São Paulo é uma das maiores cidades do mundo e, apesar de não contar com cenários paradisíacos como o litoral brasileiro ou as grandes reservas ambientais do interior do país, é o destino mais procurado por viajantes domésticos e internacionais. E o melhor: para fazer turismo em São Paulo não precisa desembolsar muito dinheiro!
Com uma exuberante gama de opções de entretenimento, a cidade é conhecida por oferecer um dos mais aclamados roteiros gastronômicos do mundo, além de contar com uma colorida e inesquecível vida noturna para os mais boêmios.
Logo, neste artigo vou falar sobre outros pontos de interesse da cidade. Aqueles em que é possível curtir sem gastar um centavo. Nesta seleção, trouxe parques, centros culturais, museus e outros lugares para você que busca conhecer a capital paulista e todos os seus segredos ou simplesmente está procurando apartamento a venda na saúde ou mais motivos para se mudar para a capital! Boa leitura!
Planeje sua viagem => Onde ficar em São Paulo
Neste artigo você vai ver:
Parques em São Paulo
1. Parque Ibirapuera
Uma das principais áreas verdes da cidade, o Parque do Ibirapuera possui 158 hectares e traz atrações como museus, espaços para a prática de esportes e praças para a contemplação da natureza.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04094-050.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo »
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?
Utilize o comparador de preços da Rentcars, encontre as melhores ofertas e garanta 5% OFF com o cupom QUERO5OFF.
2. Parque Trianon
Localizado na Avenida Paulista, o Parque Trianon é conhecido por oferecer aos seus visitantes uma exuberante fauna composta por 37 espécies de animais e uma flora com 135 espécies catalogadas.
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01409-001.
3. Parque da Juventude
O complexo cultural localizado na região norte da cidade abriga uma área esportiva para a prática de skate, pistas de cooper e quadras poliesportivas, uma área central para os amantes das trilhas e uma área institucional, composta por atividades culturais variadas para fazer turismo em São Paulo.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP, 02030-100.
4. Parque Villa Lobos
O charmoso parque situado ao lado do rio Pinheiros foi concebido em 1994 para ser uma espécie de “oásis musical”. Não à toa, trata-se de um local que oferece uma extensa programação de shows gratuitos.
Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05461-010.
Lugares interessantes em São Paulo
5. Mercado Municipal
Inaugurado em 1933, o “Mercadão” possui quase 300 boxes que comercializam os mais variados alimentos (dos mais simples aos mais exóticos) e oferece uma praça de alimentação onde você pode degustar o tradicional sanduíche de mortadela. Ele é um dos pontos turísticos de SP gratuito que você não pode deixar de conhecer!
Endereço: R. Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01024-900.
6. Beco do Batman
Para quem ama capturar os momentos que está vivendo com o auxílio de uma câmera, o Beco do Batman é um excelente plano de fundo já que o fotogênico local traz inúmeros grafites de artistas famosos.
Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Jardim das Bandeiras, São Paulo – SP, 05436-060.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendo de olhos fechados esses passeios da Civitatis em São Paulo. Tenho certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Vale a pena => Tour do grafite por Santana e Vila Madalena
7. Farol Santander
Também conhecido como Edifício Altino Arantes, o Farol Santander é o terceiro prédio mais alto da cidade. É possível acessar o seu mirante com vista 360º de todas as regiões da cidade. Se você pretende ter vistas panorâmicas ao fazer turismo em São Paulo, confira um passeio de helicóptero por São Paulo.
Endereço: R. João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01014-900.
8. Mosteiro de São Bento
Um dos lugares históricos mais antigos da capital paulista, o Mosteiro de São Bento é a casa dos monges beneditinos, abertos a receber hóspedes e visitantes que desejam orientação, fazer um retiro espiritual ou simplesmente orar com tranquilidade.
Endereço: Largo de São Bento, s/nº – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01029-010.
9. Theatro Municipal
Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal possui um estilo arquitetônico inspirado na Ópera de Paris e já trouxe artistas como Duke Ellington, Maria Callas, Mikhail Baryshnikov e Ella Fitzgerald para o seu palco. Segundas e quartas, às 18h.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP, 01037-010.
10. Sala São Paulo
Mais uma opção para quem ama música, a Sala São Paulo é um moderno complexo arquitetônico inteiramente projetado para que o som seja executado com altíssima qualidade para os espectadores que assistem aos seus concertos. Inclusive, o espaço ficou entre as 10 melhores salas de concerto segundo o jornal britânico The Guardian. Domingos, às 11h.
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020.
Tour => Tour de bicicleta por São Paulo
Museus em São Paulo
11. MASP
Considerado um dos mais importantes museus do mundo, o MASP, inaugurado em 1946, possui um riquíssimo acervo composto por obras de Botticelli, Rafael, Renoir, Miró, Picasso, Matisse, Anita Malfatti, Lasar Segall, Tomie Ohtake e muitos outros! Terças, durante o dia inteiro; quintas, após às 17h.
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01310-200.
12. Museu do Futebol
Localizado sob o tradicional Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol traz detalhes, informações, obras e instalações que contam a história do esporte mais popular do mundo. Sábados, das 9h às 17h. E para saber ainda mais sobre o esporte, agende um tour do futebol por São Paulo.
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP, 01234-010.
13. MIS
O Museu da Imagem e do Som traz mais de duzentos mil itens que contam cada capítulo da história da música, do cinema, das artes gráficas e da fotografia. O espaço conta também com oficinas e exposições sobre o tema. Todas as terças.
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000.
14. Memorial da América Latina
Assinado por Oscar Niemeyer (1907-2012), o Memorial da América Latina é um centro cultural e de lazer com obras de arte e biblioteca que promove exposições, debates e palestras sobre o continente latino-americano.
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001.
15. MAC
Também idealizado por Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea, situado dentro do Parque Ibirapuera, possui desenhos, gravuras, fotografias, pinturas e esculturas realizadas durante os séculos XX e XXI pelos mais variados artistas de todos os cantos do mundo.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Moema, São Paulo – SP, 04094-901.
16. MAM
Mais um centro cultural localizado dentro do Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna, fundado em 1948, traz obras de importantes expoentes do movimento como Louise Bourgeois, Alfredo Ceschiatti, Emiliano Di Cavalcanti e Francisco Rebolo. Sábados, das 10h às 18h.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Moema, São Paulo – SP, 04094-000.
Centros Culturais em São Paulo
17. Itaú Cultural
Destinado às pesquisas e à produção de conteúdo, o instituto traz aos seus visitantes exposições gratuitas, cinema, café e restaurantes – além do acesso a mais de 30 mil documentos sobre cultura e arte brasileira e coleções de CDs e DVDs que podem ser alugados. De terça à sexta, das 9h às 20h e sábado, domingo e feriados, das 11h às 20h.
18. Instituto Moreira Salles
Inaugurado em 1992, o Instituto Moreira Salles possui 6.000 metros quadrados e conta com 3 salas de exposição, um teatro/cinema, um espaço de estudos e três salas de aula onde são ministrados cursos e palestras gratuitos.
Além disso, o lugar oferece aos visitantes um enorme acervo fotográfico que preserva a memória do país. De terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.
Endereço: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-000.
19. Japan House
Desenvolvida para difundir a cultura japonesa em grandes metrópoles, a Japan House possui unidades em Los Angeles, Londres e São Paulo. O espaço brasileiro traz exposições, espaços destinados a palestras e eventos ligados ao tema e um restaurante. Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 18h).
20. Centro Cultural Banco do Brasil
O CCBB, com sedes em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo é uma iniciativa da instituição financeira para disseminar a cultura entre os moradores dessas cidades e traz exposições, palestras, cinema, teatro, auditório e um restaurante. Todos os dias, exceto terças-feiras, das 9h às 21h.
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000.
21. Instituto Tomie Ohtake
Projetado por Ruy Ohtake, o moderno espaço situado na região de Pinheiros realiza mostras de artes plásticas, design e arquitetura. O lugar já trouxe as obras de Yayoi Kusama, Salvador Dalí, Louise Bourgeois e Joan Miró. Acesse a agenda e fique por dentro da programação gratuita! De terça a domingo das 11h às 20h, com última entrada nas exposições às 19h.
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – (entrada pela R. Coropes, 88) – Pinheiros, São Paulo – SP, 05426-100.
Mais arte => Tour pelas galerias de arte de São Paulo
O que fazer em São Paulo aos fins de semana?
22. Praça Benedito Calixto
Conhecida por sua feirinha, a Praça Benedito Calixto, localizada ao lado da Rua Teodoro Sampaio – uma das principais vias do bairro de Pinheiros, traz, além de artesanato, obras de arte e antiguidades, samba ao vivo aos sábados e é rodeada por diversos ótimos restaurantes e barezinhos para curtir a tarde e a noite, durante uma viagem de turismo em São Paulo. Marque um tour noturno em SP. Sábados, das 9 às 19h.
23. Feirinha da Liberdade
Um pedacinho do Japão bem ao lado do centro de São Paulo, a Feira da Liberdade traz performances, apresentações musicais, artesanatos, produtos orientais e claro, inúmeras opções da culinária japonesa aos seus visitantes.
Endereço: Praça da Liberdade – Liberdade, São Paulo – SP, 01503.
24. Avenida Paulista
Fachada emblemática do Masp. Considerado um dos passeios mais paulistanos da cidade, a visita à Avenida Paulista aos domingos já tornou-se uma tradição. Isso se deve ao fato de que entre as 10h e as 18h deste dia, a principal via de acesso da cidade fica fechada para os carros, permitindo que pedestres possam curtir as diversas atrações da avenida (como todas as citadas nesse artigo) com tranquilidade.
Viu como não faltam passeios gratuitos para fazer turismo em São Paulo? Então informe-se, desenvolva o seu roteiro em SP e tenha um ótimo passeio!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *