Independente do roteiro selecionado, o turismo religioso na Itália é algo inevitável. O território que abriga a Santa Sede da Igreja Católica é também berço dos principais santos do catolicismo e é citado na Bíblia, como na carta de Paulo aos Romanos.
O país apresenta um forte laço com a história do cristianismo, e é onde reside a maior autoridade religiosa do mundo e, ainda, brinda os viajantes com incontáveis igrejas e monumentos que remetem à fé.
A visitação de igrejas, principalmente, permeará grande parte dos passeios de qualquer turista em solo italiano. Afinal, são mais de 30 mil espalhadas por todo o país! Além dos santuários e museus diocesanos.
Quem possui mais interesse e ligação com a fé católica também pode incluir no roteiro cidades que dão nome aos principais santos ou, ainda, agendar uma visita ao Vaticano em dia de missa do Papa. Confira alguns destinos que selecionei para fazer turismo religioso na Itália!
Planeje sua viagem => Dicas dos melhores hotéis da Itália
Seguro viagem barato para Itália »
Neste artigo você vai ver:
Cidades de turismo religioso na Itália
- Vaticano
- Roma
- Assis
- Cássia
- Pádua
- Loreto
O país tem uma ligação muito forte com a religião e com a história da fé. Por esse motivo, existem muitas opções para quem busca turismo religioso na Itália na Europa. Mas, para te ajudar, escolhi os mais interessantes:
Vaticano
O principal destino religioso dentro do território italiano, sem dúvida alguma, é o Vaticano. A cidade murada, embora esteja dentro dos limites da Itália, possui leis próprias e é uma cidade-estado, onde a autoridade máxima é o papa.
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem na Itália, usando o cupom VIAJARMAIS15.
A visitação ao Vaticano, por ficar a menos de meia hora do centro de Roma, é geralmente casada com a visita à capital italiana. Confira também quais são os passeios imperdíveis em Roma.
Dentro da cidade murada, há diversos pontos turísticos famosos no mundo todo e que fazem referências diretas à fé. Tudo isso, você pode conhecer por meio de um tour guiado no Vaticano.
Cada espaço possui detalhes que atraem os turistas e emocionam os fiéis, como a Basílica de São Pedro, construída sobre o túmulo do apóstolo Pedro, o primeiro papa, segundo a Igreja Católica.
No centro da Praça São Pedro há um obelisco com uma cruz na ponta, que possui um dos pedaços originais da cruz de Cristo. É impossível não se sentir próximo da história de Jesus e não lembrar que os relatos bíblicos de mais de dois mil anos foram reais.
Ainda é possível visitar o interior da Capela Sistina, local em que ocorrem os conclaves para escolha do papa e que possui uma série de obras famosas, como “A Criação de Adão” e o “Juízo Final”, ambas de Michelangelo.
Confira um ticket para os Museus Vaticanos e Capela Sistina com acesso rápido.
Por fim, é possível assistir a uma das celebrações ou audiência com o papa! Para reservar um ingresso, é indicado encaminhar uma solicitação com data e nomes, com certa antecedência.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Itália. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Veja uma audiência papal com o papa Francisco no coração do Vaticano com transporte de ida e volta ou encontre outras informações no site do Vaticano.
Roma
Ainda na região do Lazio, a capital da Itália é sede da Arquibasílica de São João de Latrão, Arquibasílica do Santíssimo Salvador ou apenas Catedral de Roma.
A construção fica na Praça Giovanni Paolo II e tem o título de “Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo”, considerada a primeira igreja católica.
Nela fica instalado o trono papal e, devido a isso, está acima de todas as igrejas do mundo em autoridade, inclusive da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Nessa construção estão sepultados 21 papas.
Em frente à Catedral de Roma fica a Scala Santa, um edifício que possui a escada que Jesus teria subido para encontrar Pôncio Pilatos na sexta-feira santa. Os degraus foram levados de Jerusalém até Roma e fazem parte das propriedades da Santa Sé.
Os turistas podem subir a escada de 28 degraus de joelhos. Para aqueles que fazem o percurso, é uma maneira de reviver a Paixão de Cristo. Esse é um dos lugares que podem ser visitados no passeio as últimas horas da vida de Cristo em Roma.
Ainda em Roma estão as outras três basílicas patriarcais, a do Vaticano, a Basílica Ostiense e a Liberiana. Todas possuem como característica uma porta santa e um altar papal.
Assis
Casa de São Francisco, um dos santos com maior número de fiéis na Igreja Católica, a cidade de Assis (“Assisi” em italiano) reúne centenas de fiéis todos os anos.
Nela está a Basílica de São Francisco, a construção foi finalizada nos anos 1.200 e abriga a tumba do santo que fundou a Ordem dos Franciscanos.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada na Itália!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Sobre ela estão inscritos em afrescos, do famoso artista Giotto, as três virtudes dos franciscanos: pobreza, obediência e castidade.
Além de São Francisco, a cidade é berço de Santa Clara. É é possível visitar a Basilica di Santa Chiara, que abriga relíquias como os cabelos da santa e uma túnica de São Francisco.
O crucifixo original de São Damião, diante do qual São Francisco estaria orando, quando Jesus pediu para reformar em sua casa, está conservada no altar da Basílica de Santa Clara. Ela é um dos monumentos mais famosos de Assis que faz parte de um tour especial.
Assis ainda possui diversas construções que remetem aos santos que ali nasceram, como a Catedral de São Rufino, onde ambos foram batizados. Assis fica na região da Umbria, entre duas e três horas de distância de Roma.
Cássia
Também na região da Umbria, Cássia (“Cascia” em italiano) reúne fiéis de Santa Rita, que nasceram na cidade. Na basílica está o túmulo de Santa Rita de Cássia, que permite aos fiéis verem o corpo incorrupto.
Alguns mistérios o envolvem: embora não tenha sido sepultada de forma adequada a manter seu corpo intacto, quando Rita de Cássia foi beatificada, mais de 150 anos após sua morte, sua forma física estava exatamente igual ao dia em que morreu.
Na entrada da basílica, há dez representações de momentos da vida de Santa Rita, esculpidos por Eros Pellini, entre elas a estigma de Cristo que recebe um espinho em sua testa.
Outro ponto que os devotos podem visitar, em grupos, é o mosteiro no qual a santa viveu grande parte de sua vida em devoção a Deus.
Aos que visitam a localidade, é possível acessar a rocha em que ela fazia suas orações diariamente. Cássia fica a cerca de três horas de distância de Roma e a pouco mais de uma hora de carro de Assis.
Pádua
A cidade de Pádua (“Padova” em italiano), no Vêneto, fica a menos de uma hora de carro do Aeroporto Internacional Marco Polo, localizado em Veneza.
A localidade é famosa pois foi onde Santo Antônio morreu e em sua Basílica está a sua tumba. Os fiéis podem entrar na Basilica di Santo Antonio di Padova e encostar na lateral do túmulo, onde fazem orações ao padroeiro. Desfrute de uma visita guiada privada na Basílica de Santo Antônio em Pádua.
Em algumas ocasiões, o corpo de Santo Antônio já foi exposto ao público, a última vez foi em 2010. A basílica teve a Igreja de Santa Maria Mater Domini anexada à estrutura, pois foi o local que Santo Antônio quis ser enterrado.
Além disso, a basílica abriga a Capela das Relíquias, que contém itens desde a túnica até a língua de Santo Antônio.
Pádua é ainda o berço de Santa Justina e possui uma basílica homônima, que é considerada a catedral da cidade. Embora pareça menos deslumbrante que a primeira, é na Basilica di Santa Giustina que estão armazenados os restos do apóstolo Lucas, dentro de um sarcófago de mármore.
Em Pádua está também a Capela de Scrovegni, uma pequena igreja construída dentro da antiga Arena de Pádua que possui em suas paredes 38 cenas do Novo Testamento, pintadas por Giotto. As pinturas representam a história da salvação, que inicia com os pais de Maria e segue até o Juízo Final.
Loreto
Na região de Marche, Loreto é um dos principais pontos de peregrinação da Itália. A cidade é sede da Basílica da Santa Casa, um santuário que abriga a estrutura da casa em que Maria viveu com seus pais e viu o anjo Gabriel na noite da anunciação de que seria mãe de Jesus.
Segundo a crença católica, a Santa Casa foi transportada por anjos de Nazaré até à Croácia e depois para Loreto. Apesar disso, documentos antigos indicam que a estrutura foi levada até o local por meio de navio.
A imagem da Virgem Maria na Santa Casa é conhecida como a “Madonna nera”, uma estátua de Nossa Senhora com pele negra.
Loreto fica a aproximadamente três horas de distância de Roma para quem faz o trajeto de carro. De trem é possível chegar até a localidade em cinco horas.
Turim
Por fim, Turim (“Torino” em italiano) entra na lista de cidades principais de peregrinação, pois é o local que abriga o Santo Sudário, o pano de linho que teria envolvido o corpo de Jesus após a sua morte.
Não há conclusões suficientes para atestar a veracidade da peça. No entanto, a Catedral de São João Batista segue sendo atração religiosa por abrigar o item. Na Igreja de São Lorenzo, também em Turim, há uma cópia exposta ao público.
A Capela do Santo Sudário foi incendiada em 1997 e segue passando por restaurações para ser reaberta.
Para aqueles que possuem mais interesse sobre o sudário, o Museu da Mortalha (“Museo della Sindone” em italiano) possui uma reconstituição do corpo que estaria envolto pelo pano sagrado, baseado nas dimensões e características impressas no linho.
Turim fica a, aproximadamente, duas horas de Milão, caso o trajeto seja feito de carro. De trem, o período de viagem encurta para pouco mais de uma hora e meia. Em Turim, você pode também andar de ônibus turístico em Turim por apenas 12 euros.
Melhor destino para turismo religioso na Itália
Não é à toa que o turismo religioso tem grande peso na Itália. O território é inteiramente ligado às tradições da Igreja Católica e à fé.
Com diversas curiosidades, itens e monumentos que remetem aos tempos bíblicos e à história de Jesus, o país permite que aqueles que desejam fazer da viagem uma peregrinação, possam.
Na Itália, a arte e o catolicismo mesclam-se, o que atrai todos os tipos de turistas. Aqueles que possuem fé ainda encontram no país formas de contato que ultrapassam os limites espirituais e invadem o campo da visão.
Mesmo os viajantes mais céticos, ao vivenciar tais encontros, emocionam-se com os significados e os rastros deixados pela fé em algo maior que todos nós.
Você já fez algum roteiro religioso na Europa ou na Itália? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Itália
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Itália? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis na Itália.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de trem.
Dicas de atrações na Itália
Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas na Itália. Reservando ainda em novembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.
Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.
Onde comprar chip de celular na Itália?
Ter um chip de celular na Itália com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Itália.
Seguro viagem com cobertura na Itália
Para viajar com segurança e tranquilidade, contratar um seguro viagem com cobertura na Itália é indispensável. Ele oferece proteção completa para situações de emergência médica, hospitalar e odontológica, garantindo que você receba o atendimento necessário em casos de imprevistos de saúde durante sua estadia, com suporte 24 horas por dia.
Utilize a ferramenta da Seguros Promo para comparar entre as melhores opções de apólice das principais seguradoras. E para economizar ainda mais, use o código promocional VIAJARMAIS15 e garanta até 20% de desconto.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *