é o trem. E por quê? Bem, é rápido, seguro, confortável e, convenhamos, fazer uma viagem à Índia e não andar nesse meio de transporte é o mesmo que ir a Veneza e não curtir um passeio de gôndola.

 taj mahal desenho
Tuk-tuk | Foto: Barry Pousman, via Wikimedia Commons.

Escolhi o 12050 Gatimaan Express, um trem direto e de semialta-velocidade, que chega até 160 km/h. Tudo bem limpo, com poltronas acolchoadas e ar-condicionado. O percurso demora cerca de 1h40  por trecho e é bem tranquilo.

O 12050 Gatimaan Express funciona todos os dias, menos às sextas-feiras. Sai da estação Hazrat Nizamuddin às 8h10, e chega em Agra às 9h50. Para retornar, o trem sai de Agra às 17h50 e chega em Deli, estação Nizamuddin, às 19h30. Paguei por volta de 1500 rúpias.

Quando você chegar à estação de trem em Agra, vai se deparar com incontáveis motoristas de tuk-tuk oferecendo seus serviços. Parece uma guerra em que todo mundo disputa uma corrida. Agra é uma cidade, em sua grande parte, bastante pobre e esse trabalho informal é o sustento de milhares de famílias.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Índia!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Portanto, te oferecerão corridas até o Taj ou até mesmo por diversos pontos turísticos. Já que eu tinha 8 horas na cidade, decidi contratar um motorista para me levar ao Taj Mahal, ao Forte Vermelho, ao Baby Taj e ao complexo hoteleiro ITC Mughal para almoçar.

Paguei 1000 rúpias ao motorista: 500 na hora e 500 ao final do serviço. Aconselho fortemente que você, além de pechinchar muito o valor, opte por essa forma de pagamento 50% + 50%Assim, você evita golpes, já que o motorista terá que te esperar a cada ponto turístico para seguir viagem e receber o montante final.

Dicas do que fazer no Taj Mahal

Engana-se quem pensa que o Taj Mahal, um dos principais pontos turísticos de Agra, é composto apenas pela famosa construção em mármore branco. Na verdade, todo o complexo possui portal de acesso, edifícios, torres, mesquita, enormes jardins e um grande espelho d’água.

Eu não tinha a menor ideia da grandiosidade da área e fiquei vagando um bom tempo, apreciando cada detalhe – e são muitos! Primeiro, você passa por portais de tom vermelho que já são lindíssimos e altos.

Ao fazer uma passagem dramática pelo portal principal, de longe você é capaz de visualizar o mausoléu principal, muito maior do que você imagina.

Geralmente ao se deparar com pontos turísticos que conhecemos apenas em livros ou TV, eles decepcionam por suas dimensões. Nesse caso é 100% diferente. Pode apostar! Uma opção para conhecer o Taj Mahal é fazer uma excursão de luxo no Triângulo Dourado.

Lembro-me de ficar emocionado e paralisado com aquele gigante que refletia a luz do sol com tanta força, que eu só conseguia olhar diretamente para ele com óculos escuros. Jardins super bem cuidados e um espelho d’água que se estendia até a base da construção.

Os corpos das outras esposas de Shah Jahan estão espalhados pelos outros edifícios, que também são mausoléus, e você pode visitar. É possível subir até o alto da construção principal, tendo uma bela noção do tamanho de toda a área e tirar fotos espetaculares.

Na lateral da construção branca está uma mesquita, com cerimônias religiosas às sextas, dia em que o Taj Mahal fica fechado à visitação.

Logo no dia em que escolhi ir, o primeiro ministro indiano também estava por lá e a movimentação foi intensa. Toda a pompa indiana para receber se chefe de estado, o que me fez achar toda a visita ainda mais surreal e interessante. Sorte a minha!

Curiosidades do Taj Mahal

atrativos turísticos da índia
Vista do Taj Mahal |Foto: McKay Savage, via Wikimedia Commons.

Claro que um patrimônio mundial tão antigo possui diversas histórias, lendas e curiosidades. Algumas que são conhecidas e outras que eu mesmo percebi por lá e conto aqui para vocês.

Nos arredores do Taj Mahal é possível comprar diversas peças em mármore por um preço ridiculamente barato. Vasos, abajures, porta-copos, miniaturas,

A foto mais enquadrada e perfeita com o mausoléu branco ao fundo é possível de ser tirada quando você se apoia em um pequeno deque de madeira, que fica logo no início do espelho d’água. Quem sabe desse ponto, já vai fazendo fila. Seja ágil.

Na parte onde fica a mesquita, o edifício secundário e o mausoléu branco, você não pode usar calçado. Pegue seu protetor de sola, que é distribuído no local e ande livremente.

Dizem que Shah Jahan ficou doente e foi deposto de seu cargo graças às articulações políticas de um de seus filhos. Após, ficou encarcerado dentro do complexo até a sua morte.

Shah Jahan
Figura ilustrativa de Shah Jahan | Foto: Aiwok, via Wikimedia Commons.

Shah Jahan tinha planos de construir um outro mausoléu para ele mesmo, todo em mármore negro e ainda mais grandioso, do outro lado do rio Yamuna, de frente para o Taj Mahal, mas o projeto nunca viu a luz do dia.

A coloração do mármore branco é percebida de formas diferente, de acordo com a luminosidade do sol ou da lua. Inclusive o Taj Mahal também abre à noite em épocas específicas do ano.

A atração recebe cerca de 2 milhões de visitantes ao ano e aumentou o preço da entrada em 2018, a fim de reduzir o fluxo e investir mais na conservação. Atualmente custa 19 dólares para estrangeiros. Faça uma excursão de trem ao Taj Mahal e Agra.

  • Endereço: Dharmapuri, Forest Colony, Taj Ganj, Agra, Uttar Pradesh, 282001
  • Horário de funcionamento:  Dependendo do portão, do nascer ao pôr do sol ou de 8 às 17 horas. Não abre às sextas.
  • Preço: U$19 para estrangeiros

O que fazer em Agra, além do Taj Mahal

Forte Vermelho é perto de Taj Mahal
Forte Vermelho | Foto: Alex Furr, via Wikimedia Commons.

Em Agra, você poderá visitar o Forte Vermelho, que muito se assemelha à construção de mesmo nome em Nova Deli. Não espere nada muito diferente: altos muros de arenito vermelho e bastante espaço para caminhadas.

Para quem não se interessa muito por arquitetura e história e já visitou o forte de Deli, eu pularia esse ponto turístico e iria direto para o próximo: o Baby Taj ou Mini Taj.

Essa construção, que também é um mausoléu, serviu de inspiração para Shah Jahan construir o Taj Mahal, que veio anos depois.

Apesar de bem menor, possui uma riqueza de detalhes absurda, grande parte em motivos florais. Esse foi o primeiro monumento construído em mármore branco de toda a Índia. Faça um tour guiado pelo Pequeno Taj.

Taj Mahal - o que visitar
Baby Taj | Foto: David Castor, via Wikimedia Commons.

Apesar de toda a miséria perceptível em Agra, existe uma rede de hotéis de luxo na região, o ITC Mughal, e pode ser uma pomposa pausa durante seu passeio.

Foi nas dependências do Mughal que eu decidi almoçar. Pense num restaurante fino, chique, que o guardanapo de tecido é tão grande, que facilmente poderia servir de manta em dias frios. Eu achei que merecia depois de andar tanto pra lá e pra cá e fui.

Pedi uma massa com salmão e desembolsei a bagatela de aproximadamente 80 reais já com a bebida. Achei que a conta seria pelo menos o dobro, no mínimo. Valeu cada centavo. Veja outras opções de passeios guiados em Agra.

Desfrute do Taj Mahal

O Taj Mahal é tudo aquilo que você sempre imaginou e muito, muito mais. Ainda me recordo da sensação ao olhar ele de longe, surgindo depois do portal principal: imponente, único, majestoso.

Perca-se pelos jardins, conheça os mausoléus, reproduza as fotos mais divertidas e até mesmo cafonas que você vê na internet; diante do Taj Mahal a gente fica até meio bobo de tanta beleza.

Esse é o principal ponto turístico de toda a Índia e um dos mais visitados do mundo. É um baita privilégio poder observar séculos de história bem na sua frente em um local tão distante do Brasil.

Enquanto o Taj Mahal estiver de pé, teremos a certeza que essa linda história de amor vai conseguir transcender o tempo e conquistar o coração de muitos viajantes.

Gostou de tudo o que você leu sobre o Taj Mahal? Pretende visitá-lo? Deixe a sua opinião nos comentários!

Até + !!!

Descubra como ECONOMIZAR MUITO na Índia – nov/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Índia? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Principais tours e excursões na Índia

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Índia, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Internet ilimitada na Índia

Durante sua viagem pela Ásia, é indispensável ter um chip de internet na Índia com dados ilimitados. Assim você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido à alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o código promocional QUEROVIAJARMAIS para ganhar 10% OFF em todas as compras pelo site.

Seguro viagem com cobertura na Índia

Contratar um seguro viagem para a Índia é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais